Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os atos administrativos complexos são aqueles
adotados por um órgão colegiado.
formados por acordo das vontades de pessoas diferentes.
formados pela concorrência das vontades de órgãos diferentes.
formados pela conjugação de procedimentos sucessivos no mesmo órgão.
formados por procedimentos sucessivos de autoridades do mesmo órgão.
De acordo com a Lei nº 8.666/93, que dispõe sobre licitações e contratos administrativos,
a execução direta é a de obras ou serviços executados por órgão da própria Administração e indireta os executados por entidade descentralizada.
regime de empreitada, quando se ajusta mão-deobra para pequenos trabalhos.
contratante, a pessoa signatária de contrato celebrado com a Administração Pública.
obra, toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta.
compra, toda transferência de domínio de bens a terceiros.
No campo da responsabilidade civil, penal e administrativa, as sanções aplicadas ao servidor público, pelo exercício irregular de suas funções, segundo a Lei nº 8.112/90,
a administrativa sobrepõe-se à penal.
a administrativa sobrepõe-se à civil.
a civil sobrepõe-se à administrativa e à penal.
são interdependentes entre si.
são independentes entre si.
Em matéria de licitações, entre os requisitos do julgamento das propostas, encontra-se o de que ele será objetivo, devendo ser realizado em conformidade com os tipos de licitação, exceto na modalidade de "concurso". Dessa forma, é certo afirmar que os tipos de
"menor preço" ou "oferta" serão utilizados para ontratações de bens e serviços de informática, inclusive trabalhos relacionados a projetos básicos.
"técnica e preço" ou "maior lance" serão destinados às hipóteses em que o licitante apresentar proposta de acordo com as especificações do edital oou convite e ofertar o menor preço.
"melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual.
"maior lance" ou "oferta" serão feitos para as hipóteses de engenharia consultiva em geral e elaboração de projetos e cálculos.
"melhor técnica" ou "preço" serão feitos para os casos de alienação de bens móveis ou imóveis e concessão de direito real de uso, observando-se o interesse público.
Os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, devem ser obedecidos pela administração pública:
direta de qualquer poder;
direta e indireta de qualquer dos poderes da União e Municípios;
direta e indireta de qualquer dos poderes da União,dos Estados do Distrito Federal e dos Municípios;
dos Estados, Municípios e União;
direta dos órgãos públicos,exceto do Distrito Federal.
As férias do servidor:
poderão ser parceladas em até duas vezes;
não poderão ser parceladas;
poderão ser parceladas em até três vezes;
não poderão acumular dois períodos;
só podem ser gozadas a partir do segundo semestre de cada ano.
Não será concedida licença ao servidor:
para tratar de assuntos de interesses particulares;
por motivo de afastamento do companheiro;
por motivo de doença em pessoa da família;
para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança;
por motivo de afastamento do cônjuge.
A vacância do cargo público decorrerá de:
exoneração, demissão, vencimento;
concurso, promoção, aposentadoria;
vencimento, falecimento, concurso;
aposentadoria, concurso, falecimento;
readaptação, demissão, promoção.
Um servidor público estável, ocupante de cargo público efetivo em uma autarquia federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, nos períodos de 1.º/10/2003 a 15/10/2003 e de 17/10/2003 a 31/10/2003, tendo comparecido ao serviço no dia 16/10/2003, uma quinta-feira, e cumprido integralmente o horário de trabalho estabelecido. Com o objetivo de apurar a falta funcional do servidor, foi instaurado procedimento administrativo, no âmbito da autarquia. Ao final do procedimento, a comissão processante emitiu relatório por meio do qual recomendou a aplicação ao servidor de pena de suspensão. Todavia, em 2/3/2004, foi publicada portaria editada pelo ministro de Estado ao qual a autarquia estava vinculada, aplicando ao servidor a pena de demissão. Em 15/3/2004, o servidor impetrou mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a referida portaria.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.
No âmbito do STJ, a competência para processar e julgar o mandado de segurança mencionado no caso hipotético é da Terceira Seção.
Um servidor público estável, ocupante de cargo público efetivo em uma autarquia federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, nos períodos de 1.º/10/2003 a 15/10/2003 e de 17/10/2003 a 31/10/2003, tendo comparecido ao serviço no dia 16/10/2003, uma quinta-feira, e cumprido integralmente o horário de trabalho estabelecido. Com o objetivo de apurar a falta funcional do servidor, foi instaurado procedimento administrativo, no âmbito da autarquia. Ao final do procedimento, a comissão processante emitiu relatório por meio do qual recomendou a aplicação ao servidor de pena de suspensão. Todavia, em 2/3/2004, foi publicada portaria editada pelo ministro de Estado ao qual a autarquia estava vinculada, aplicando ao servidor a pena de demissão. Em 15/3/2004, o servidor impetrou mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a referida portaria.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.
Nas atribuições do ministro-relator do mandado de segurança referido nessa situação, encontram-se, entre outras, as de ordenar e dirigir o processo e determinar às autoridades judiciárias e administrativas sujeitas à sua jurisdição providências relativas ao andamento e à instrução do feito, exceto se forem da competência da Corte Especial, da Seção, da Turma ou de seus presidentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...