Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com base na Lei 8.666/93, pode-se afirmar:
I. É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
II. As hipóteses de dispensa e inexigibilidade são taxativas, não sendo passíveis de ampliação pelo administrador.
III. É inexigível a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e a repetição do procedimento gerar prejuízo para a Administração, mantidas as condições fixadas no instrumento convocatório.
IV. Poderá haver dispensa no procedimento licitatório, quando a Administração for contratar instituição brasileira cujo objetivo seja a pesquisa e que não possua fins lucrativos.
A alternativa que contém a informação correta é a
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa correta:
É inexigível a licitação no caso de contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica.
A Administração Pública poderá dispensar a licitação sempre que, adotadas as providências relativas à publicidade, não acudirem interessados ao processo anterior e a sua repetição redundar em prejuízo para os cofres públicos.
Na licitação realizada pela modalidade convite, somente os interessados convidados tem o direito de participar do procedimento.
Nada impede que o agente público dispense o processo licitatório, mesmo fora das hipóteses previstas em lei, desde que o faça por decisão devidamente fundamentada.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
O Prefeito do Município X resolve contratar uma banda de renome internacional para realizar um show público em homenagem ao 400º aniversário da cidade. Trata-se de hipótese de:
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Considerando os dispositivos da Lei Federal nº 8666/93, pode-se dizer que:
a realização de licitação é necessária, após liquidação da despesa;
quando houver inviabilidade de competição, a licitação é dita inexigível;
a licitação pode ser dispensada, a critério do administrador;
quando não acudirem interessados à licitação anterior, deve a administração repetir o procedimento licitátório, até quando necessário for;
concorrência e Tomada de Preços são exemplos de tipos de licitação.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Consoante a legislação brasileira, é vedada a inexigibilidade de licitação para contratação de serviço de:
auditoria financeira.
restauração de obra de arte.
publicidade e divulgação.
patrocínio de causas judiciais.
impressão de formulários padronizados.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Será inexigível a licitação
nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou opinião pública.
quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional
na contratação de associação de portadores de deficiência física para prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os Art. 24 e 25 da Lei 8.666/93 estabelecem os casos de dispensa e inexigibilidade de licitação nos Governos Federal, Estadual e Municipal. Considerando o que dispõem os artigos acima mencionados, analise as afirmativas abaixo:
I - É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
II - É dispensada a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
III - São dispensadas as licitações nos terem da lei nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.
IV - É dispensada a licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
V - É inexigível a licitação para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.
Estão corretas:
III e V
I e III
IV e V
I, II e III
III, IV e V
Dentre outras hipóteses, é dispensável a licitação
para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
quando houver possibilidade de comprometimento de segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho Nacional de Justiça.
nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
para a contratação de serviços de auditoria financeira, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.
quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas apresentarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado.
Em conformidade com a Lei nº 8.666/93, a licitação será dispensável quando
o órgão responsável pelo certame, de forma vinculada, decide adjudicar o objeto licitado a qualquer interessado, independente de previsão legal específica.
a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento, na hipótese de inviabilidade jurídica de competição.
não for possível a competição, desde que observada uma das hipóteses exemplificativamente estabelecidas em lei.
a Administração Pública objetivar a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente, ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
a Administração Pública verificar a viabilidade de competição, mas, discricionariamente, opta por não realizá-la em virtude, dentre outros casos, de grave perturbação da ordem.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação à administração orçamentária e financeira, julgue os itens de 65 a 69 a seguir.
A licitação dispensada diferencia-se da dispensável, pois, no primeiro caso, é a própria lei que a declara como tal, enquanto, no segundo, a dispensa se dá de acordo com a conveniência da administração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...