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A Prefeitura Municipal de Recife pretende contratar uma empresa para realização de uma obra de engenharia na cidade. O valor do contrato está estabelecido em R$ 10.000,00. Neste caso,
No que se refere à autorização de serviço público, é correto afirmar:
Trata-se de ato precário, podendo, portanto, ser revogado a qualquer momento, por motivo de interesse público.
Trata-se de ato unilateral, sempre vinculado, pelo qual o Poder Público delega a execução de um serviço público de sua titularidade, para que o particular o execute predominantemente em seu próprio benefício.
O serviço é executado em nome do autorizatário, por sua conta e risco, sem fiscalização do Poder Público.
Trata-se de ato unilateral, discricionário, porém não precário, pelo qual o Poder Público delega a execução de um serviço público, para que o particular o execute predominantemente em benefício do Poder Público.
Trata-se de ato que depende de licitação, pois há viabilidade de competição.
O Jurista José dos Santos Carvalho Filho apresenta o seguinte conceito para um dos princípios dos serviços públicos: Significa de um lado, que os serviços públicos devem ser prestados com a maior amplitude possível, vale dizer, deve beneficiar o maior número de indivíduos. Mas é preciso dar relevo também ao outro sentido, que é o de serem eles prestados, sem discriminação entre os beneficiários, quando tenham estes as mesmas condições técnicas e jurídicas para a fruição. Trata-se do princípio da
modicidade.
continuidade.
eficiência.
generalidade.
atualidade.
Entende-se por permissão de serviço público a
expedição de ato unilateral, discricionário e precário, em favor de pessoa jurídica ou física que comprove formalmente perante o poder concedente, a sua plena capacidade para a prestação do serviço.
transferência através de contrato por prazo determinado e prévia licitação, na modalidade concorrência, celebrado pelo poder concedente com a pessoa jurídica ou consórcio de empresas, que tenha demonstrado capacidade para a sua prestação, por sua conta e risco.
outorga mediante ato unilateral e precário, expedido pelo poder público à pessoa física ou jurídica que tenha demonstrado no decorrer do procedimento licitatório, capacidade para a prestação do serviço, por sua conta e risco.
contratação mediante ato administrativo discricionário e precário, sem necessidade de realização do certame licitatório, de pessoa jurídica que comprove plena capacidade para a execução do serviço.
delegação a título precário, mediante contrato de adesão e prévia licitação, objetivando a prestação de serviço público, formalizado entre o poder público e a pessoa física ou jurídica que tenha demonstrado, no procedimento licitatório, capacidade para a sua prestação.
Para os fins da Lei no 8.112/90, o servidor público federal investido em cargo em comissão de órgão ou entidade diversa da de sua lotação, receberá a remuneração do órgão
cedente, quando a cessão for exclusivamente, para órgão ou entidade do Distrito Federal.
ou entidade cessionária quando a cessão for para órgãos dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
cessionário dos Estados, exclusivamente, quando a cessão for por prazo superior a 90 (noventa) dias.
cedente, devendo os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, na condição de cessionários, ressarcirem os cofres da entidade cedente ao término da cessão.
cedente, desde que essa condição esteja prevista no respectivo ato e a cessão seja exclusivamente para órgão ou entidade do Distrito Federal.
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Da sindicância poderá resultar a aplicação das seguintes penalidades:
advertência ou suspensão de até trinta dias.
censura ou suspensão de até quarenta e cinco dias.
suspensão de até quarenta e cinco dias ou demissão.
destituição de cargo em comissão ou suspensão por até sessenta dias.
advertência ou destituição de cargo em comissão.
Constatada a irregularidade na prática de ato concessório de vantagem pecuniária a servidor público, a Administração
A permissão de serviço público
tem por objeto a execução de serviço público, razão pela qual a titularidade do serviço fica com o permissionário.
é formalizada mediante contrato de adesão, precário e revogável unilateralmente pelo poder concedente.
pressupõe que o serviço seja executado pelo permissionário, todavia, a responsabilidade por sua execução pertence a ele e ao poder concedente.
não pode ser alterada a qualquer momento pela Administração.
independe de licitação, ao contrário do que ocorre na concessão de serviço público.
Em contratos administrativos regidos pela Lei no 8.666/93,
NÃO constitui característica da concessão de serviço público:
delegação contratual da execução do serviço.
necessidade de licitação.
responsabilidade subjetiva do concessionário.
permanecer o Poder Público sempre com a titularidade do serviço.
contratação intuitu personae.
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