Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a descentralização e a desconcentração é correto afirmar que a
descentralização compreende a distribuição de competências para outra pessoa jurídica, enquanto a desconcentração constitui distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica.
desconcentração compreende a distribuição de competências para outra pessoa jurídica, desde que de natureza jurídica de direito público.
descentralização constitui distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica, admitindo, excepcionalmente, a delegação de serviço público a terceiros.
descentralização compreende a distribuição de competências para outra pessoa jurídica, vedada a delegação de serviço público à pessoa jurídica de direito privado.
desconcentração constitui a delegação de serviço público à pessoa jurídica de direito privado por meio de permissão ou concessão.
Compõe a Administração pública direta da União
o Departamento de Polícia Federal.
o Banco Central do Brasil.
a Agência Nacional de Aviação Civil.
a Caixa Econômica Federal.
a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem, denominam-se:
Estados.
Municípios.
Órgãos públicos.
Câmaras Legislativas.
Constituições estaduais.
Na organização Administrativa do Estado, são considerados Administração Direta:
União, Municípios, Estados Membros e as Autarquias.
União, Estados Membros, Municípios e Distrito Federal.
União, Estados Membros, Municípios, Distrito Federal e Autarquias.
União, Estados Membros, Municípios e Consórcios Públicos
A respeito da administração direta e indireta, julgue os itens que se seguem.
A desconcentração administrativa consiste na distribuição interna de competências, no âmbito de uma mesma pessoa jurídica; a descentralização administrativa pressupõe a distribuição de competência para outra pessoa, física ou jurídica.
Analise os casos concretos narrados a seguir e classifi queos como sendo resultado de um dos fenômenos listados de acordo com o seguinte código:
C = centralização
D = descentralização
DCON = desconcentração.
Após a análise, assinale a opção que contenha a sequência correta.
1.1. Serviço de verifi cação da regularidade fiscal perante o fisco federal e fornecimento da respectiva certidão negativa de débitos, prestado pela Receita Federal do Brasil. ( )
1.2. Extinção de unidades de atendimento descentralizadas de determinado órgão público federal para que o atendimento passe a ser feito exclusivamente na unidade central. ( )
1.3. Serviços ofi ciais de estatística, geografia, geologia e cartografia, prestados em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística IBGE. ( )
Julgue os itens subsequentes, relativos à administração pública direta e indireta e às entidades paraestatais.
As denominadas entidades de apoio não têm fins lucrativos e são instituídas por iniciativa do poder público para a prestação, em caráter privado, de serviços sociais não exclusivos do Estado.
Acerca da administração pública, assinale a opção correta.
As autarquias não podem ser criadas pelos estados e pelos municípios.
As contratações efetuadas pelas fundações públicas não se submetem à licitação.
A empresa pública, mesmo quando explora atividade econômica, age com todos os privilégios estatais, justamente por ser uma entidade da administração indireta.
Os serviços sociais autônomos distinguem-se das entidades paraestatais.
A atividade administrativa é descentralizada quando é exercida por pessoa distinta do Estado, e este atua indiretamente.
A respeito da administração pública, julgue os itens seguintes.
Ocorre o fenômeno da desconcentração quando o Estado desempenha algumas de suas funções por meio de outras pessoas jurídicas.
No que se refere à organização administrativa, assinale a opção correta.
Os municípios são entes políticos componentes da administração pública indireta.
A administração direta exerce sobre a administração indireta o denominado controle finalístico, cujos limites e instrumentos devem ser expressamente previstos em lei.
A delegação é forma de efetivação da desconcentração.
A sociedade de economia mista é entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, instituída, mediante autorização por lei específica, para desempenhar atividades de natureza empresarial e que podem se revestir de qualquer das formas em direito admitidas.
As autarquias e as fundações públicas integram a administração direta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...