Lista completa de Questões de Direito Civil do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa correta
Todo contrato possui cláusula resolutiva tácita, que tem eficácia plena a partir da comunicação judicial ou extrajudicial por escrito ao inadimplente.
Todo contrato possui cláusula resolutiva tácita, que tem eficácia plena a partir da comunicação extrajudicial por escrito ao inadimplente.
O contrato de compra e venda de pai (alienante) a filho (adquirente) sem a anuência dos demais filhos e do cônjuge do alienante não se encontra inquinado de anulabilidade.
Na compra e venda a contento, a mera assinatura do contrato não transmite o direito de propriedade do bem, mas apenas tradição, ainda antes que o adquirente manifeste o seu agrado.
O valor da cominação imposta na cláusula penal poderá exceder o da obrigação principal, mas está sujeito a redução eqüitativa se a obrigação principal tiver sido parcialmente cumprida.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em dezembro de 2004, Alfredo, desejoso de aposentar-se logo e passar a morar em um sítio, assinou uma promessa de compra e venda de imóvel com Jorge, proprietário do mesmo. Entretanto Jorge, sem saber Alfredo, ao tempo da assinatura do contrato já era interditado por sentença transitada em julgado, que declarou-lhe incapacidade absoluta para a prática dos atos da vida civil. Doze anos depois, ao tomar conhecimento do fato, Alfredo propõe uma ação de usucapião contra o promissárioalienante. É correto afirmar que:
Alfredo é titular de posse da usucapionem, devendo, por isso, o Juiz reconhecer a aquisição da propriedade por Alfredo, já que é possuidor a justo título e com boa-fé, tendo decorrido o prazo legal para aquisição do referido bem pela modalidade suscitada.
mesmo sendo Jorge absolutamente incapaz ao tempo da assinatura do contrato, a promessa de compra e venda é válida, pois Alfredo não tomara conhecimento do conteúdo da sentença nem do seu trânsito em julgado.
a promessa de compra e venda em questão é ato jurídico stricto sensu anulável.
a promessa de compra e venda em questão é ato jurídico stricto sensu ineficaz.
apesar de sua posse ser exercida com animus domini, a aquisição do sobredito bem é impossível, pois não corre prescrição contra os absolutamente incapazes.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa correta:
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a nulidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a mera ineficácia do negócio jurídico que lhe deu origem em relação a terceiros de boa-fé.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a inexistência do negócio jurídico que lhe deu origem em relação a terceiros de boa-fé.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, não implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a anulabilidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
Sobre o Título Fatos Jurídicos, podemos afirmar que
é anulável o negócio jurídico, quando o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito
não comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.
o juiz não pode suprir, de ofício, a alegação de prescrição, ainda que seja para favorecer o absolutamente incapaz.
os prazos de prescrição podem ser alterados por acordo das partes
quando a ação se originar de fato que deva ser apurado no juízo criminal, não correrá a prescrição antes da respectiva sentença definitiva.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Marque a alternativa correta.
É anulável o negócio jurídico simulado.
É nulo o negócio jurídico por vício resultante de dolo.
É nulo o negócio jurídico por incapacidade relativa do agente.
É nulo o negócio jurídico quando o seu objeto for indeterminável.
É anulável o negócio jurídico em que seja preterida alguma solenidade que a lei considere essencial.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com relação aos negócios jurídicos, assinale a alternativa verdadeira.
O termo inicial suspende a aquisição do direito.
O encargo suspende a aquisição e o exercício do direito.
As condições contraditórias invalidam os negócios jurídicos.
O encargo suspende a aquisição, mas não o exercício do direito.
Termo é a cláusula que subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.
Haverá nulidade absoluta, quando o negócio jurídico for
realizado em estado de perigo.
praticado por agente absoluta ou relativamente incapaz.
realizado em fraude à lei imperativa ou em fraude contra credores.
simulado, entretanto, a lei não veda o negócio fiduciário.
eivado de erro de Direito.
Não se considera ilícito, mas acarreta a obrigação de o agente indenizar o dano, o ato praticado
em estado de necessidade, salvo se a pessoa lesada for culpada do perigo.
com abuso de direito, por exceder manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social.
em legítima defesa.
no exercício regular de um direito reconhecido.
sem culpa do agente, desde que ocasionado dano, porque a lei vigente reconhece, em qualquer circunstância, a responsabilidade civil objetiva.
Assinale a opção correta.
Na condição suspensiva, a ocorrência do acontecimento futuro e incerto produz efeitos ex nunc.
Sobrevindo a condição resolutiva, extingue-se o direito que a ela se opõe.
Enquanto não ocorrer o fato previsto como condição resolutiva aposta no contrato o negócio jurídico não operará efeitos.
Pendente a condição resolutiva não haverá direito adquirido, mas expectativa de direito ou direito eventual.
A condição suspensiva subordina a eficácia do negócio a um evento futuro e certo.
Assinale a opção correta.
Na simulação relativa a declaração enganosa da vontade exprime um negócio jurídico bilateral ou unilateral, mas não há intenção de realizar o negócio.
Na simulação absoluta há intencional desacordo entre a vontade interna e a externa.
A simulação oculta ao conhecimento de outrem uma situação existente.
É válido o ato jurídico dissimulado se válido for na forma e na substância.
A dissimulação provoca falsa crença num estado não real.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...