Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Lei nº 8.666/93 estabelece o processo de compras públicas, sobre o qual é correto afirmar que:
somente pessoas jurídicas são parte legítima para impugnar preço constante do quadro geral, em razão de incompatibilidade deste com o preço vigente no mercado.
o registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado.
o sistema de controle do quadro geral de preços, por questões de segurança, não pode ser informatizado.
a existência de preços registrados obriga a Administração a comprar produtos idênticos aos dos que têm preço registrado.
os preços registrados serão publicados diariamente, para orientação da Administração, no sítio do Ministério da Fazenda.
Em conformidade com a lei de licitações,
a licitação só pode ser sigilosa no caso de garantia da segurança pública e, nesse caso, devem ser emitidos convites para empresas pré-cadastradas.
a atualização monetária dos preços é efetuada pelo IGP-M ou pela SELIC, e no caso da extinção dos dois índices, em comum acordo entre as partes.
na empreitada por preço unitário contrata-se a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.
o conceito de obra de grande vulto depende de definição da autoridade máxima da instituição, uma vez que não há valores fixados textualmente.
tarefa é a realização de um trabalho específico sem o fornecimento de materiais.
Assinale a opção correta a respeito dos crimes da lei de licitações.
O conceito de servidor público perante a lei de crimes de licitação é oriundo do Código Penal brasileiro.
O ocupante de emprego público em sociedade de economia mista não é considerado servidor público para a lei de crimes de licitação.
A referida lei não protege o princípio da competitividade em tipos penais nela existentes.
Os tipos existentes nessa lei carecem de aplicação imediata por não preverem penas específicas.
Distinto do Código Penal, o valor da pena pecuniária consiste no pagamento de quantia fi xada em sentença levando-se em conta o valor da vantagem efetivamente obtida ou potencialmente auferida pelo agente.
Considere as assertivas:
I. A alienação de bens imóveis da Administração Pública dependerá de autorização legislativa para órgãos da Administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, ressalvando os casos de dispensa devidamente regulamentados.
II. A alienação de bens móveis da Administração Pública dependerá de avaliação prévia e de licitação, ressalvando os casos de dispensa conforme regulamentação.
III. A alienação, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis construídos e destinados ou efetivamente utilizados no âmbito de programas habitacionais de interesse social, por órgãos ou entidades da Administração Pública especificamente criados para esse fim, são dispensados de concorrência.
À luz da Lei no 8.666/93 e alterações introduzidas pela Lei no 8.883/94, é correto o que consta em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Considere:
I. As solicitações de aquisição de material devem conter a completa especificação do bem a ser comprado.
II. A atividade de acompanhamento de um processo de compra, desde a emissão do pedido até a entrega, é denominada de Seguimento de Compras.
III. O planejamento e execução de um processo licitatório é composto de três etapas básicas: licitação, contratação, acompanhamento.
IV. A inexistência de dotação orçamentária específica num processo de aquisição anula o processo licitatório.
V. O processo licitatório na modalidade convite exige quantidade mínima de 3 (três) participantes.
É correto o que consta em
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nos conceitos e nos procedimentos referentes às licitações, julgue os itens seguintes.
A fixação de requisitos mínimos de participação no edital ou convite é compatível com o princípio da igualdade entre os licitantes, pois tais requisitos podem garantir a execução de um contrato e o atendimento do interesse público
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nos conceitos e nos procedimentos referentes às licitações, julgue os itens seguintes.
No caso de revogação da licitação por motivo de interesse público, por ocorrência de fato superveniente e de motivação para tal iniciativa pela administração, não cabe indenização ao licitante que houver incorrido em prejuízo.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas concernentes aos casos nos quais a licitação é dispensável, segundo a Lei n. 8.666/93, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança, somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa, enquanto durar tal situação.
( ) Quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
( ) Quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes.
( ) Na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em conseqüência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior, independentemente das condições oferecidas pelo licitante vencedor.
Assinale a alternativa que representa a seqüência de letras CORRETA.
(F) (V) (F) (V)
(V) (F) (V) (F)
(V) (F) (F) (V)
(F) (V) (V) (F)
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Conforme a Lei n. 8.666 de 1993, no ato da liquidação da despesa, os serviços de contabilidade (da União, Estado ou Município) devem comunicar as características e os valores pagos para
os órgãos incumbidos da arrecadação e fiscalização de seus tributos.
a pessoa física ou jurídica que forneceu o(s) produto(s) ou prestou o serviço.
o órgão competente pela fiscalização que foi previamente definido no contrato.
a tesouraria (ou pagadoria) regularmente instituída e previamente definida em contrato.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Nas questões de 21 a 24, assinale a afirmativa incorreta.
As entidades, controladas indiretamente pelos Municípios, subordinam-se ao regime da Lei Nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos na Administração Pública.
Para os efeitos da Lei Nº 8.666/93, considera-se obra toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta.
Para os efeitos da Lei 8.666/93, considera-se alienação toda transferência de domínio de bens a terceiros.
Segundo a Lei Nº 8.666/93, a execução indireta é dita "empreitada por preço global", quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.
Segundo a Lei Nº 8.666/93, a execução indireta é dita por "tarefa", quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...