Lista completa de Questões sobre Regime Disciplinar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para responder as questões de números 39 e 40, considere a Lei Federal no 8.112/90.
Em matéria de acumulação remunerada de cargos públicos, é INCORRETO afirmar que a proibição de acumular
Pompeu, servidor público aposentado, que está em débito com Órgão da Administração que lhe paga a remuneração e tem a aposentadoria cassada, terá o prazo de
30 (trinta) dias para quitar o débito, sob pena de ser inscrito em dívida ativa.
30 (trinta) dias para quitar o débito, sob pena de arresto, seqüestro ou penhora.
60 (sessenta) dias para quitar o débito, sob pena de ser inscrito em dívida ativa.
60 (sessenta) dias para quitar o débito, sob pena de arresto, seqüestro ou penhora.
60 (sessenta) dias para quitar o débito, mas, em não sendo possível, poderá obter o parcelamento em parcelas não inferiores a 10% (dez por cento) de sua remuneração.
Para o servidor público, é considerado dever, no primeiro caso, e é caracterizada uma proibição, no segundo caso, respectivamente, dentre outras situações:
cumprir todas as ordens superiores; e ausentar-se do serviço durante o expediente.
levar ao conhecimento da autoridade quaisquer irregularidades; e atrasar a atualização de seus dados cadastrais.
atender com presteza às requisições para a defesa da Fazenda Pública; e promover manifestações de apreço no recinto da repartição.
prestar, ao público, quaisquer informações requeridas; e cometer a outro servidor, em qualquer situação, atribuição estranha ao cargo que ocupa.
representar apenas contra a omissão ou abuso de poder; e opor resistência ao andamento de documento ou processo.
No tocante às responsabilidades do servidor público, estabelecidas na Lei no 8.112/90, aquele que for absolvido em um processo criminal por falta de provas, relativamente ao mesmo fato ilícito:
poderá ser responsabilizado tanto na esfera cível como na administrativa;
terá sua responsabilidade automaticamente excluída na esfera cível, mas poderá ser respon-sabilizado na esfera administrativa;
terá sua responsabilidade automaticamente excluída nas esferas cível e administrativa;
terá sua responsabilidade automaticamente excluída na esfera administrativa, mas poderá ser responsabilizado na esfera cível.
Atenção: Para responder às questões de números 28 a 34 considere o regime da Lei no 8.112/90 e suas alterações
São penalidades administrativas aplicáveis aos servidores públicos, dentre outras,
exoneração e multa.
multa e cassação de aposentadoria.
suspensão e prisão.
exoneração e suspensão.
prisão e cassação de aposentadoria.
A proibição constitucional de acumular cargos, empregos e funções no setor público é compreendida como
restrita ao âmbito da União ou de cada um dos Estados.
abrangente de toda Administração Direta e Indireta da União, dos Estados e dos Municípios, com suas subsidiárias, sociedades controladas e concessionárias de serviço público.
abrangente de toda Administração Pública Direta e Indireta dos Três Poderes e nas diversas esferas de governo (federal, estaduais e municipais).
Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, é correto afirmar:
Emprego público é o conjunto de competências e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Criado pelo Plano de Cargos e Salários, com denominação própria e vencimentos pagos pelo orçamento da União, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade, podendo ser investido em cargo público qualquer cidadão residente no país.
O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao cumprir estágio probatório de 1(um) ano e ao completar 1(um) ano de efetivo exercício no cargo.
Remuneração é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com o valor fixado em lei. Vencimento é a remuneração do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas pelo plano de cargos e salários.
São deveres do servidor observar as normas legais e regulamentares, bem como zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público. É proibido ao servidor recusar fé a documentos públicos, bem como promover manifestações de apreço ou desapreço no recinto da repartição.
Com o propósito de apurar responsabilidade de servidor público por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, é utilizado o instrumento denominado de processo disciplinar, que se desenvolve nas seguintes fases:
A acumulação ilegal de cargos públicos acarreta a aplicação da pena de
Um dos deveres do servidor público é
atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ainda que protegidas por sigilo.
atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, em benefício de terceiros.
levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo.
cumprir ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais.
aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...