Questões de Direito Administrativo da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Para a habilitação nas licitações, prevista por texto legal na Lei 8.666/93, exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:

  • A.

    habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal;

  • B.

    situação de direito, capacitação operacional, comprovação de liquidez e declarações oficiais;

  • C.

    identificação, declaração profissional, últimas demonstrações contábeis e regularidade tributária;

  • D.

    qualificação, inscrição profissional, extratos bancários e declarações oficiais de "nada consta";

  • E.

    registros oficiais, comprovação operacional, capacidade econômica e prova de quitação oficial.

A revogação do ato administrativo opera:

  • A.

    ex tunc;

  • B.

    ex nunc;

  • C.

    para o passado;

  • D.

    no presente quando existe vício insanável;

  • E.

    por motivo de ilegalidade.

O artigo 22 da Lei 8.666/93 define, taxativamente, que "é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto". A definição transcrita refere-se, por texto legal, a:

  • A.

    leilão;

  • B.

    concurso;

  • C.

    convite;

  • D.

    tomada de preço;

  • E.

    concorrência

O ato que não está apto a produzir efeitos jurídicos, porque não completou o seu ciclo de formação é o ato:

  • A.

    pendente;

  • B.

    enunciativo;

  • C.

    declaratório;

  • D.

    imperfeito;

  • E.

    simples.

O Artigo 22 da Lei 8.666/93 define, taxativamente, que "é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação", a modalidade de licitação denominada:

  • A.

    leilão;

  • B.

    concurso;

  • C.

    convite;

  • D.

    tomada de preços;

  • E.

    concorrência.

Das assertivas abaixo, sobre a responsabilidade das pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado, pode-se considerar como absolutamente correta a que se encontra na opção:

  • A.

    As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  • B.

    As pessoas jurídicas de direito público bem como as de direito privado prestadoras de serviços públicos ou privados responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  • C.

    As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de culpa.

  • D.

    As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo.

  • E.

    As pessoas jurídicas de direito público bem como as de direito privado prestadoras de serviços públicos ou privados responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável no caso de improbidade.

Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, o ato administrativo: I - é perfeito quando esgotadas as fases necessárias à sua produção; II - é valido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigências do sistema normativo; III - é eficaz quando está disponível para a produção de seus efeitos próprios, ou seja, quando o desencadear de seus efeitos típicos não se encontra dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade. Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

  • A.

    I e II estão corretas;

  • B.

    II e III estão corretas;

  • C.

    I, II e III estão corretas;

  • D.

    I e III estão corretas;

  • E.

    apenas III está correta.

Admitindo-se o critério de classificação dos atos administrativos entre discricionários e vinculados, a opção que contém somente atos vinculados é:

  • A.

    autorização para porte de arma e admissão;

  • B.

    licença para construir e autorização para porte de arma;

  • C.

    admissão e licença para construir;

  • D.

    admissão e aprovação;

  • E.

    autorização para porte de arma e aprovação.

O ato administrativo que cria nova situação jurídica individual para seus destinatários em relação à Administração chama-se:

  • A.

    alienativo;

  • B.

    constitutivo;

  • C.

    modificativo;

  • D.

    declaratório;

  • E.

    extensivo.

A Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, realizou inspeção em abatedouro de bovinos para comércio interestadual, descobrindo graves irregularidades em suas condições de higiene. Ante o quadro do local e cumpridos os procedimentos legais, a autoridade administrativa decidiu interditar o estabelecimento, independentemente de ordem judicial, até que as deficiências fossem sanadas. Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, o atributo que caracteriza esse ato administrativo de interdição é:

  • A. a executoriedade;
  • B. a imperatividade;
  • C. a exigibilidade;
  • D. a presunção de validade;
  • E. o poder de polícia.
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