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É inconstitucional a instituição de imposto cuja arrecadação se destine a atender exclusivamente despesas com ações e serviços públicos de saúde, em face do princípio orçamentário da
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne ao direito constitucional, julgue os itens de 40 a 45 à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).
Na forma da CF, os atos de improbidade administrativa importam, entre outras consequências, a suspensão dos direitos políticos e a indisponibilidade dos bens.
Direito Constitucional - Meio Ambiente - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
A participação da população no espaço público de gestão de recursos hídricos é assegurada legalmente através de:
representação dos usuários no Colegiado da Diretoria da ANA Agência Nacional de Água.
audiências públicas periódicas junto às instâncias de poder político.
delegação dos órgãos executivos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
representação no Conselho Nacional, nos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e nos Comitês de Bacia Hidrográfica.
execução da Política de Recursos Hídricos nas diferentes instâncias político-administrativas.
O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o
princípio majoritário, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
sistema proporcional, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
princípio majoritário, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão cinco Senadores, com mandato de quatro anos.
sistema proporcional, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão cinco Senadores, com mandato de quatro anos.
sistema proporcional, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão seis Senadores, com mandato de quatro anos.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
O legislador constitucional equiparou as expressões competência tributária e poder de tributar, tratando tais fenômenos como sinônimos. No que concerne às características da competência tributária, assinale a alternativa incorreta.
Pela incaducabilidade, a pessoa política não deixa de ser competente para criar o tributo no momento em que desejar.
A atual não implantação do Imposto sobre Grandes Fortunas decorre basicamente da facultatividade.
A indelegabilidade reforça a noção de que a competência tributária não é patrimônio absoluto da pessoa política que a titulariza.
O fato de as pessoas políticas não poderem ampliar suas competências tributárias, a menos que seja mediante emenda constitucional, decorre da inflexibilidade.
De acordo com a Resolução do TSE no 21.538/2003, nas zonas eleitorais em que o total de transferência de eleitores ocorridas no ano em curso seja dez por cento superior ao do ano anterior, a determinação, de ofício, da revisão e correição dessas zonas eleitorais cabe ao
Juiz Eleitoral.
Procurador-Geral Eleitoral.
Procurador Regional Eleitoral.
Tribunal Superior Eleitoral.
Tribunal Regional Eleitoral.
Acerca do patrimônio público, assinale a afirmativa correta.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo, além de outra hipótese, no caso de
tráfico de drogas.
tortura.
racismo.
terrorismo.
transgressão militar, definida em lei.
O instrumento constitucional de planejamento que estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital, e outras delas decorrentes, e para os programas de duração continuada, denomina-se
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Lei Orçamentária Anual.
Orçamento Fiscal.
Orçamento de Investimento.
Plano Plurianual.
Direito Constitucional - Meio Ambiente - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
A gestão sistemática dos recursos hídricos requer:
dissociação dos aspectos qualitativos e quantitativos relacionados ao uso da água.
adequação da gestão de recursos hídricos aos valores sociais e culturais da região, colocando em plano secundário os determinantes políticos e econômicos.
integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.
conversão de interesses de determinados segmentos da sociedade em interesses coletivos.
o acesso controlado à informação e à participação pública como complemento à democracia representativa.
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