Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tratando-se de Direito Administrativo, está incorreta a afirmação da seguinte alternativa:
Ato Administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.
O Ato Administrativo legítimo e eficaz pode ser anulado sempre que não mais convir sua existência, o que pressupõe, portanto, que um ato legal e perfeito, mas inconveniente ao interesse particular, pode vir a ser anulado a qualquer tempo.
Contrato Administrativo é o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria Administração.
Atos discricionários são os que a Administração pode praticar com liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua conveniência, de sua oportunidade e do modo de sua realização.
O Contrato Administrativo é espécie de ato administrativo sendo passível de anulação nos casos em que for constatada irregularidade na sua formalização.
Para que um ato administrativo seja considerado perfeito, válido, acabado e eficaz, todos os seus requisitos devem estar presentes. Para tanto existem elementos estruturais necessários para que o ato seja confirmado.
Assinale a alternativa que contempla todos esses elementos necessários.
Competência, privacidade, improbidade, objeto e forma.
Sobre o Poder de Polícia, está correta a seguinte alternativa:
É o ato praticado pela Administração que visa investigar a autoria de crime.
É o conjunto de ações coercitivas exercidas pelo Estado com o fim de obter a confissão de um crime.
É o conjunto de atribuição concedida à Administração para disciplinar e restringir, em favor do interesse público adequado, direitos e liberdades individuais.
Tem como finalidade proteger o interesse individual, seus direitos e liberdades.
É a faculdade arbitrária do Estado que age como limitador da Administração Pública em favor de interesses privados.
O Ato Jurídico editado pelo Estado em matéria administrativa é denominado:
Direito Administrativo - Disposições Gerais - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
A Lei nº 8.666 de 21/06/1993 institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Sobre essa Lei é correto afirmar:
A licitação será sigilosa, sendo vedado ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas.
As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nessa lei.
Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências e tomadas de preços, embora realizadas no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência de 15 (quinze) dias consecutivos.
Tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
Direito Administrativo - Parte Geral - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
A Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Sobre essa Lei, assinale a alternativa com afirmação correta:
O Poder Público pode intervir na propriedade privada desde que o uso, gozo e fruição desses bens se opuserem aos interesses gerais. Sobre essa intervenção é incorreto afirmar:
A requisição é utilizada sempre que o Poder Público desejar preservar certo bem público ou particular em razão do seu valor histórico, artístico e paisagístico.
A requisição da propriedade imóvel, em caráter de urgência não transfere a propriedade e pode ou não ser indenizada posteriormente.
As requisições podem ter como fundamento necessidades civis ou militares.
As requisições podem recair sobre bens móveis ou imóveis.
O fundamento político das requisições é o estado de necessidade pública e caracteriza-se por ato administrativo.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Uma Secretaria de Estado publicou em Diário Oficial, um Edital de Concorrência Pública para compra de material de construção para reforma de salas. A empresa João de Barro Ltda venceu a concorrência. Após a publicação do resultado, a concorrência foi anulada, sem base legal. Diante disso, é correto afirmar:
Independente da anulação, o contrato deve ser cumprido imediatamente.
A empresa João de Barro Ltda não pode mais participar de concorrências dessa Secretaria de Estado.
A empresa vencedora não tem direito à indenização por perdas e danos.
Cabe à empresa João de Barro Ltda indenização por perdas e danos.
A empresa João de Barro Ltda deve pleitear a realização de nova concorrência.
O ato administrativo pode ser anulado por:
conformidade com os requisitos legais.
Inconveniência.
Legalidade.
Poder de Polícia.
Ilegalidade.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Sempre que precisava comprar suprimentos para a área de informática de uma Secretaria de Estado, o funcionário Antônio, entrava em contato com a Comercial Computadores Ltda, onde os produtos vendidos eram de excelente qualidade, embora com preços mais altos. Assim, quando o edital de compras era publicado, a Comercial Computadores enviava uma pré-proposta ao Antônio que informava quais os preços dos produtos oferecidos pelas outras empresas. Em seguida a Comercial Computadores apresentava preços mais baixos que a concorrência e conseqüentemente era a vencedora.
Esse procedimento fere quais princípios de Direito Administrativo?
Da Publicidade e da Oportunidade.
Da Moralidade e da Impessoalidade.
Da Legalidade, da Oportunidade, da Eficiência e da Publicidade.
Da Impessoalidade e da Publicidade.
Nenhum dos princípios, pois Antônio não recebia nada da Comercial Computadores, apenas garantia uma melhor qualidade e menores preços para os produtos a serem comprados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...