Lista completa de Questões de Direito Civil do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Civil - DO DIREITO DE EMPRESA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao direito empresarial, julgue os itens seguintes.
I A regra, no sistema jurídico brasileiro, é a da divisão patrimonial entre sócio e empresa. No entanto, em termos de obrigação tributária, o sócio-gerente pode ser responsabilizado pessoalmente, bastando a constatação de inadimplemento tributário da empresa.
II O processo e o julgamento das causas em que são partes instituições financeiras em regime de liquidação extrajudicial competem à justiça estadual, a menos que a União, suas entidades autárquicas ou suas empresas públicas sejam interessadas, na condição de autoras, rés, assistentes ou opoentes.
III As juntas comercias são órgãos federais.
Assinale a opção correta.
Apenas um item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Direito Civil - DO DIREITO DE EMPRESA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de aspectos diversos do direito civil e do direito empresarial, assinale a opção incorreta.
Encontra-se já sedimentado na jurisprudência do STJ que, nos contratos garantidos por alienação fiduciária, não há depósito típico, razão pela qual não há que se falar em imposição de prisão civil, possibilidade presente apenas para o devedor de pensão alimentícia.
Nos contratos de leasing, caso conste cláusula resolutiva expressa, não se exige a notificação prévia do arrendatário para que o contrato seja considerado em mora.
Os contratos de colaboração empresarial são aqueles que se definem por uma obrigação particular, em que um dos contratantes (o colaborador) assume, em relação aos produtos ou serviços do outro (o fornecedor), a criação ou ampliação do mercado.
De acordo com a jurisprudência, as administradoras de cartões de crédito são consideradas instituições financeiras.
A bandeira de um país não é registrável como uma marca.
Direito Civil - DO DIREITO DE EMPRESA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com o sistema jurídico brasileiro,
é permitido ao magistrado exercer atividade empresária.
é facultativa a inscrição de empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de suas atividades empresárias.
em regra, quem exerce profissão intelectual é considerado empresário.
quem é impedido de exercer a atividade empresária, caso a exerça, não responderá pelas obrigações que contrair.
marido e mulher podem contratar, entre si, sociedade empresária desde que não sejam casados sob o regime de comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória de bens.
Direito Civil - DO DIREITO DE EMPRESA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do direito da empresa, julgue os itens a seguir.
Considere que antes do início de sua atividade, determinado empresário procedeu à inscrição no registro público de empresas mercantis da respectiva sede, situada no estado do Espírito Santo. Após dois anos de atividade, e considerando o crescimento da empresa, decidiu abrir filial no estado de São Paulo. Nessa situação, o empresário não precisa inscrever-se junto ao registro público da nova jurisdição, bastando, para a abertura de filial, a prova da inscrição originária.
Direito Civil - DO DIREITO DE EMPRESA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do direito da empresa, julgue os itens a seguir.
Segundo a lei civil, o nome empresarial não pode ser objeto de alienação.
Direito Civil - DO DIREITO DE EMPRESA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do direito da empresa, julgue os itens a seguir.
Suponha que João, empresário casado como Maria em regime de comunhão universal de bens, procedeu a venda de bem imóvel integrante do patrimônio da empresa, sem a autorização da esposa. Nessa situação, a alienação é válida, porquanto não há a necessidade de outorga conjugal para dispor de bens que integrem o patrimônio da empresa.
Assinale a alternativa correta.
O empresário que instituir sucursal, filial ou agência, em lugar sujeito à jurisdição de outro Registro Público de Empresas Mercantis, estará dispensado de inscrevê-la, se fizer prova da inscrição originária.
Considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, impreterivelmente até 30 dias após o início de sua atividade.
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas, mas arcará com multa civil a ser paga a todos que com ele celebrarem negócios, desde que de boa-fé.
O Código Civil prevê a inscrição do empresário individual no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade. Esta inscrição é
facultativa como requisito de regularidade da condição de empresário.
obrigatória e é condição para a regularização da atividade de empresário.
obrigatória, gerando efeito constitutivo.
obrigatória e é condição para a caracterização da condição de empresário.
facultativa e é condição para a caracterização da condição de empresário.
São características da sociedade anônima:
limitação da responsabilidade pessoal dos acionistas, igualdade de tratamento entre os acionistas, e gestão profissional.
capital dividido em ações circuláveis, limitação da responsabilidade pessoal dos acionistas, e pagamento de dividendo mínimo por conta dos lucros apurados no exercício social.
impossibilidade de integralização do capital em bens ou serviços, dissociação entre propriedade acionária e gestão, e possibilidade de emissão de debêntures.
arquivamento dos atos constitutivos no Registro Público de Empresas, exigência de capital mínimo, e existência obrigatória do conselho de administração com poderes para eleger e destituir os diretores.
direito de voto na assembleia geral proporcional à participação no capital social, publicação das demonstrações financeiras na imprensa oficial, e garantia de participação dos acionistas minoritários na gestão da companhia.
São características necessárias para a identificação de um ativo Intangível
apresentar a possibilidade concreta de reconhecimento futuro e ser indivisível.
permitir a utilização de base confiável de controle, mesmo que a mensuração de seu custo não possa ser feita em bases fidedignas, e ter indivisibilidade patrimonial.
ser identificável, controlado e gerar benefícios econômicos futuros.
ter indivisibilidade patrimonial e financeira e utilização econômica limitada.
ter indivisibilidade patrimonial e não resultar de direitos contratuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...