Lista completa de Questões sobre Atos Administrativos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Consiste no ato administrativo da competência exclusiva do Chefe do executivo, só podendo ser editado pelo Presidente da República, Governadores e Prefeitos e tanto pode conter abrangência genérica, revestindo-se de caráter normativo, como pode ter alcance individualizado. A descrição acima refere-se ao(à)
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a agentes públicos, atos administrativos e atos de improbidade administrativa, julgue os itens subsequentes.
A licença concedida ao administrado para o exercício de direito poderá ser revogada pela administração pública por critério de conveniência e oportunidade.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a agentes públicos, atos administrativos e atos de improbidade administrativa, julgue os itens subsequentes.
É possível que o agente administrativo avoque para a sua esfera decisória a prática de ato de competência natural de outro agente de mesma hierarquia, para evitar a ocorrência de decisões eventualmente contraditórias.
Pode-se conceituar os atos administrativos como manifestações de vontade do Estado, as quais são dotadas de alguns atributos. Dentre eles, destaca-se a presunção de legitimidade e veracidade, que
significa a presunção absoluta de conformidade com a lei, dependendo de decisão judicial para eventual desfazimento.
consiste na presunção de que o ato praticado está conforme a lei e de que os fatos atestados pela Administração são verdadeiros, admitindo, no entanto, prova em contrário.
significa uma derivação do princípio da legalidade, na medida em que os atos praticados pela Administração possuem força de lei, podendo instituir direitos e obrigações aos administrados.
consiste na necessidade de que sejam confirmados pelo poder judiciário quando veicularem a produção de efeitos limitadores de direitos dos administrados.
significa que os atos administrativos se impõem a terceiros, mesmo que esses não concordem, podendo a Administração adotar medidas coercitivas diretas e concretas para fazer valer sua decisão.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da competência e das espécies de ato administrativo, julgue o item a seguir. Atos enunciativos, como as certidões, os atestados e os pareceres, são aqueles que atestam ou reconhecem uma situação de fato ou de direito, sem manifestação de vontade produtora de efeitos por parte da administração pública.
Pelo atributo da autoexecutoriedade, a administração pública, no regular exercício de seu poder de polícia,
edita atos normativos de limitações genéricas aos direitos individuais dos administrados, indistintamente.
edita atos normativos estabelecendo atos materiais concretos passíveis de serem aplicados preventiva e repressivamente.
impõe limitações ao exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público, podendo se expressar por meio de medidas gerais ou específicas.
exerce margem de apreciação quanto a determinados elementos do ato, tornando discricionária a atuação de polícia em alguns casos.
pode executar, por seus próprios meios, suas decisões, prescindindo de autorização judicial.
Pretendendo um administrador público rever determinado ato administrativo, um aspecto que pode configurar impedimento à conduta é:
Caso o ato seja discricionário, tendo em vista que o poder da administração pública de rever os próprios atos está restrito a vícios de ilegalidade.
Caso o ato seja vinculado, tendo em vista que revisão por vício de ilegalidade deve ser feita judicialmente.
Caso se esteja diante de ato consumado, qual seja, aquele que já exauriu seus efeitos, cuja revisão depende de provocação judicial para seu desfazimento.
Caso se esteja diante de ato consumado, pois já tendo exaurido seus efeitos, tornou-se definitivo, não podendo ser desfeito, cabendo, se for o caso, responsabilização dos envolvidos.
Caso se esteja diante de vício referente a forma ou a competência, que não podem ser sanados ou convalidados.
O particular requereu a emissão de determinada licença. O pedido foi apreciado por autoridade incompetente. Esta, no entanto, verificou que estavam presentes os requisitos para edição do ato vinculado, emitindo assim a licença. A autoridade competente, instada a tanto,
deve convalidar o ato, porque estava diante de ato vinculado e desde que não se trate de competência exclusiva.
pode convalidar o ato, mediante análise de conveniência e oportunidade, porque se tratava de ato vinculado.
deve convalidar o ato, mediante análise de conveniência e oportunidade, independentemente do vício de competência incorrido.
não pode convalidar o ato, porque essa convalidação só é admissível quanto a vícios referentes a forma.
não pode convalidar o ato, pois somente os atos discricionários admitem a convalidação.
Com relação aos temas revogação e anulação dos atos administrativos, assinale a afirmativa correta.
Os efeitos da anulação retroagem à data do ato.
A revogação não pode ser anulada.
O Judiciário têm o dever de revogar os atos administrativos ilegais.
Um ato administrativo que já exauriu seus efeitos pode ser revogado.
Somente os atos administrativos vinculados podem ser anulados.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.
As ordens provenientes da administração pública devem ser exclusivamente escritas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...