Lista completa de Questões sobre Responsabilidade Civil da Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Clarissa, agente da Polícia Civil do DF, conduzia veículo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do DF (SESP), quando se envolveu em acidente que causou danos materiais e ferimentos em Fernando, condutor de veículo particular.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens abaixo, tendo como base a legislação vigente.
Caso seja instaurado processo penal contra Clarissa e ela seja absolvida em decorrência de negativa de autoria, essa decisão, proferida na instância penal, repercutirá na instância cível e eximirá o poder público de pagar qualquer indenização em favor de Fernando.É correto afirmar-se que a responsabilidade civil da pessoa jurídica de direito público:
exonera-a do dever indenizatório do dano se ficar provada a culpa de seu agente
impõe-lhe o dever de reparar o dano somente se houver prova da culpa de seu agente
não a obriga a reparar o dano sem prova do nexo de causalidade, nas circunstâncias do caso concreto
acarreta-lhe o dever de reparar o dano em conseqüência dos riscos a que estão expostos todos os cidadãos
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
Pelo exercício de suas funções, o funcionário responde civil, penal e administrativamente. Em se tratando de irregularidades, poderão ser aplicadas penas disciplinares. A pena de repreensão será aplicada em casos de:
desobediência ou falta de cumprimento dos deveres.
embriaguês habitual.
abandono de cargo.
delapidação do patrimônio municipal.
insubordinação grave em serviço.
No tocante à responsabilidade dos servidores públicos, é INCORRETO afirmar que
Na realização de uma obra pública pelo Município (sem auxílio de terceiros), o teto de uma casa particular é destruído pelo uso indevido do maquinário utilizado pelo Poder Público. O proprietário do imóvel, em conseqüência dos prejuízos, ajuíza ação de indenização contra o Município. Com relação à hipótese, é incorreto afirmar que:
As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que os seus agentes nessa qualidade causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Correta a assertiva.
Incorreta a assertiva, porque as pessoas jurídicas de direito público não respondem por danos causados pelos seus agentes a terceiros.
Incorreta a assertiva, porque a chamada responsabilidade objetiva prevista em norma constitucional (art. 37, § 6o), é restrita às pessoas jurídicas de direito público e não extensiva às de direito privado, mesmo que prestem serviços públicos.
Incorreta a assertiva, porque em tais casos não cabe o direito de regresso, mesmo se houver dolo ou culpa do agente responsável.
Incorreta a assertiva, porque a responsabilidade aquiliana, em tais casos, depende sempre da prévia prova de ter havido dolo ou culpa, por parte do agente causador do dano.
O Código Civil Brasileiro, em seu art. 15, adota a teoria civilista, baseada na culpa, na fixação da responsabilidade do Estado. Esta teoria, já superada pela nossa Constituição, denomina-se:
Nas questões 54 a 60, assinale a opção correta.
assinale a opção correta.
Pessoa jurídica não pode pleitear danos morais em ação de responsabilidade civil do Estado.
Em caso algum admite-se a responsabilidade civil do Estado por ato praticado por membro do Poder Judiciário.
Não cabe ação de indenização por responsabilidade civil do Estado, por danos físicos em paciente, decorrentes de cirurgia em hospital do Estado, se não provado que houve erro médico.
O Estado deve ser considerado responsável, objetivamente, por todo crime que resulta em dano material para a vítima, pressupondo-se a sua omissão no dever de prestar segurança.
Não apenas as hipóteses de ofensa à reputação, dignidade e imagem da pessoa podem ensejar indenização a título de responsabilidade civil do Estado. Também a dor pela morte, em circunstâncias que atraem a responsabilidade do poder público, pode ser objeto de indenização.
Em relação à organização administrativa e às concessões e permissões do serviço público, julgue os itens a seguir. As fundações públicas de direito público devem responder objetivamente pelos danos que seus agentes causem a terceiros. Sendo condenadas a indenizar pelo prejuízo que seu agente culposamente tenha cometido, assegura-se a elas o direito de propor ação regressiva contra o agente causador do dano.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o modelo constitucional de responsabilidade civil do Estado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...