Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Dom Cintra Fundação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança:
com prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade;
sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, acumulando as remunerações durante o período da interinidade;
com prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, acumulando as remunerações durante o período da interinidade;
sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade;
sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, não podendo optar pela remuneração durante o período da interinidade.
A pena de advertência é a primeira medida a ser aplicada diante da seguinte conduta de violação funcional:
manter sob sua chefia imediata parente até o segundo grau
revelar segredo obtido em razão do cargo
acumular cargo público ilegalmente
cometer incontinência pública
abandonar o cargo
Dentre as graves condutas geradoras de demissão do servidor público, aquela que apenas o incompatibiliza para nova investidura em cargo público federal pelo prazo de cinco anos é:
praticar ato considerado como improbidade administrativa
aplicar dinheiro público de forma irregular
valer-se do cargo em proveito pessoal
causar lesão aos cofres públicos
participar de corrupção
A falência, a insolvência civil, a dissolução da sociedade ou falecimento do contratado e, ainda, a alteração social que prejudique a execução de um contrato administrativo permitem que a Administração Pública pratique a:
extinção do contrato;
inexecução;
rescisão unilateral;
revisão;
impugnação.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Dom Cintra Fundação - 2010
Para atender a diferentes finalidades, a Administração Pública pode reivindicar bens através do instituto da desapropriação. Sobre o tema, é correto afirmar que:
qualquer juiz pode julgar e processar desapropriações;
é possível a desapropriação de bens de qualquer ente estatal, por qualquer ente estatal;
nas ações de desapropriação, os juros compensatórios incidentes após a Medida Provisória n. 1.577, de 11/06/1997, devem ser fixados em 12% ao ano até 13/09/2001 e, a partir de então, em 6% ao ano, na forma da Súmula n. 618 do Supremo Tribunal Federal;
além da Administração Pública, a desapropriação pode ser promovida por empresas concessionárias de serviço público;
é vedada a desapropriação, pelos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios de ações, cotas e direitos representativos do capital de instituições e empresas cujo funcionamento dependa de autorização do Governo Federal e se subordine à sua fiscalização, salvo mediante prévia autorização, por lei.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Dom Cintra Fundação - 2010
Uma das formas de intervenção do Estado na propriedade privada que atende à proteção do patrimônio histórico-cultural é o tombamento. Sobre o tema, é correto afirmar que:
o tombamento pode ter por objeto obras de origem estrangeira;
se atinge bens públicos, o tombamento só pode ser de ofício;
para o tombamento se tornar definitivo, é prescindível a transcrição do ato de tombamento no Registro Geral de Imóveis, se bem imóvel;
gera efeitos somente para o proprietário do bem tombado;
os Municípios, por terem atribuição constitucional de proteger o patrimônio histórico-cultural, têm competência legislativa para suplementar a legislação federal acerca de tombamento, no que couber.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Dom Cintra Fundação - 2010
A desapropriação por descumprimento da função social da propriedade urbana é da competência:
exclusiva dos Municípios;
dos Estados e dos Municípios;
dos Estados ou dos Municípios;
de qualquer ente federado;
dos Estados.
O cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços compreende um aspecto do(a):
administração por objetivos;
verificação da legalidade;
auditoria governamental;
fiscalização do Ministério Público;
controle da execução orçamentária.
Entre as pessoas públicas e as pessoas privadas que compõem a Administração Indireta do Estado:
a diferença principal está em, nestas, sempre há vinculação; naquelas, só discricionariedade;
não há quaisquer diferenças;
a diferença principal está em que, naquelas, sempre há vinculação; nestas, só discricionariedade;
a diferença principal está nas prerrogativas, mas não nas restrições próprias do regime jurídico-administrativo;
a diferença principal está nas prerrogativas e restrições próprias do regime jurídico-administrativo.
O concursando Anésio mostrou-se interessado em se inscrever no concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sem saber quais eram os requisitos básicos para investidura em cargo público. Consultou a Lei 8.112, de 11/12/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das fundações públicas federais e descobriu que, conforme o art.º 5 da referida Lei, a idade exigida é:
mínima de vinte e um anos;
mínima de dezoito anos;
mínima de dezesseis anos;
máxima de sessenta anos;
máxima de sessenta e cinco anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...