Lista completa de Questões de Direito Civil do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aponte a opção correta.
O costume contra legem é o que se forma em sentido contrário ao da lei, mas não seria o caso de consuetudo abrogatoria, implicitamente revogatória das disposições legais, nem da desuetudo, que produz a não-aplicação da lei, uma vez que a norma legal passa a ser letra morta.
A analogia juris estriba-se num conjunto de normas para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso concreto não previsto, mas similar
Os princípios gerais de direito não são normas de valor genérico, nem orientam a compreensão do direito, em sua aplicação e integração.
São condições para a vigência do costume sua continuidade, diuturnidade e não-obrigatoriedade.
Não há possibilidade de existirem, no ordenamento jurídico, princípios e normas latentes capazes de solucionar situações não previstas, expressamente, pelo legislador.
Na lacuna da lei, o juiz
No que tange à Lei de Introdução ao Código Civil, analise os seguintes itens:
I- A lei entra em vigor no território nacional e no exterior em quarenta e cinco dias após sua promulgação e na data de sua publicação se o legislador assim determinar.
II- Todas as espécies legislativas, inclusive as de natureza temporária e excepcional, vigem até sua revogação por lei posterior editada com essa finalidade.
III- A presunção legal de conhecimento da lei vigente é absoluta, não se concebendo a argüição de seu desconhecimento para eximir-se de cumpri-la.
IV- A lei não retroagirá para atingir o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido.
Assinale a afirmativa incorreta:
Os itens I, II e III estão incorretos.
Os itens III e IV estão corretos.
O item IV está correto e o item II está incorreto.
O item I está incorreto e o item III está correto.
Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da Lei de Introdução do Código Civil, assinale a opção incorreta.
O crédito, uma vez penhorado, não pode mais ser transferido pelo credor que tiver conhecimento da penhora,
e o devedor que o pagar, se tiver sido notificado dela, responde pela dívida do executado, ainda que superior ao crédito penhorado.
e o devedor que o pagar, ainda que não tenha conhecimento da penhora, fica obrigado a depositar em Juízo outro tanto, equivalente ao que pagou, para substituir a garantia da execução.
mas o devedor que o pagar, mesmo notificado dela, fica exonerado, desde que o credor não seja insolvável.
mas o devedor que o pagar, não tendo notificação dela, fica exonerado, subsistindo somente contra o credor os direitos de terceiro.
contudo não há qualquer sanção para o devedor ainda que tenha tido conhecimento da penhora, se pagá-lo ao cessionário, sendo a responsabilidade exclusivamente deste.
A respeito da cessão de crédito, é correto afirmar que
De acordo com o Código Civil brasileiro, com relação à Assunção de Dívida, é correto afirmar:
Com relação à cessão de crédito é correto afirmar:
Direito Civil - Transmissão das Obrigações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no direito das obrigações, julgue os itens que se seguem
A cessão de crédito consiste em um negócio jurídico oneroso, pactuado com propósito de lucro, por meio do qual o credor transmite o seu crédito a um terceiro, extinguindose a obrigação primitiva e surgindo nova relação obrigacional entre o cessionário e o devedor. O devedor não precisa autorizar a cessão, no entanto, deverá ser notificado para que essa tenha eficácia jurídica.
Quanto ao estabelecimento, é correto afirmar:
o contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou o arrendamento do estabelecimento produz efeitos quanto a terceiros a partir da data de sua assinatura.
a transferência importa a sub-rogação do adquirente nos contratos estipulados para a exploração do estabelecimento, impedindo terceiros de rescindir o contrato pelo prazo de 90 dias a contar da publicação da transferência.
é vedada a transferência do estabelecimento se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo.
a cessão dos créditos referentes ao estabelecimento transferido somente produzirá efeito em relação aos respectivos devedores com o consentimento expresso ou tácito destes.
o alienante do estabelecimento continuará responsável, solidariamente, pelo prazo de um ano, contado da publicação do contrato de transferência, quanto aos créditos vencidos, e, quanto aos vincendos, por igual lapso temporal, a partir da data de vencimento do título correspondente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...