Lista completa de Questões sobre Pessoas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subsequentes, a respeito das pessoas naturais e jurídicas, e do domicílio.
O legatário detém legitimidade para requerer em juízo a sucessão provisória do ausente.
Julgue os itens subsequentes, a respeito das pessoas naturais e jurídicas, e do domicílio.
Os direitos da personalidade da pessoa são compreendidos pela ótica do direito privado, enquanto as liberdades públicas correspondem a imposições legais, em face da autorização expressa ou implícita conferida pelo Estado para assegurar o gozo e o exercício daqueles direitos.
Considerando que determinado grupo de pessoas constitua uma associação, assinale a opção correta.
Julgue os itens subsequentes, a respeito das pessoas naturais e jurídicas, e do domicílio.
A uma criança com dez anos de idade é conferida pelo ordenamento jurídico brasileiro a capacidade de gozo ou de aquisição de direitos ou obrigações.
Acerca de domicílio, segundo o direito civil, assinale a opção correta.
Com relação às regras sobre o domicílio, previstas no Código Civil Brasileiro, é correto afirmar que:
Sobre o instituto da ausência, previsto no Código Civil Brasileiro, assinale a alternativa correta.
A alteração de estatuto de uma fundação depende de que a reforma seja deliberada
por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação, mas se a alteração não houver sido aprovada por votação unânime, os administradores da fundação, ao submeterem o estatuto ao órgão do Ministério Público, requererão que se dê ciência à minoria vencida para impugnála, se quiser, em dez dias.
pela maioria absoluta dos competentes para gerir e representar a fundação e de que seja aprovada pelo órgão do Ministério Público, e, caso este a denegue, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado.
pela unanimidade dos competentes para gerir e representar a fundação, dependendo porém sua eficácia de aprovação pelo órgão do Ministério Público.
por três quartos dos competentes para gerir e representar a fundação, mas somente se a deliberação não for unânime deverá ser aprovada pelo órgão do Ministério Público, e, caso este a denegue, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado.
pela unanimidade dos competentes para gerir e representar a fundação, se a alteração contrariar o fim desta.
Acerca da personalidade e capacidade das pessoas naturais e jurídicas, assinale a opção correta.
No que respeita à capacidade de gozo ou de direito, as pessoas naturais absolutamente incapazes estão privadas da capacidade de adquirir direitos e obrigações na ordem civil.
A pessoa pródiga interditada, sem assistência do seu curador, não pode decidir sobre a fixação do seu domicílio.
As empresas públicas são dotadas de personalidade jurídica de direito público.
A pessoa maior de dezesseis e menor de dezoito anos poderá ser constituída mandatária.
Sobre o nome civil da pessoa natural é correto afirmar que
os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, salvo por requerimento expresso de ambos os genitores perante duas testemunhas ou mediante autorização judicial, ouvido o representante do Ministério Público.
o prenome é imutável, somente sendo admissível a sua substituição por apelidos públicos notórios.
será admitida a substituição do prenome em razão de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime, por determinação, em sentença, de Juiz competente, ouvido o Ministério Público.
até dois anos após ter atingido a maioridade civil, poderá o interessado, independentemente de motivação, e após a audiência do Ministério Público, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração, que será publicada pela imprensa.
poderá ser averbado no registro civil o nome abreviado usado como firma comercial, mas não em outra atividade profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...