Lista completa de Questões sobre Princípios da Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO se inclui, dentre as expressões da supremacia do interesse público, como princípio constitucional do Direito Administrativo:
A exigibilidade, significando a previsão legal de sanções ou providências indiretas que induzem o administrado a acatá-los.
A constituição de terceiros em obrigações mediante atos unilaterais.
Dentro de certos limites, a revogação dos atos inconvenientes e inoportunos.
O dever de anular ou convalidar os atos inválidos que haja praticado.
A ideia de que a Administração tem que tratar todos os administrados sem distinção.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinale a alternativa incorreta, no que se refere aos princípios que regem a Administração Pública.
A nomeação de parente para prover cargo público em comissão, de livre nomeação e exoneração, não afronta qualquer princípio administrativo, desde que preenchidos os requisitos legais.
O Tribunal de Contas é um dos órgãos responsáveis pela fiscalização do princípio da economicidade.
A exigência de concurso público de provas ou de provas e títulos para o acesso a cargo e emprego público é decorrência do princípio da impessoalidade.
O contraditório e a ampla defesa são princípios que devem ser observados pela Administração Pública.
A possibilidade de formalização de contrato de gestão e a instituição de organizações sociais e agências executivas consagram o princípio da eficiência.
Principio Administrativo que impõe ao administrador público não dispensar os preceitos éticos que devem estar pres entes em sua conduta:
Razoabilidade;
Impessoalidade;
Moralidade;
Eficiência.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2010
Em relação aos princípios da Administração Pública, analise as afirmações a seguir.
l O princípio da moralidade impõe que o administrador público aplique preceitos éticos apenas na relação entre a Administração e os administrados.
ll A expedição de certidões por órgãos administrativos é um instrumento através do qual se pode reclamar o princípio da publicidade.
lll O princípio da eficiência não alcança os serviços administrativos internos das pessoas federativas, mas é voltado para os serviços públicos prestados diretamente à coletividade.
lV O princípio da publicidade dá respaldo para a propaganda pessoal de agentes públicos.
V A ação popular é um instrumento de tutela jurisdicional do princípio da moralidade.
Todas as afirmações corretas estão em:
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2010
Sobre os princípios constitucionais do Direito Administrativo brasileiro, assinale a alternativa correta.
Os princípios da tutela e da autotutela possuem conteúdo jurídico idêntico.
A presunção de legitimidade que se aplica aos atos administrativos é relativa, mas a presunção de veracidade desses mesmos atos é absoluta.
O princípio da legalidade e o da moralidade possuem o mesmo conteúdo jurídico, na medida em que todos os atos administrativos ilegais também são imorais.
O princípio da eficiência no serviço público permite a aplicação da pena de demissão sem justa causa a servidores públicos comissionados.
O princípio da publicidade aplica-se a todas as pessoas administrativas, mesmo as que constituem pessoas jurídicas de direito privado, como as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
O princípio da Administração Pública que se fundamenta na ideia de que as restrições à liberdade ou propriedade privadas somente são legítimas quando forem necessárias e indispensáveis ao atendimento do interesse público denomina-se:
legalidade.
publicidade.
proporcionalidade.
moralidade.
eficiência.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere aos poderes administrativos e aos princípios que regem a administração pública, julgue os itens subsequentes.
O princípio da moralidade administrativa tem existência autônoma no ordenamento jurídico nacional e deve ser observado não somente pelo administrador público, como também pelo particular que se relaciona com a administração pública.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Após consulta formulada pelo Governador, o órgão central do sistema jurídico de um Estado-membro da Federação exarou parecer revendo a interpretação anteriormente conferida a determinada norma administrativa, aplicandoa retroativamente de forma a cassar direitos que já haviam sido reconhecidos a diversos interessados. Essa postura da Administração Pública agride o princípio básico da
instrumentalidade das formas.
motivação.
lealdade processual.
segurança jurídica.
publicidade.
O princípio da administração pública que tem por fundamento que qualquer atividade de gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos, sem a determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza, denomina-se
Eficiência.
Moralidade.
Legalidade.
Finalidade.
Impessoalidade.
Sobre os princípios básicos da Administração Pública, considere:
I. O princípio da publicidade é absoluto, no sentido de que todo ato administrativo, sem exceção, deve ser publicado.
II. O princípio da impessoalidade tem dois sentidos: um relacionado à finalidade, no sentido de que ao administrador se impõe que só pratique o ato para o seu fim legal; outro, no sentido de excluir a promoção pessoal das autoridades ou servidores públicos sobre suas realizações administrativas.
III. Por força do princípio da segurança jurídica não é possível retroagir interpretação de lei a casos já decididos com base em entendimento anterior.
IV. A necessidade de institutos como a suplência, a delegação e a substituição para preencher as funções públicas temporariamente vagas, é consequência do princípio da eficiência.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
III e IV.
I e IV.
I e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...