Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Do Presidente e do Vice-Presidente da República - Ministério Público de Minas Gerais (MPE - MG) - 2010
De acordo com as hipóteses previstas na Constituição da República, é CORRETO afirmar que o Presidente da República
poderá expedir decreto autônomo para regulamentar leis, tendo por fim sua fiel execução.
nunca poderá expedir decreto autônomo.
poderá expedir decreto autônomo tendo em vista a organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos, bem como extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.
poderá expedir decreto autônomo para regulamentar medidas provisórias, quando o seu texto sofrer modificação no Congresso Nacional.
Segundo previsão expressa na legislação federal em vigor, é dever do Estado garantir, em relação à educação,
atendimento preferencial em rede própria, especializada e diferenciada, aos educandos com necessidades especiais.
oferta de vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência para a crianças a partir dos quatro anos de idade.
transporte escolar gratuito aos que comprovarem necessidade, ainda que matriculados na rede privada.
gratuidade na oferta de uniformes aos educandos matriculados na rede pública de ensino fundamental e médio.
oferta de salas de aula com número não superior a trinta e cinco alunos no ensino fundamental.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, a respeito dos princípios constitucionais. O princípio da dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental e absoluto.
Direito Constitucional - Do Presidente e do Vice-Presidente da República - Ministério Público de Minas Gerais (MPE - MG) - 2010
São crimes de responsabilidade do Presidente da República os atos que atentem
contra a lei orçamentária.
contra os partidos políticos.
contra as leis e as decisões administrativas.
contra a improbidade na administração.
Tendo em vista uma grande catástrofe originada por fortes chuvas, o presidente da República resolveu decretar estado de defesa, com a finalidade de restabelecer a paz social, ameaçada pelo evento da natureza. Com vistas à atitude do presidente da República e ao chamado sistema constitucional das crises, assinale a alternativa correta.
O presidente agiu de forma indevida, pois a decretação do estado de defesa é indicada apenas para os casos de grave e iminente instabilidade institucional que ameace a ordem pública.
A decretação do estado de defesa não pode ocorrer sem a devida aprovação do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional.
O decreto do presidente da República não se sujeitará a controle jurisdicional, tendo em vista a sua previsão excepcional pela Constituição Federal.
O estado de defesa é medida mais branda que o estado de sítio e, como consequência, não está sujeito à autorização prévia do Congresso Nacional.
O estado de defesa visa reprimir ameaças à ordem pública em locais certos e determinados e seu prazo de duração jamais poderá ultrapassar 30 dias.
Direito Constitucional - Processo legislativo - Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) - 2010
A propósito do processo legislativo, é CORRETO afirmar que
o Senado é a casa na qual se inicia, de ordinário, a tramitação.
a Constituição da República prevê apenas um rito para a apreciação de projetos de lei.
o veto é sempre expresso e fundamentado.
é matéria estritamente regrada pela Constituição, não admitindo previsão em atos de menor hierarquia.
a fase introdutória corresponde a iniciativa legislativa, consistente na prerrogativa, reconhecida somente a determinados órgãos estatais, de propor direito novo.
Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com referência à doutrina e à legislação relativas aos controles interno e externo da administração pública, julgue os itens de 114 a 120.
A Constituição Federal de 1988 ampliou consideravelmente as funções do controle externo. Uma delas a sancionatória se caracteriza pela aplicação aos responsáveis por perdas, extravios ou outras irregularidades das sanções previstas em lei, entre elas, multa proporcional ao dano causado ao erário.
Direito Constitucional - Do Presidente e do Vice-Presidente da República - Ministério Público de Minas Gerais (MPE - MG) - 2010
Quanto ao Poder Executivo da União, é CORRETO afirmar que
é exercido pelo Presidente da República e pelos Ministros de Estado.
é exercido pelo Presidente da República e pelos congressistas escolhidos por aquele.
é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelo Congresso Nacional.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a direitos sociais e direitos políticos.
Como condição de elegibilidade para o cargo de governador de estado e do DF, a CF exige a idade mínima de trinta e cinco anos.
Direito Constitucional - Do Presidente e do Vice-Presidente da República - Ministério Público de Goiás (MPE - GO) - 2010
Assinale a resposta incorreta:
Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador- Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade.
Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações.
É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros.
Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e o do Supremo Tribunal Federal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...