Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens abaixo, relativos ao direito administrativo brasileiro e à Constituição da República.
No que tange à organização administrativa, o estado de Alagoas pertence à administração direta e a sua Secretaria de Estado da Fazenda à administração indireta.
Em relação à Administração Pública, afigura-se CORRETO afirmar:
Às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos aplica-se o regime da responsabilidade objetiva.
Os proventos de aposentadoria não se incluem na vedação constitucional de acumulação remunerada de cargos públicos.
Os cargos em comissão só podem destinar-se às atribuições de direção, chefia.
A Constituição Federal assegura ao servidor público o direito à livre asso-ciação sindical e veda o direito de greve.
Ao definir a organização da Administração Federal, o Decreto-Lei nº 200/67 determina que a execução das atividades da Administração deverá ser amplamente descentralizada e que tal descentralização ocorra em alguns planos. NÃO é exemplo desse princípio de descentralização
a concessão de atividades da Administração para entes privados.
a distinção entre o nível de execução e o nível de direção, dentro dos quadros da Administração.
a descentralização mediante convênio das atividades da Administração Federal para a Administração das entidades federadas.
a transferência, mediante lei ordinária, de competências constitucionais da União para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
a descentralização de atividades da Administração para a órbita privada mediante contratos.
Com relação ao Decreto-Lei n.o 200/1967 (DL 200), julgue os itens subseqüentes.
Consistiu em uma estratégia avant la lettre de flexibilização organizacional, na medida em que promovia o crescimento e a diferenciação da administração indireta segundo requisitos diferenciados de efetividade.
Com relação ao Decreto-Lei n.o 200/1967 (DL 200), julgue os itens subseqüentes.
Os modelos institucionais mais comumente adotados foram as empresas públicas, as sociedades de economia mista, as autarquias, as fundações de direito privado e as associações públicas.
Com relação ao Decreto-Lei n.o 200/1967 (DL 200), julgue os itens subseqüentes.
Órgãos e entidades da administração indireta gozavam, sob os auspícios do DL 200, de variado grau de autonomia gerencial, podendo, em alguns casos, aprovar seus próprios planos de cargos e regras de contratação de pessoal.
Com relação ao Decreto-Lei n.o 200/1967 (DL 200), julgue os itens subseqüentes.
O crescimento ordenado da administração indireta e o fortalecimento das funções formuladoras e supervisoras dos níveis centrais de governo, notadamente ministérios, são conseqüências da estratégia flexibilizadora do DL 200.
Julgue os itens abaixo, relativos à Lei n.º 8.666, de 1993, que dispõe acerca dos processos de licitação.
Uma sociedade de economia mista com sede no estado de Alagoas não está subordinada ao regime dessa lei.
Julgue os itens abaixo, relativos às pessoas jurídicas.
Os órgãos da União, dos estados-membros e dos municípios são dotados de personalidade jurídica própria em razão da competência que possuem para a realização de suas funções.
Julgue os itens abaixo, relativos às pessoas jurídicas.
As fundações de direito público têm a mesma natureza das autarquias: desfrutam dos privilégios do processo especial de execução e possuem prazos dilatados em juízo e imunidade tributária relativas aos impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...