Lista completa de Questões sobre Direito Pessoal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É anulável o casamento, EXCETO:
Acerca do casamento, julgue os itens que se sucedem. A sentença que autoriza a mudança do regime de bens vale como instrumento hábil à revogação do pacto antenupcial, passando a produzir efeitos a partir de seu trânsito em julgado.
Acerca do casamento, julgue os itens que se sucedem. É facultado ao casal judicialmente separado restabelecer a qualquer momento a sociedade conjugal, por meio de petição nos autos da separação judicial, desconstituindo, assim, os efeitos da sentença da separação litigiosa ou consensual, resguardando-se eventuais direitos de terceiros.
O casamento pode sofrer impedimentos, nulidades e anulabilidades. Julgue o item a seguir, relacionado aos aspectos médico-legais do casamento. Está impedido de casar o adotado com o filho do adotante. É nulo o casamento contraído pelo cônjuge sobrevivente com o condenado por tentativa de homicídio contra o consorte desse cônjuge sobrevivente. É anulável o casamento de quem não completou a idade mínima para casar e do incapaz de consentir ou manifestar.
A demanda concernente à separação judicial ou ao divórcio:
pode ser ajuizada na justiça estadual ou federal, nas hipóteses elencadas no art. 109 da Constituição Federal.
induz os efeitos da revelia, presumindo-se verdadeiros os fatos afirmados pelo autor, em face da ausência de contestação do réu.
está sujeita à intervenção do Ministério Público.
quando proposta pela mulher, deve ser intentada, necessariamente, no foro do domicílio do réu.
quando contém o pedido de divórcio direto, sujeita-se ao requisito da comprovação de separação de fato por mais de três anos.
Quanto ao instituto dos títulos de crédito, do direito de empresa e do direito falimentar, em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Em uma situação em que João, empresário, tenha decidido casar-se e tenha celebrado, com sua futura mulher, pacto pré-nupcial, este deverá ser arquivado e averbado no Registro Público de Empresas Mercantis.
É correto dizer em relação ao bem de família previsto no Código Civil e regulado pela Lei 8.009/90:
Cláudio e Maria, após três anos de casamento, separaram-se de fato. Permaneceram nessa situação durante seis meses, após os quais providenciaram a separação judicial. Quatro anos após a separação judicial, divorciaram-se. Considerando que havia uma relação de crédito entre os dois, cujo pagamento não foi efetuado, sendo que o vencimento da dívida se deu ainda na constância do casamento, pode-se dizer que o prazo prescricional:
nunca começou a correr;
transcorreu normalmente desde o vencimento da dívida;
teve seu início com a separação judicial do casal;
teve seu início com o divórcio do casal;
teve seu início um ano após a separação judicial do casal.
De acordo com o Código Civil brasileiro, far-se-á, em registro público, a averbação
da interdição por incapacidade absoluta ou relativa.
dos nascimentos, casamentos e óbitos.
da emancipação por outorga dos pais ou por sentença do juiz.
das sentenças que decretarem o divórcio.
da sentença declaratória de ausência e de morte presumida.
Impõem-se na atual vertente civil, as afirmativas em relação à sociedade conjugal:
I - Exige dos cônjuges a obrigação de concorrer, na proporção de seus bens e dos rendimentos do trabalho, para o sustento e educação da família;
II - Deve observar a dignidade humana e o dever de colaborar pelos cônjuges no âmbito familiar, na criação e educação dos filhos, salvo quando se tratar de concubinato;
III - Exige dos cônjuges a obrigação de colaborar no sustento econômico e educacional da família, mesmo havendo pacto antenupcial.
Apenas as afirmativas II e III são corretas
Todas as afirmativas são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas a afirmativa I é correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...