Lista completa de Questões sobre Contratos Administrativos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em matéria de contratos administrativos, NÃO é uma das chamadas cláusulas exorbitantes a que preveja a
É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração,
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, a respeito da legislação que dispõe acerca do regime jurídico único dos servidores públicos civis e sobre a Lei de Licitações.
A legislação vigente exige a realização de licitação para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão.
NÃO constitui motivo para a rescisão unilateral de um contrato administrativo pela Administração
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos da administração pública.
A União pode estabelecer contrato com empresas estatais ou privadas para realizar atividades de pesquisa, lavra, enriquecimento e industrialização de minérios e minerais nucleares e seus derivados.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma autoridade administrativa do estado do Amapá exonerou Rodrigo do cargo comissionado que ele ocupava, mediante ato que não indicava os motivos da exoneração.
Considerando essa situação hipotética e o direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.
A exoneração de servidores ocupantes de cargos públicos, sejam eles comissionados ou de provimento efetivo, caracteriza uma rescisão unilateral do contrato administrativo celebrado mediante a assinatura do termo de posse.Quanto a contratos administrativos, é correto afirmar:
É o ajuste que a administração pública faz com um particular (pessoa física ou jurídica, pública ou privada), visando a realização de fins públicos, de acordo com os requisitos do Direito Público.
É o ajuste que a administração pública faz para delegar à iniciativa privada, de acordo com a oportunidade e conveniência do administrador, serviços de sua exclusiva competência, dispensado, nesse caso, o processo licitatório.
É o ajuste em que a administração pública fica condicionada exclusivamente em virtude de contingência.
É o ajuste que tem por finalidade delegar somente a execução de serviços de utilidade pública a terceiros.
É o ajuste feito entre a administração direta e os órgãos ou entidades da administração indireta.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale entre as alternativas abaixo o fato que não é motivo suficiente para a revisão das cláusulas econômico-financeiras nos contratos administrativos:
O aumento da alíquota de tributo, vigente no exercício financeiro correspondente ao ano da apresentação da proposta vencedora no processo de licitação
A variação extraordinária e imprevisível do custo de insumos essenciais para a execução do contrato, motivada por fatos imprevisíveis e extraordinários
O acréscimo de despesas para o contratado decorrente da prorrogação de prazo contratual por falta de recursos financeiros da Administração Pública.
Superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Modificação unilateral de obrigações contratuais que cause ônus adicionais ao contratado.
Considere as seguintes possibilidades:
Tendo por base a teoria da imprevisão, são passíveis de aplicação as medidas previstas em:1 e 3 apenas.
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
1, 3 e 4 apenas.
1 e 2 apenas.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em relação aos contratos administrativos, é correto afirmar que
é vedada a alteração unilateral dos contratos administrativos.
a Administração tem o poder de rescindir unilateralmente a relação contratual.
o contratado não poderá ser obrigado a aceitar acréscimos ou supressões no objeto do contrato, independentemente do valor.
os contratos administrativos poderão ser alterados unilateralmente quando conveniente a substituição da garantia de execução.
os contratos administrativos sofrem a incidência de normas especiais de direito público, não se aplicando às normas de direito privado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...