Lista completa de Questões sobre Inexigibilidade, Dispensa e Limites para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2007
Em relação à Lei n. 8.666/93 que disciplina as licitações e as contratações na Administração Pública é correto afi rmar:
para restar caracterizada a hipótese de inexigibilidade de licitação prevista no inciso II do artigo 25 da Lei n. 8.666/93, faz-se necessária a presença simultânea de dois elementos, quais sejam, o serviço profi ssional especializado e a notória especialização do profi ssional ou da empresa.
nos editais de licitação a Administração poderá fixar critérios de aceitabilidade dos preços unitários e global, os quais deverão servir de parâmetro quando do julgamento da proposta de preços, sendo vedada a fixação de preços mínimos e recomendada a fixação de preços máximos, conforme orientação do Tribunal de Contas da União.
a revogação do procedimento licitatório pode ser efetivada a qualquer momento desde que fundamentada exclusivamente em razões de interesse público, assegurado ao particular o direito à indenização por perdas e danos.
consoante entendimento fixado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, no caso da contratação de serviços contínuos, a escolha da modalidade de licitação (concorrência, tomada de preços ou convite) deverá ser compatível com o valor do primeiro contrato e não com o valor total, considerado o prazo máximo de vigência contratual definido no edital, vez que a prorrogação do prazo contratual nesse caso é faculdade da Administração e poderá ou não ser utilizada.
de acordo com o disposto no artigo 49 da Lei n. 8.666/93 a nulidade do procedimento licitatório, quando eivado de ilegalidade, assegura ao particular o direito ao contraditório e à ampla defesa, mas por tratar-se de ato nulo não há previsão do dever de indenizar.
Considere:
I. Compra de material, equipamento ou gênero industrial de produtor privativo no Brasil.
II. Aquisição de bens destinados exclusivamente à investigação científica e tecnológica, com recursos concedidos por instituições oficiais de fomento à pesquisa.
III. Serviços prestados por associações de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, desde que os preços sejam compatíveis com o mercado.
IV. Contratação de profissional do setor artístico consagrado pela opinião pública, diretamente ou através de seu empresário.
As assertivas acima representam situações em que a licitação deve ser
dispensável, dispensável, inexigível, obrigatória.
obrigatória, obrigatória, dispensável, inexigível.
inexigível, obrigatória, inexigível, dispensável.
dispensável, inexigível, obrigatória, dispensável.
inexigível, dispensável, dispensável, inexigível.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 15, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 03.Sobre licitação pública é correto afirmar que é..
dispensável a licitação para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) contratados por sociedade de economia mista.
dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico.
inexigível a licitação nos casos de guerra ou de grave perturbação da ordem.
inexigível a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um determinado servidor público, em viagem com o carro oficial pelo interior do país para inspeção de trabalho em unidades rurais, ao transitar em uma via esburacada deparou-se, apesar de toda a cautela na direção, com um buraco que o fez cair. A partir daí, ao conduzir o veículo, observou que este passou a apresentar um barulho muito forte.
A cidade mais próxima estava a mais de 500 quilômetros do local. Em um vilarejo mais próximo só existia um mecânico que o informou que o carro sofreu danos e que seria necessário a troca de algumas peças que somavam o total de R$ 1.100,00 e R$ 200,00 pelo serviço de mão de obra. O servidor fez o serviço e alegou dispensa de licitação.Com base nessa situação hipotética a dispensa pode ser justificada
Em conformidade com o artigo 89 da Lei nº 8.666/93, aquele que dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade, estará sujeito, entre outras penalidades, à pena de detenção de
6 meses a 2 anos.
18 meses.
2 a 4 anos.
3 a 5 anos.
2 a 6 anos.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
No processo de compras a Inexigibilidade de licitação se dá quando:
na lei, diferentemente das dispensas de licitação, existir limitação para as possibilidades de compras.
existir um cadastro de fornecedores, mantido através de sistema informatizado para subsidiar as Unidades e Órgãos.
for urgente a necessidade de aquisição de materiais, uma vez que o nível do estoque de reposição encontra-se baixo.
ocorrer cancelamento do processo licitatório, gerando atrasos para o órgão público.
da aquisição de material, cuja fabricação e comercialização é exclusiva de um único fornecedor, devidamente documentado.
De acordo com a Lei nº 8.666/93 é INEXIGÍVEL a licitação, dentre outras hipóteses, no caso de
celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais regulares perante a legislação brasileira.
a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade.
guerra ou grave perturbação da ordem, bem como nos casos de emergência ou de calamidade pública.
contratação direta de profissional de qualquer setor artístico, consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
Segundo a Lei nº 8.666/1993, é DISPENSÁVEL a licitação
para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 50.000,00, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço.
para outros serviços e compras de valor até R$ 250.000,00, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço.
para compra ou locação de imóvel para atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de localização condicionem a escolha, mesmo que o preço não seja compatível com o valor de mercado.
na contratação realizada por agência de fomento para a transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida.
para as compras de materiais de uso pessoal e administrativo pelas Forças Armadas.
Quem dispensa licitação fora das hipóteses previstas em lei comete o crime previsto no art. 89 da Lei no 8.666, de 21/06/1993, e estará sujeito à pena de detenção, de 3 a 5 anos e multa. Essa multa consiste no pagamento de quantia fixada na sentença e calculada em índices percentuais,
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O art. 17 da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, estabelece regras para a alienação de bens imóveis da Administração Pública e dispensa a licitação nos casos abaixo indicados, com exceção de um que não está em conformidade com as previsões desta Lei. Aponte-o:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...