Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das diversas formas de controle sobre a administração pública, julgue os itens a seguir. Nos casos em que a consulta a parecerista seja facultativa, entende o STF que o parecer favorável a ato que venha a lesar o erário enseja a responsabilização pelos danos causados aos cofres públicos também do jurista que o emitiu.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito dos princípios que regem o direito administrativo e da classificação dos órgãos da administração pública, julgue os itens seguintes. O controle sobre as atividades das fundações públicas é realizado pelo Ministério Público.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens a respeito das regras referentes à organização da administração federal, e das regras que distinguem as administrações públicas direta, indireta e fundacional.
As empresas públicas e as sociedades de economia mista têm personalidade jurídica própria e compõem a estrutura da administração pública indireta.
São regras de direito público que obrigam às empresas estatais federais a despeito de sua natureza jurídica de direito privado, exceto:
contratação de empregados por meio de concurso público.
submissão aos princípios gerais da Administração Pública.
proibição de demissão dos seus empregados em razão da estabilidade que lhes protege.
autorização legal para sua instituição.
sujeição à fiscalização do Tribunal de Contas da União.
Assinale a opção que contemple regras aplicáveis tanto às pessoas jurídicas de direito público, quanto às pessoas jurídicas de direito privado pertencentes à Administração Pública, independentemente de seu objeto social.
Regime jurídico único para os seus servidores.
Inalienabilidade e impenhorabilidade de seus bens.
Prerrogativas processuais e de foro.
Concurso público e licitação.
Responsabilização pela teoria objetiva.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das agências executivas e reguladoras, julgue os seguintes itens.
À agência executiva é vedada a celebração de contrato de gestão com órgão da administração direta.
São características comuns às empresas públicas e às sociedades de economia mista, exceto:
estão sujeitas ao controle finalístico do ente da administração direta que as instituiu.
podem ser exploradoras de atividades econômicas ou prestadoras de serviços públicos.
criação autorizada por lei específica.
na composição do capital social, exige-se a participação majoritária do poder público.
embora possuam personalidade jurídica de direito privado, o regime de direito privado a elas aplicável é parcialmente modificado por normas de direito público.
No que diz respeito às autarquias, entidades pertencentes à Administração Indireta, a assertiva que corretamente aponta algumas de suas características é:
Capacidade de autoadministração e descentralização territorial.
Descentralização por serviços ou funcional e capacidade política.
Personalidade jurídica pública e descentralização territorial.
Sujeição a tutela e capacidade política.
Capacidade de autoadministração e sujeição a tutela.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Em relação à organização da Administração Federal é incorreto afirmar que:
Autarquia é o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
Sociedade de Economia Mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade limitada, cujas cotas sociais com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.
Empresa Pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
Fundação Pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens a seguir.
As empresas públicas são dotadas de personalidade de direito privado, com capital exclusivamente privado, para realizar atividade de interesse da administração instituidora, nos moldes da iniciativa particular, podendo assumir qualquer forma e organização empresarial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...