Lista completa de Questões sobre TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Civil - TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
André, no dia de seu aniversário de 15 (quinze anos) de idade, ganhou uma bicicleta nova, presente de seus pais, porém, no mesmo dia, resolveu vendê-la a João, o qual é dono de uma revenda de bicicletas pelo preço de R$ 500,00 (quinhentos reais ), sabendo que o valor de mercado da bicicleta é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), esse ato praticado por André é:
Anulável.
Nulo.
Ato-condição.
Válido.
Somente pode ser anulado se André se arrepender do negócio firmado com João.
Direito Civil - TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale, entre as alternativa abaixo, a única que não torna nulo o negócio jurídico:
Celebrado por pessoa relativamente incapaz.
For ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto.
O motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito.
Não revestir a forma prescrita em lei.
For preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade.
Direito Civil - TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Analise as proposições abaixo:
I. Tem-se por ineficaz as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.
II. Subordinando-se a existência do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.
III. Ao titular do direito eventual, nos casos de condição suspensiva ou resolutiva, é vedado praticar os atos destinados a conservá-lo.
IV. Salvo disposição legal ou convencional em contrário, computam-se os prazos, excluído o dia do começo, e incluído o do vencimento.
Todas as proposições estão incorretas.
As proposições III e IV estão incorretas.
As proposições I, II e IV estão incorretas.
As proposições II e IV estão incorretas.
As proposições I, II e III estão incorretas.
Direito Civil - TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Analise as proposições abaixo:
I. É vedada, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.
II. É defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes, salvo por exigência médica.
III. O pseudônimo adotado para atividades ilícitas goza da proteção que se dá ao nome.
IV. Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer proteção à imagem o cônjuge, ascendentes, descendentes e colaterais.
Todas as proposições estão incorretas.
Apenas as proposições II e IV estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas a proposição I está correta.
Direito Civil - TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Sobre a prova no Direito Civil, assinale a alternativa correta:
I. A escritura pública, lavrada em notas de tabelião, é documento dotado de fé pública, fazendo prova plena.
II. Os traslados e as certidões considerar-se-ão instrumentos públicos, se os originais se houverem produzido em juízo como prova de algum ato.
III. A anuência ou a autorização de outrem, necessária à validade de um ato, provar-se-á do mesmo modo que este, e constará, sempre que se possa, do próprio instrumento.
IV. As presunções, que não as legais, não se admitem nos casos em que a lei exclui a prova testemunhal.
Todas as proposições estão corretas.
Nenhuma das proposições está correta.
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas as proposições III e IV estão corretas.
Apenas as proposições II e IV estão corretas.
Assinale a opção falsa.
Se, durante a vacatio legis, vier a norma a ser corrigida em seu texto, que contém erros substanciais, suscetíveis de modifi car parcial ou totalmente o seu sentido, ensejando nova publicação, o prazo nela mencionado para sua entrada em vigor ou, não o havendo, os prazos de 45 dias e 3 meses começam a correr da nova publicação.
O estatuto pessoal, no Brasil, baseia-se na lei do domicílio, que é o elemento de conexão indicativo da lei competente para reger conflitos de lei no espaço concernentes aos direitos de família.
O costume praeter legem, previsto no art. 4o da Lei de Introdução ao Código Civil, por revestir-se de caráter supletivo, supre a lei nos casos omissos.
Revogar é tornar sem efeito uma norma, retirando sua obrigatoriedade no todo, caso em que se tem a derrogação, ou em parte, hipótese em que se configura a ab-rogação.
Para a integração jurídica, em caso de lacuna, o juiz poderá fazer uso da analogia, do costume e dos princípios gerais de direito.
Segundo a Lei de Introdução ao Código Civil brasileiro,
salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país três meses depois de oficialmente publicada.
nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei federal inicia-se três meses depois de oficialmente promulgada, salvo disposição contrária.
a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.
salvo disposição em contrário, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
A respeito da capacidade de exercício, é correto afirmar:
O menor de dezoito anos é absolutamente incapaz, ao passo que a capacidade de exercício plena ocor re somente aos vinte e um anos.
Em relação às pessoas físicas, ocorre a partir do nascimento com vida, colocando-se a salvo os direitos dos nascituros desde a concepção.
Em relação às pessoas jurídicas, ocorre a partir do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
Para o maior de dezoito anos, pode ser afastada mediante ação de interdição, na qual se prove a total falta de discernimento do interditando, quer por doença, quer por mal congênito.
Consiste na aptidão para ter direitos e deveres na esfera civil.
Assinale a alternativa que se coaduna com o Código Civil brasileiro.
Tem domicílio necessário o absolutamente incapaz, o servidor público, o militar e o marítimo, apenas.
O domicílio necessário do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.
O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo, não admitindo o direito atualmente vigente a pluralidade de domicílios.
Consideram-se bens imóveis para os efeitos legais o direito à sucessão aberta e os direitos reais e as ações que os asseguram.
Os bens naturalmente divisíveis podem tornar-se indivisíveis por determinação da lei, mas não por vontade das partes.
São causas de anulabilidade do negócio jurídico:
a simulação e a lesão.
a fraude à execução e o estado de perigo.
a fraude à execução e o dolo, quando este for a sua causa.
o não revestimento de forma prescrita em lei.
a coação e fraude contra credores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...