Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à modalidade de contato para coleta de dados em Pesquisa de Mercado, pode-se afirmar que quanto:
Entre os fenômenos, cuja ocorrência assegura a observância do princípio legal da segurança jurídica, destaca-se a preclusão, em razão da qual, com relação a determinado questionamento, diz-se que
fica exaurida a instância administrativa.
fica inviabilizado o controle jurisdicional.
o ato respectivo ganha presunção de legalidade.
o ato respectivo passa a ser auto-executável.
o ato respectivo torna-se irrevogável.
No caso de um ato administrativo estar eivado de vício insanável de legalidade, cuja ilegalidade seja constatada pela autoridade superior àquela que o praticou, em face de instância recursal instaurada pelo próprio interessado, a solução prevista na legislação de regência seria
a devolução do caso à autoridade inferior que praticou o ato respectivo, para sua anulação.
a devolução do caso à autoridade inferior que praticou o ato respectivo, para sua reformulação.
a devolução do caso à autoridade inferior que praticou o ato respectivo, para sua revogação.
que a autoridade competente para decidir o recurso pode anular o ato que constatou ser ilegal.
que a autoridade competente para decidir o recurso deve revogar o ato que constatou ser ilegal.
Um dos princípios da Administração Pública que a diferencia da Administração Privada é a LEGALIDADE. Nas opções que se seguem, marque a que melhor interpreta o significado desse princípio.
Embora a iniciativa privada deva submeter-se à lei, somente a Administração Pública é rigorosamente fiscalizada. O Administrador deve observar esse princípio estritamente, em detrimento de quaisquer outros.
Legalidade é o atendimento à lei e permite que o Administrador na sua observância defenda o interesse público secundário.
A legalidade é um conceito que incorpora em si a observância da lei, o atendimento do interesse público primário e a ética profissional.
A ação do dirigente de uma empresa pública tem força de lei em qualquer circunstância, já que a investidura do cargo obedece à Constituição Federal.
Qualquer ato ou decisão praticados pelo Administrador público é considerado legal, inclusive nos casos em que há a necessidade de disponibilização de bens ou erários públicos fora dos limites da lei.
Cláudio, casado, nascido em 14/8/1976, é servidor ativo titular de cargo efetivo do estado do Paraná, com vínculo funcional permanente e em exercício desde 1.º/3/1998.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os seguintes itens.
Cláudio é, obrigatoriamente, inscrito na condição de segurado na PARANAPREVIDÊNCIA.
Cláudio, casado, nascido em 14/8/1976, é servidor ativo titular de cargo efetivo do estado do Paraná, com vínculo funcional permanente e em exercício desde 1.º/3/1998.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os seguintes itens.
Cláudio poderá inscrever sua mãe como dependente para o regime de previdência, independentemente de comprovação de dependência econômica.
Cláudio, casado, nascido em 14/8/1976, é servidor ativo titular de cargo efetivo do estado do Paraná, com vínculo funcional permanente e em exercício desde 1.º/3/1998.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os seguintes itens.
O servidor terá direito a aposentadoria por invalidez permanente se for considerado definitivamente incapacitado para o cargo público por motivo de deficiência fisiológica.
Integram a Administração Indireta Federal, nos termos do Decreto-Lei nº 200/67,
as autarquias e as sociedades de economia mista, as primeiras, com personalidade jurídica de direito público e, as segundas, com personalidade jurídica de direito privado.
as fundações públicas e os ministérios, as primeiras, com personalidade jurídica de direito privado e, os segundos, com personalidade jurídica de direito público.
os ministérios e as autarquias, os primeiros e as segundas com personalidade jurídica de direito público.
as fundações públicas e as organizações sociais, as primeiras e as segundas podendo possuir tanto personalidade jurídica de direito público, como de direito privado.
as empresas públicas e as organizações da sociedade civil de interesse público, as primeiras, com personalidade jurídica de direito privado e, as segundas, com personalidade jurídica de direito público.
Direito Administrativo - Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Acerca das organizações sociais, mencionadas no texto acima, julgue os itens seguintes.
As organizações sociais se encaixariam naquilo que o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado denomina de serviços exclusivos, que são aqueles que, por envolver o poder de Estado, o próprio Estado realiza ou subsidia. O Estado tem interesse nesses serviços porque os considera de alta relevância para os direitos humanos ou porque envolvem economias externas.
Em relação à organização administrativa brasileira, é correto afirmar que
agências executivas e agências reguladoras são expressões com o mesmo significado jurídico.
o contrato de gestão pode ser celebrado com órgão despersonalizado da Administração Direta.
as fundações governamentais com personalidade jurídica de direito privado podem exercer poder de polícia administrativa.
a empresa pública tem por objeto, sempre, a exploração de atividade econômica.
as organizações sociais podem assumir a forma de autarquias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...