Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Meio Ambiente - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2013
A Constituição Federal dá ampla proteção ao meio ambiente e trata do tema em vários capítulos. Assim, enquanto direito fundamental, comporta modalidades cuja proteção abrange o meio ambiente
Direito Constitucional - Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos fundamentos constitucionais da licitação, assinale a opção correta.
Obras, serviços, compras e alienações devem ser contratados mediante processo de licitação pública, ressalvados os casos especificados em decreto ou ato infralegal.
Quanto à licitação, a Constituição Federal de 1988 visa assegurar a isonomia, a manutenção das condições da proposta, a proporcionalidade das exigências habilitatórias e o pagamento das obrigações contraídas.
O estatuto jurídico das empresas públicas e das sociedades de economia mista deverá dispor sobre licitação de obras, serviços, compras e alienações. Em razão da personalidade jurídica de direito privado das referidas entidades, torna-se desnecessária a observação dos princípios da administração pública.
A prestação de serviços públicos sob o regime de concessão ou permissão dispensa a realização da licitação.
Compete privativamente à União legislar sobre normas específicas de licitação, sendo vedado aos municípios editar normas relacionadas a essa matéria.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2013
Sobre a ação direta de inconstitucionalidade das leis no Supremo Tribunal Federal, é CORRETO afirmar que
pode ser proposta por Deputado Federal apenas em relação às leis editadas no âmbito do Congresso Nacional.
pode ser proposta pelo Presidente da República, ainda que se trate de impugnação de lei estadual.
pode ser proposta por Deputado Federal apenas em relação às leis editadas no âmbito da Câmara dos Deputados.
pode ser proposta por Deputado Estadual, desde que se trate de legislação local.
pode ser proposta por Mesa de Assembleia Legislativa apenas quando o ato impugnado for estadual ou municipal.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.
Os recrutados pelas forças armadas não podem alistar-se como eleitores durante o período em que estiverem cumprindo o serviço militar obrigatório.
Tendo em vista a disciplina da Constituição Federal a respeito do direito de greve, considere as seguintes assertivas:
I. É vedado, em qualquer hipótese, o exercício do direito de greve pelo empregado público. II. A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. III. O exercício válido e regular do direito de greve por toda e qualquer categoria profissional depende de prévia previsão em lei que o autorize. Está correto o que se afirma APENAS emI.
I e II.
II e III.
II.
III.
Direito Constitucional - Do Presidente e do Vice-Presidente da República - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
O Presidente da República, durante entrevista coletiva, agrediu, com socos e pontapés, um jornalista que fez uma pergunta relativa à ocorrência de desvio de recursos em obras públicas federais, conduta atribuída a um dos Ministros de Estado, filiado ao mesmo partido político do Presidente.
Nesse caso,será necessário aguardar o final do mandato presidencial para dar início à persecução penal.
o Presidente da República somente poderá ser submetido a julgamento após autorização do Senado Federal.
o Supremo Tribunal Federal é o órgão competente para proceder ao julgamento do Presidente.
a agressão ao jornalista configura crime de responsabilidade do Presidente da República.
o Presidente da República tem imunidade em relação à prática dos crimes comuns.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui- se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos os que estão elencados no artigo 1.º da Constituição Federal. Dentre os referidos fundamentos, é correto citar a
independência nacional e a não intervenção.
construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a garantia do desenvolvimento nacional.
igualdade entre os Estados e o repúdio ao terrorismo e ao racismo.
autodeterminação dos povos e a solução pacífica dos conflitos.
soberania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
Assinale a afirmativa correta.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens que se seguem a respeito da participação de empresas privadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
É vedada qualquer participação de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país.
A respeito das competências do Superior Tribunal de Justiça, assinale a afirmativa correta.
Processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores de Estado.
Julgar, nas infrações penais comuns, o Vice‐ Presidente da República.
Julgar as causas e os conflitos envolvendo dois Estados da Federação.
Julgar o recurso extraordinário interposto em face de decisão que julgar válida lei local contestada em face de lei federal.
Julgar as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Município ou pessoa domiciliada ou residente no País.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...