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Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Leis complementares, ou leis complementares à Constituição, são espécies normativas que têm a função de complementar dispositivos constitucionais que tratam genericamente de determinadas matérias, normalmente devido à sua complexidade. As leis complementares, por força do art. 69 da Constituição, serão aprovadas pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. Considerando apenas o texto expresso da Constituição, pode-se concluir que as leis complementares em matéria tributária não tratam:
da instituição de impostos residuais.
da definição dos produtos industrializados sobre os quais o imposto incidirá uma única vez.
da instituição de um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
do estabelecimento de critérios especiais de tributação com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência.
da regulação da forma e das condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados, relativamente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão
criar preferências entre brasileiros.
recusar fé aos documentos públicos.
criar distinções entre brasileiros.
estabelecer cultos religiosos ou igrejas, mediante subvenção.
manter relações de aliança com igrejas ou seus representantes, na forma da lei e havendo colaboração de interesse público.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2005
vida privada, a honra e a imagem das pessoas são bens constitucionalmente protegidos que integram o direito da:
sociedade;
nacionalidade;
solidariedade;
convivencialidade;
personalidade.
Direito Constitucional - Garantias Fundamentais (Remédios Constitucionais) - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Considere as seguintes ações constitucionais:
1)ação que se destina a proteger a liberdade de locomoção;
2) ação que se destina a assegurar o conhecimentode informações, constantes de registros ou bancos dedados de entidades governamentais ou de caráter público;
3) ação que se destina à anulação de ato lesivo aopatrimônio público;
4) ação que se destina a protegerdireito líquido e certo violado por ato ilegal de autoridadepública, não amparado pelos remédios constantesdos itens 1 e 2.
Correlacione tais ações, pela ordem, com as suas respectivasdesignações. Em seguida assinale a alternativacorreta:
mandado de segurança, habeas data, ação popular e habeas corpus.
habeas data, ação popular, mandado de segurança e habeas corpus.
ação popular, habeas corpus, habeas data e mandado de segurança.
habeas corpus, habeas data, mandado de segurança e ação popular.
habeas corpus, habeas data, ação popular e mandado de segurança.
Direito Constitucional - Garantias Fundamentais (Remédios Constitucionais) - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Considere as seguintes ações constitucionais: 1) ação que se destina a proteger a liberdade de locomoção; 2) ação que se destina a assegurar o conhecimento de informações, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; 3) ação que se destina à anulação de ato lesivo ao patrimônio público; 4) ação que se destina a proteger direito líquido e certo violado por ato ilegal de autoridade pública, não amparado pelos remédios constantes dos itens 1 e 2.
Correlacione tais ações, pela ordem, com as suas respectivas designações. Em seguida assinale a alternativa correta:
mandado de segurança, habeas data, ação popular e habeas corpus.
habeas data, ação popular, mandado de segurança e habeas corpus.
ação popular, habeas corpus, habeas data e mandado de segurança.
habeas corpus, habeas data, mandado de segurança e ação popular.
habeas corpus, habeas data, ação popular e mandado de segurança.
Direito Constitucional - Poder Executivo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito do Poder Executivo e do presidente da República, assinale a opção correta.
Em caso de vacância do cargo de presidente da República, far-se-á eleição 120 dias após aberta a vaga.
O presidente da República e o vice-presidente são eleitos pelo voto direto e secreto para um período de cinco anos.
O presidente da República acumula as funções de chefe de Estado e de governo, mas não é responsável pela escolha dos ministros, pois esta fica a cargo da Casa Civil da Presidência da República.
Compete ao presidente da República editar as leis e começar o processo legislativo, que tem início no Senado Federal.
No Brasil, o sistema de governo é presidencialista, e o Poder Executivo federal é exercido pelo presidente da República, auxiliado pelos ministros de Estado.
A alternativa que corresponde a exemplo de acumulação ilícita de cargos públicos é:
dois cargos de professor
dois cargos de enfermeiro
um cargo técnico e outro científico
um cargo de professor e outro técnico
um cargo de professor e outro científico
Direito Constitucional - Competência Comum - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No referente ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A Constituição Federal atribuiu à União, ao Distrito Federal, aos estados e aos municípios a competência material em relação à proteção dos recursos naturais, exceto a dos recursos hídricos, posto serem estes bem público privativo do Estado.
Em relação ao cargo de Presidente da República, é correto afirmar que
a eleição presidencial realiza-se em dois turnos de votação, considerando-se eleito o candidato que em ambos obtiver a maioria absoluta dos votos.
o cargo será declarado vago se o Presidente não tomar posse até decorridos 30 dias da data fixada, salvo motivo de força maior.
os candidatos ao cargo devem ser registrados por partido político, não se admitindo candidaturas avulsas.
a ausência do país por mais de dez dias sem licença do Congresso Nacional importa, para o Presidente, a perda do cargo.
o mandato do Presidente é de quatro anos, prorrogáveis por mais quatro.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca dos direitos, garantias e princípios fundamentais.
As relações internacionais da República Federativa do Brasil são pautadas pelos princípios da não-intervenção e do direito de resistência, da igualdade formal dos Estados, da não proliferação de armas nucleares, da autodeterminação econômica e da livre iniciativa.
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