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NÃO é considerada característica da sociedade de economia mista
a criação independente de lei específica autorizadora.
a personalidade jurídica de direito privado.
a sujeição a controle estatal.
a vinculação obrigatória aos fins definidos em lei.
o desempenho de atividade de natureza econômica.
A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida, mediante controle externo, pelo
Ministro da Justiça.
Advogado Geral da União.
Chefe da Casa Civil.
Supremo Tribunal Federal.
Congresso Nacional.
Considere a seguinte hipótese: o município desapropria um imóvel de propriedade de desafeto do Chefe do Executivo com o fim predeterminado de prejudicá-lo. O exemplo narrado
caracteriza hipótese de vício no objeto do ato administrativo.
corresponde a vício de forma do ato administrativo.
corresponde a vício no motivo do ato administrativo.
corresponde a desvio de finalidade.
não caracteriza qualquer vício nos requisitos dos atos administrativos, haja vista a competência discricionária do Poder Público.
A ação ou omissão do Poder Público que, incidindo direta e especificamente sobre o contrato, retarda ou impede sua execução, como por exemplo, quando a Administração deixa de entregar o local da obra ou serviço, denomina-se
estado de perigo.
fato do príncipe.
caso fortuito.
força maior.
fato da Administração.
O regimento é ato administrativo
ordinatório.
normativo.
enunciativo.
negocial.
punitivo.
NÃO é característica da sociedade de economia mista:
criação autorizada por lei.
personalidade jurídica de direito privado.
derrogação parcial do regime de direito privado por normas de direito público.
estruturação sob qualquer forma societária admitida em direito.
desempenho de atividade econômica.
De acordo com o que preceitua a Lei no 8.666/1993, que trata de licitações e contratos na Administração Pública, é correto concluir:
As obras e os serviços somente poderão ser licitados, quando autorizados, mesmo que não existam recursos financeiros alocados para tal fim.
Para facilitar o processo licitatório, é importante convidar o autor do projeto para participar indiretamente da licitação e da execução de obra ou serviço.
Existindo o projeto básico, não é necessário a elaboração de orçamento detalhado em planilha que expresse a composição de todos os seus custos unitários.
As licitações para execução de obras e prestação de serviços obedecerão à seguinte sequência: I − Projeto Básico; II − Projeto Executivo e III − Execução das obras e serviços.
No objeto da licitação deve ser incluída a forma de obtenção de recursos financeiros para a sua execução, qualquer que seja a sua origem, principalmente nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da lei específica.
São características das autarquias e fundações públicas:
Processo especial de execução para os pagamentos por elas devidos, em virtude de sentença judicial; Impenhorabilidade dos seus bens.
Imunidade tributária relativa aos impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços vinculados às suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes; Prazos simples em juízo.
Presunção de veracidade, imperatividade e executoriedade dos seus atos; Não sujeição ao controle administrativo.
Prazos dilatados em juízo; Penhorabilidade dos seus bens.
Processo de execução regido pelas normas aplicáveis aos entes privados; Imunidade tributária relativa aos impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços vinculados às suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes.
Nos termos da Lei no 8.666/1993, quando permitida na licitação a participação de empresas em consórcio, observarse- á a seguinte norma, dentre outras:
indicação da empresa responsável pelo consórcio, que deverá atender às condições de liderança, obrigatoriamente fixadas no edital.
comprovação do compromisso, obrigatoriamente público, de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados.
impedimento, para efeito de qualificação técnica, de serem somados os quantitativos de cada consorciado.
impedimento de participação de empresa consorciada, na mesma licitação, através de mais de um consórcio, podendo, no entanto, assim o fazer de forma isolada.
responsabilidade subsidiária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio, tanto na fase de licitação quanto na de execução do contrato.
Com relação à dispensa de licitação, considere as afirmativas abaixo:
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I, II, III e IV.
II e IV.
I, II e V.
III, IV e V.
I, III, IV e V.
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