Questões de Direito Administrativo do ano 2011

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Nas licitações regidas pela Lei no 8.666/93, a exigência de apresentação, pelos licitantes, de metodologia de execução é admissível

  • A. apenas nas licitações do tipo melhor técnica, para contratação de serviços ou obras de alta complexidade, devendo ser avaliada previamente à fase de habilitação.
  • B. apenas quando a modalidade adotada for concorrência pública, e será analisada posteriormente à fase de habilitação.
  • C. apenas nas licitações do tipo melhor técnica ou técnica e preço, admitindo a análise, para fins de aceitação ou não, após o julgamento das propostas técnicas.
  • D. para contratação de obras, serviços e compras de grande vulto, e será avaliada, para fins de aceitação ou não, por critérios objetivos, antes da análise dos preços.
  • E. somente para a contratação de obras na modalidade empreitada integral, quando a apresentação de projeto básico ficar a cargo do vencedor do certame.

Considere os seguintes bens e serviços:

I. Produzidos no País.

II. Produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

III. Produzidos por empresas que invistam em pesquisa e tecnologia no País.

 A Lei no 8.666/93 (institui normas para licitações e contratos da Administração pública) estabelece que é crime previsto no art. 93 a fraude na apresentação de proposta quanto aos bens e serviços relacionados em

  • A. I, apenas.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

No procedimento licitatório, regulado pela Lei nº 8666/93, o ato mediante o qual se atribui ao vencedor o objeto licitado denomina-se

  • A. homologação.
  • B. habilitação.
  • C. qualificação.
  • D. destinação.
  • E. adjudicação.

Sobre os contratos celebrados pela Administração Pública assinale a afirmativa que está correta.

  • A. Os contratos de direito privado celebrados pela Administração Pública caracterizam-se principalmente por gozarem de prerrogativas, denominadas cláusulas exorbitantes.
  • B. É competência comum da União, Estados e Distrito Federal legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as suas modalidades, para as administrações públicas dos respectivos entes federais.
  • C. Tendo em vista o objeto, é possível à Administração Pública firmar contratos por tempo indeterminado.
  • D. Nos contratos administrativos, havendo modificação do projeto, é possível a alteração unilateral do negócio jurídico.
  • E. A execução do contrato deve ser acompanhada e fiscalizada por agente pertencente ao Tribunal de Contas.

Sobre os servidores públicos, assinale a afirmativa correta.

  • A. O prazo de validade do concurso público será de até um ano, prorrogável uma vez, por igual período.
  • B. A investidura em cargo, emprego ou função pública depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
  • C. É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
  • D. Os servidores nomeados para cargos de provimento efetivo, em virtude de concurso público, são estáveis após dois anos de efetivo exercício.
  • E. servidor público estável perderá o cargo quando em disponibilidade.

Sobre normas para licitações e contratos da Administração Pública, assinale a resposta correta.

  • A. Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem, a licitação é inexigível.
  • B. É inexigível a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
  • C. É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
  • D. Para comprovar a regularidade fiscal, o licitante deverá apresentar, dentre outros documentos, prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.
  • E. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos. A nulidade não obriga a Administração a indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, ainda que a ele não possa ser imputável.

Sobre as disposições legais atinentes aos contratos administrativos, avalie as afirmativas abaixo e em seguida assinale a resposta correta.

I. É permitida à administração pública a realização de contrato por tempo indeterminado.

II. A administração não pode modificar unilateralmente o contrato, ainda que seja para melhor adequação às finalidades de interesse público.

III. Constitui motivo para a rescisão unilateral do contrato pela administração, a subcontratação total ou parcial do seu objeto, quando não admitida no edital e no contrato.

  • A. somente I está correta
  • B. somente II está correta
  • C. somente III está correta
  • D. somente I e II estão corretas
  • E. somente I e III estão corretas

As prerrogativas da Administração conferidas pelo regime jurídico dos contratos administrativos regidos pela Lei n.º 8.666/1993, não incluem

  • A.

    modificar os contratos, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, não havendo que se falar, na maioria dos casos, em direitos do contratado.

  • B.

    fiscalizar a execução dos contratos.

  • C.

    aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste.

  • D.

    ocupar provisoriamente, nos casos de serviços essenciais, bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese de sua rescisão.

  • E.

    rescindir os contratos, unilateralmente, em caso de lentidão no seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade de conclusão nos prazos estipulados.

Os contratos regidos pela Lei 8666/93 poderão ser alterados, com as devidas justificativas, quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos, da seguinte forma ou condição:

  • A.

    unilateralmente pela Administração;

  • B.

    quando for conveniente a substituição da garantia de execução;

  • C.

    quando for necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço;

  • D.

    quando for necessária a alteração da forma de recolhimento;

  • E.

    por acordo mútuo entre as partes contratantes.

Os contratos regidos pela Lei nº 8.666/1993 poderão ser alterados, entre outros motivos,

  • A.

    para adequar a remuneração do contratante à taxa de juros média do mercado.

  • B.

    sempre que a inflação superar os índices anuais superiores a 12 pontos percentuais.

  • C.

    quando necessária a modificação do valor contratual − e por acordo das partes − em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.

  • D.

    unilateralmente pela Administração, quando conveniente a substituição da garantia de execução.

  • E.

    para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato.

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