Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a concessão de serviços públicos:

  • A. Incumbe à concessionária a execução do serviço concedido, cabendo-lhe responder pelos prejuízos causados ao poder concedente, aos usuários ou a terceiros, mas a fiscalização exercida pelo órgão competente exclui essa responsabilidade.
  • B.

    É possível concessão de serviço público, ainda que se trate de serviço cuja titularidade não pertença ao Estado.

  • C.

    Poderá o poder concedente prever, em favor da concessionária, no edital de licitação, a possibilidade de outras fontes provenientes de receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas.

  • D.

    O poder concedente, no exercício da fiscalização, não poderá acessar dados relativos à administração, contabilidade e recursos financeiros da concessionária.

  • E.

    A responsabilidade da concessionária − por se tratar de pessoa jurídica de direito privado −, pelos prejuízos causados aos usuários do serviço público é subjetiva.

A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, denomina-se

  • A. tomada de preço.
  • B. concorrência.
  • C. convite.
  • D. concurso.
  • E. leilão.

Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente mediante a avaliação dos bens alienáveis, comprovação da necessidade ou utilidade da alienação e a adoção de procedimento licitatório, sob a modalidade de

  • A. tomada de preço ou convite.
  • B. concorrência ou convite.
  • C. tomada de preço ou leilão.
  • D. concorrência ou tomada de preço.
  • E. concorrência ou leilão.

O regime jurídico das empresas públicas e sociedades de economia mista que desempenham atividade econômica em sentido estrito estabelece que

  • A.

    seus bens são considerados de natureza pública, motivo pelo qual não estão sujeitos à constrição judicial.

  • B.

    a remuneração de seus agentes não está sujeita ao teto constitucional, a menos que a entidade receba recursos orçamentários para pagamento de despesa de pessoal ou de custeio em geral.

  • C.

    essas entidades devem assumir necessariamente a forma de sociedade anônima.

  • D.

    a licitação e a contratação de obras, serviços, compras e alienações não precisam observar os princípios da Administração Pública.

  • E.

    a nomeação de seus dirigentes deve se dar na forma de seu estatuto social, podendo a lei condicionar tal nomeação à ratificação pelo Poder Legislativo.

Dentre outras características, distingue-se a autarquia das empresas estatais em razão de a primeira

  • A.

    submeter-se a processo especial de execução, ainda que também não goze de imunidade tributária.

  • B.

    gozar de imunidade tributária, embora seus bens também não sejam protegidos pela impenhorabilidade e pela imprescritibilidade.

  • C.

    poder editar atos dotados de imperatividade e executoriedade, enquanto as estatais são regidas pelo regime jurídico de direito privado.

  • D.

    integrar a administração direta, embora não goze de juízo privativo, enquanto as empresas estatais fazem parte da administração indireta.

  • E.

    ser criada por lei, enquanto as empresas estatais podem ser constituídas por decreto.

A revogação do ato administrativo

  • A.

    insere-se na esfera do poder discricionário da Administração Pública.

  • B.

    opera efeitos ex tunc, isto é, a partir da vigência do ato revogatório.

  • C.

    pode ocorrer mesmo que o ato administrativo já se tenha exaurido.

  • D.

    emanado do Poder Legislativo pode ser feita pelo Poder Judiciário, se houver provocação do interessado.

  • E.

    nunca gera direito à indenização.

A delegação de atribuições de uma autoridade administrativa para outra

  • A.

    é uma forma de renúncia dos poderes e atribuições do cargo.

  • B.

    é prática vedada pelo princípio da indisponibilidade do interesse público.

  • C.

    pode ser realizada de forma tácita.

  • D.

    pode alcançar qualquer espécie de atribuição.

  • E.

    é revogável a qualquer momento pela autoridade delegante.

Em todo e qualquer ato administrativo pode-se observar a presença do seguinte atributo:

  • A.

    imperatividade.

  • B.

    autoexecutoriedade.

  • C.

    coercibilidade.

  • D.

    presunção de legitimidade.

  • E.

    retratabilidade.

Nos atos e processos administrativos, a publicidade é a regra; o sigilo, a exceção. NÃO estão sujeitos à proteção do sigilo

  • A.

    os valores de remuneração dos cargos públicos.

  • B.

    os documentos fiscais do contribuinte, em processo de apuração de ilícitos administrativos.

  • C.

    as informações de prontuário médico de servidor público.

  • D.

    as propostas iniciais dos licitantes, no pregão, até a abertura da sessão pública da licitação.

  • E.

    os dados de identificação funcional dos agentes da ABIN – Agência Brasileira de Inteligência.

O Município instaurou processo administrativo contra determinado cidadão para cobrança de multa. Recusa-se o servidor municipal a conceder vista dos autos ao cidadão, que desconhece os motivos da autuação. A atitude do servidor é

  • A.

    constitucional, uma vez que o Poder Público pode se recusar a prestar informações sobre processos administrativos, devendo o cidadão aguardar a fase judicial para obter vista dos autos.

  • B.

    constitucional, uma vez que o processo administrativo deve correr em sigilo, resguardando-se o direito de defesa do administrado na fase judicial.

  • C.

    inconstitucional, na medida em que o administrado pode, após a decisão administrativa final, obter vista do processo administrativo.

  • D.

    inconstitucional, na medida em que a concessão de vista está abrangida pelos princípios do contraditório e da ampla defesa, assegurados ao administrado no processo administrativo.

  • E.

    constitucional, cabendo ao administrado exercer seu direito de obtenção de certidão ao final do processo administrativo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...