Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Compõem a administração indireta municipal, EXCETO:
As secretarias municipais;
As autarquias;
As fundações públicas;
As empresas públicas.
A técnica de organização e distribuição interna de competências entre vários órgãos despersonalizados dentro de uma mesma pessoa jurídica e que tem por base a hierarquia denomina-se
descentralização
desconcentração
outorga
delegação
coordenação
A estrutura administrativa dos municípios, em termos gerais, pode ser enfocada segundo 4 níveis: nível de aconselhamento, nível de administração geral, nível de administração específica e nível de desconcentração administrativa. No nível de administração específica se desenvolvem as atividades fim do setor público municipal. Em que setores são desenvolvidos as atividade deste nível?
Secretaria de administração e secretaria de fazenda.
Assessoria de gabinete e assessoria jurídica.
Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde
Secretaria de Fazenda e assessoria jurídica.
Subprefeituras e serviços terceirizados.
A respeito da organização administrativa, julgue os itens seguintes.
A desconcentração pressupõe, obrigatoriamente, a existência de uma só pessoa jurídica.
A respeito da organização administrativa, julgue os itens seguintes.
A descentralização será efetivada por meio de outorga quando o Estado criar uma entidade e a ela transferir, por lei, determinado serviço público.
A Administração Federal Indireta compreende:
Fundações Públicas,Autarquias e Ministérios.
Ministérios, Organizações não Governamentais e Empresas Públicas.
Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundações Públicas.
Fundações Públicas, Organizações não Governamentais, Sociedades de Economia Mista e Autarquias.
Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, Ministérios e Organizações não Governamentais.
Com relação à conceituação da Administração Pública, considere as afirmativas a seguir:
I. É o conjunto de órgãos constitucionais responsáveis pela função política do Estado, ou seja, compreende as atividades típicas dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.
II. A Administração não pratica atos de governo; pratica tão somente atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência dos órgãos e de seus agentes.
III. Administração Pública abrange as atividades exercidas pelas entidades, órgãos e agentes incumbidos de atender concretamente às necessidades coletivas.
IV. Os poderes da Administração Pública são eminentemente instrumentais, ou seja, são instrumentos conferidos à Administração e utilizados exclusivamente com a finalidade de satisfazer o interesse público.
V. À Administração Pública faculta-se agir somente de acordo com a Lei ou maneira a não afrontá-la, isto é, pode fazer tudo aquilo que a Lei não proíbe.
Está correto o que se afirma em
II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
Em seu sentido subjetivo, a administração pública pode ser definida como
a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob o regime de direito público, para a realização dos interesses coletivos.
o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas ao qual a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.
os órgãos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios e secretarias.
as entidades com personalidade jurídica própria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada. São exemplos as Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.
as entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, se federal, criadas para exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou conveniência administrativa.
Entidades administrativas, na administração pública brasileira,
não possuem capacidade de auto-organização.
possuem autonomia política.
são pessoas jurídicas de direito privado.
não podem possuir autonomia financeira.
detêm apenas uma parcela limitada do poder político.
Em relação ao objeto e às fontes do direito administrativo, assinale a opção correta.
O Poder Executivo exerce, além da função administrativa, a denominada função política de governo como, por exemplo, a elaboração de políticas públicas, que também constituem objeto de estudo do direito administrativo.
As decisões judiciais com efeitos vinculantes ou eficácia erga omnes são consideradas fontes secundárias de direito administrativo, e não fontes principais.
São exemplos de manifestação do princípio da especialidade o exercício do poder de polícia e as chamadas cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos.
Decorrem do princípio da indisponibilidade do interesse público a necessidade de realizar concurso público para admissão de pessoal permanente e as restrições impostas à alienação de bens públicos.
Dizer que o direito administrativo é um ramo do direito público significa o mesmo que dizer que seu objeto está restrito a relações jurídicas regidas pelo direito público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...