Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual o tipo de processo licitatório caracterizado pelo prazo mínimo de 45 dias, entre a publicação do edital em Diário Oficial e a data da realização do evento?
No que diz respeito aos registros cadastrais para fins da Lei nº 8.666, de 02/06/1993, que dispõe sobre as Licitações e os Contratos administrativos, é certo que
o chamamento público para o ingresso de novos interessados a cada dois anos é facultado à Administração Pública.
aos inscritos será fornecido certificado e, em qualquer hipótese, não estará sujeito à renovação.
o registro do inscrito pode ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo, a critério da administração.
as unidades administrativas não podem utilizar os registros cadastrais de outros órgãos da Administração Pública.
os referidos registros cadastrais, para efeito de habilitação, serão válidos por, no máximo, um ano.
Considerando a obrigatoriedade da administração pública ter como regra o dever de licitar, é correto dizer que:
Encampação é a ocupação do serviço pelo poder concedente, por motivo de interesse público, com a rescisão unilateral do contrato administrativo. Tendo em vista a relevância do interesse público e em nome da supremacia deste sobre o interesse privado, o particular que contratou com a Administração, nesses casos, não faz jus a qualquer indenização.
Se o serviço pretendido pela Administração é singular, a licitação é inexigível, e não, dispensável.
Caducidade é a ocupação do serviço pelo poder concedente, por motivo de inexecução do contrato por parte do concessionário, que não tem direito a indenização, independentemente do motivo da inexecução.
Concluído o procedimento licitatório, com o conhecimento público do vencedor, fica a Administração obrigada à adjudicação e homologação.
Não existe permissão de serviço público condicionada.
Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
No tocante às licitações e aos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem. Na tomada de preços, somente podem participar as empresas que efetuaram cadastro perante a administração pública antes da publicação do edital.
"Princípios de uma ciência são as proposições básicas, fundamentais, típicas que condicionam todas as estruturas subseqüentes" (José Cretella Júnior). Segundo o mesmo autor os princípios específicos do Direito Administrativo classificam-se em:
onivalentes ou universais;
plurivalentes ou regionais;
monovalentes;
setoriais;
estaduais.
O jornal X, alegando ter recebido informações que comprometem a lisura de uma licitação, cuja fase de habilitação dos licitantes está em curso, e invocando o princípio da publicidade, postula do Presidente da Comissão o imediato conhecimento do teor das propostas. O Presidente deve
rejeitar o pedido, visto que foi formulado por quem não é parte no certame e não tem legítimo interesse jurídico.
negar a divulgação, preservando o sigilo do conteúdo das propostas que é igualmente assegurado.
autorizar a divulgação, desde que de todas as propostas, ante o princípio cogente da publicidade.
submeter a questão à autoridade responsável pela homologação, única com atribuição para quebrar o sigilo das propostas.
autorizar a divulgação apenas da proposta ofertada pelo licitante envolvido na denúncia, preservando a imagem dos demais.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2003
Para efeito de contratação pública baseada na Lei 8666/93 e suas atualizações, a administração
O prazo que deverá mediar a publicação de aviso de edital de concorrência para compra, em que usado o critério de julgamento de menor preço, e a data do recebimento das propostas deverá ser, no mínimo, de
5 (cinco) dias.
10 (dez) dias.
15 (quinze) dias.
30 (trinta) dias.
45 (quarenta e cinco) dias.
Em uma concorrência pública pela melhor técnica, as empresas "Bleu", "Jaune" e "Vert", previamente qualificadas, apresentaram suas propostas. Abertos os envelopes contendo as propostas técnicas, "Vert" foi classificada em primeiro lugar e "Bleu" em terceiro. Abertos os envelopes contendo as propostas de preço, "Bleu" ficou em primeiro "Vert" em terceiro. Nesse caso,
"Jaune" deverá ser contratada, pelo princípio do in medio virtus, visto que sua técnica e seu preço são razoáveis e atendem ao edital.
deverá ser feita nova licitação, visto que melhor técnica e melhor preço não foram propostos pela mesma empresa.
dar-se-á a contratação de "Vert", que propôs a melhor técnica, uma vez que seu preço, embora perdedor, está dentro do previsto no edital.
"Bleu" será contratada porque ofereceu melhor preço, e não houve coincidência de melhor técnica e melhor preço pela mesma empresa.
passar-se-á à negociação do preço com "Vert", melhor classificada, tendo como base o preço oferecido por "Bleu".
Para a habilitação nas licitações, prevista por texto legal na Lei 8.666/93, exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:
habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal;
situação de direito, capacitação operacional, comprovação de liquidez e declarações oficiais;
identificação, declaração profissional, últimas demonstrações contábeis e regularidade tributária;
qualificação, inscrição profissional, extratos bancários e declarações oficiais de "nada consta";
registros oficiais, comprovação operacional, capacidade econômica e prova de quitação oficial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...