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No Direito brasileiro, a revogação, pelo Poder Judiciário, de um ato administrativo discricionário praticado pelo Poder Executivo
só é possível se não afetar direitos adquiridos.
só é possível após esgotada a via administrativa.
só é possível se o ato não houver exaurido seus efeitos.
só é possível para atos de caráter normativo.
não é possível.
Conforme previsão da Lei nº 8.666/93, o autor do projeto, básico ou executivo, não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução da respectiva obra. O disposto nessa regra
não se aplica caso o autor do projeto seja pessoa jurídica.
não impede que o autor do projeto, pessoa jurídica, preste serviços de consultoria técnica ao futuro licitante ou executor da obra.
impede que a Administração contrate o autor do projeto para prestar-lhe o serviço de gerenciar a execução da obra.
não impede a licitação ou contratação de obra que inclua a elaboração de projeto executivo como encargo do contratado.
não se aplica caso o autor do projeto, pessoa física, comprove vínculo trabalhista anterior com o futuro licitante ou executor da obra.
Ao definir a organização da Administração Federal, o Decreto-Lei nº 200/67 determina que a execução das atividades da Administração deverá ser amplamente descentralizada e que tal descentralização ocorra em alguns planos. NÃO é exemplo desse princípio de descentralização
a concessão de atividades da Administração para entes privados.
a distinção entre o nível de execução e o nível de direção, dentro dos quadros da Administração.
a descentralização mediante convênio das atividades da Administração Federal para a Administração das entidades federadas.
a transferência, mediante lei ordinária, de competências constitucionais da União para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
a descentralização de atividades da Administração para a órbita privada mediante contratos.
Nos termos da Constituição Federal, uma empresa pública que explore atividade econômica deve se sujeitar ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Uma empresa como essa
sujeita-se à execução de suas dívidas mediante o sistema de precatórios.
pode criar suas subsidiárias independentemente de autorização legislativa.
está dispensada da realização de concurso público para contratação de seu pessoal.
está sujeita à regra da licitação para suas contratações de obras, serviços, compras e alienações.
pode ser instituída independentemente de autorização legislativa.
A nomeação para cargo em comissão
depende de prévia aprovação em concurso público e o servidor somente pode ser exonerado mediante regular processo administrativo.
depende de prévia aprovação em concurso público e o servidor pode ser livremente exonerado pela Administração Pública.
independe de aprovação em concurso público e o servidor pode ser livremente exonerado pela Administração Pública a qualquer tempo.
independe de aprovação em concurso público e o servidor somente pode ser exonerado pela Administração Pública mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.
independe de aprovação em concurso público e o servidor somente pode ser exonerado pela Administração Pública antes de adquirir estabilidade.
Caso um indivíduo, que tenha sido nomeado para cargo de provimento efetivo, sujeito à Lei nº 8.112/90, não tome posse no prazo legalmente fixado,
o ato de provimento deverá ser tornado sem efeito.
esse indivíduo deverá ser suspenso.
esse indivíduo deverá ser exonerado.
esse indivíduo deverá ser demitido.
o cargo deverá ser extinto.
Nos termos da Lei nº 8.112/90, para que o servidor ingressante faça jus a férias terá de observar, como primeiro período aquisitivo,
14 meses de exercício.
12 meses de exercício.
12 meses a contar da posse.
14 meses a contar da nomeação.
12 meses a contar da posse ou 14 meses a contar da nomeação, o que ocorrer primeiro.
O rol de cláusulas necessárias em todo contrato, previsto na Lei nº 8.666/93, NÃO inclui cláusula que preveja
o prazo de vigência do contrato, seja ele determinado ou indeterminado.
os critérios, data-base e periodicidade de reajustamento de preços.
os casos de rescisão.
o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
a vinculação ao instrumento convocatório da licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu e à proposta do licitante vencedor.
Se um mesmo ato é considerado simultaneamente um ilícito civil, penal e administrativo, o servidor público federal que o praticou poderá receber
as três sanções: civil, penal e administrativa, que podem ser acumuladas e são independentes entre si.
apenas uma sanção, que é a do processo que terminar primeiro, seja ele o civil, o penal, ou o administrativo.
apenas uma sanção, que é a civil.
apenas uma sanção, que é a penal.
apenas uma sanção, que é a administrativa.
A motivação dos atos administrativos é apontada pela doutrina como elemento fundamental para o controle de sua legalidade. A Constituição Federal, por sua vez, previu expressamente a motivação
entre os princípios arrolados para toda a Administração Pública.
entre os princípios arrolados para toda a Administração Pública Direta, não se referindo à Indireta.
entre os princípios arrolados para toda a Administração Pública Indireta, não se referindo à Direta.
como necessária em todas as decisões administrativas dos Tribunais.
como necessária em todas as decisões políticas do Congresso Nacional.
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