Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ato administrativo conceituado como "ato unilateral, discricionário, pelo qual a Administração faculta o exercício de alguma atividade material, em caráter precário", denomina-se
licença.
permissão.
autorização.
concessão.
aprovação .
No âmbito das teorias relativas à invalidação do ato administrativo, entende-se a figura da cassação como
retirada do ato porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade à situação jurídica.
retirada do ato porque sobreveio norma jurídica que tornou inadmissível situação anteriormente permitida.
retirada do ato porque foi emitido outro ato, com fundamento em competência diversa daquela que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos são contrapostos aos daquele.
retirada do ato por razões de conveniência e oportunidade.
retirada do ato porque fora praticado em desconformidade com a ordem jurídica.
Considerando-se as classificações dos atos administrativos quanto a seus destinatários e alcance, é correto afirmar que a edição de regulamento destinado a especificar os procedimentos de obtenção de autorização para a exploração de determinada atividade é ato administrativo:
Acerca da invalidação dos atos administrativos é correto afirmar que a(os):
revogação funda-se no poder discricionário de que dispõe a Administração para rever sua atividade e adequá-la à realização de seus fins.
anulação de ato pela própria Administração não pode ser efetuada de ofício, dependendo de manifestação do interessado.
anulação de um ato jurídico exige a apuração de ilegalidade ou ilegitimidade da entidade que o praticou, podendo ser declarada apenas pelo próprio emissor do ato.
atos administrativos não podem ser revogados pela própria entidade que os praticou.
efeitos da revogação de um ato administrativo pela própria Administração retroagem à data da realização do ato.
Instruções: Para responder às questões de números 27 e 28, considere a seguinte Súmula no 473 do Supremo Tribunal Federal:
Sabendo-se que o mérito dos atos administrativos é identificado com os conceitos de conveniência e oportunidade, decorre da Súmula que
Instruções: Para responder às questões de números 27 e 28, considere a seguinte Súmula no 473 do Supremo Tribunal Federal:
A existência de direitos adquiridos
A ausência de motivação em um ato administrativo, que devesse ser motivado, caracteriza o vício conhecido como
Nos termos do tratamento legal da matéria, a
A aplicação de uma sanção por ato de improbidade administrativa
Não é correto afirmar que:
a autorização de uso é ato administrativo bilateral, vinculante, concedido a título precário, para que o particular utilize bem público com exclusividade.
a permissão de uso é ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual se faculta a utilização de bem público, para fins de interesse público.
a autorização faculta o uso privativo do bem público no interesse privado do interessado, enquanto a permissão implica a utilização privativa do bem público para fins de interesse coletivo.
a concessão de uso é o contrato administrativo pelo qual o Poder Público outorga a terceiro a utilização privativa de um bem de seu domínio, para que a exerça segundo a sua destinação.
a concessão de uso de bem público deve ser precedida de licitação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...