Questões de Direito Constitucional

Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme o Art. 200. da Constituição Federal, compete ao sistema único de saúde todos as atribuições citadas abaixo, EXCETO:

  • A.

    controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imuno-biológicos, hemoderivados e outros insumos;

  • B.

    executar as ações de vigilância sanitária e epidemio-lógica, bem como as de saúde do trabalhador;

  • C.

    participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

  • D.

    incrementar em sua área de atuação o desenvolvi-mento científico, exceto o tecnológico;

  • E.

    fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.

Com relação à administração pública e ao meio ambiente, julgue os próximos itens. Considerando-se o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, é vedada a adoção de qualquer prática que submeta os animais à crueldade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Air France, empresa aérea francesa, tinha dois estatutos de empregados: um para os de origem francesa e outro para os empregados de outras nacionalidades com menos direitos do que os empregados de origem francesa. A desigualdade foi questionada por um trabalhador brasileiro a qual chegou até o STF por meio do recurso extraordinário nº 161243/DF. Na época, o STF determinou, em observância ao princípio da igualdade, a extensão do regime jurídico francês aos demais trabalhadores assegurando, portanto, os mesmos direitos. Com base nesta decisão, o STF aplicou qual teoria:

  • A. Teoria da eficácia vertical direta dos direitos fundamentais.
  • B. Teoria da ineficácia horizontal dos direitos fundamentais.
  • C. Teoria da eficácia horizontal direta dos direitos fundamentais.
  • D. Teoria da eficácia horizontal indireta dos direitos fundamentais.

Com relação aos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

De acordo com a CF, é assegurado a todos o direito de propriedade intelectual, industrial e de direitos autorais, sendo a propriedade intelectual e a de direitos autorais sempre permanentes, tanto para o autor quanto para os sucessores.

  • C. Certo
  • E. Errado

NÃO é direito assegurado à categoria dos trabalhadores domésticos:

  • A.

    Licença-paternidade, nos termos fixados em lei.

  • B.

    Décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.

  • C.

    Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

  • D.

    Gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

  • E.

    Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.

Sobre o Poder Legislativo Federal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente da Câmara dos Deputados.

  • B.

    Nenhuma unidade da Federação poderá ter menos de 8 (oito) ou mais de 70 (setenta) Deputados.

  • C.

    Os Deputados e Senadores desde a posse serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

  • D.

    Ainda que ocorrida a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional poderão ser presos por crime afiançável.

  • E.

    Os Deputados e Senadores não poderão, desde a expedição do diploma, firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

Sobre o processo e julgamento dos crimes de responsabilidade do Presidente da República, é correto afirmar que

  • A. há previsão constitucional de afastamento do Presidente em duas circunstâncias, sendo que, se em cento e vinte dias o julgamento não for concluído, o afastamento cessará, sem prejuízo do regular seguimento do processo.
  • B. negligenciar a arrecadação das rendas, impostos e taxas é considerado crime contra a lei orçamentária, nos termos da Lei nº 1.079 de 1950.
  • C. a Lei nº 1.079 de 1950, que trata dos crimes de responsabilidade, prevê que a forma tentada dos crimes lá mencionados não leva à perda do cargo.
  • D. qualquer cidadão pode oferecer denúncia contra o Presidente da República, perante a Câmara dos Deputados, que instaurará comissão especial para elaboração de parecer que, concluso, deve ser votado nominalmente para a procedência ou arquivamento da denúncia.

O regime de urgência para a tramitação de projetos de lei

  • A.

    pode ser adotado apenas para os projetos de lei de iniciativa privativa do Presidente da República.

  • B.

    pode sobrestar as deliberações legislativas da Casa Legislativa em que estiver, com exceção daquelas que possuem prazo constitucional estabelecido.

  • C.

    impede que a Casa Revisora proponha emendas ao projeto de lei votado sob seu rito, a fim de garantir celeridade à votação.

  • D.

    determina a continuidade da contagem dos prazos durante os períodos de recesso do Congresso Nacional em decorrência da urgência imposta à votação.

  • E.

    pode ser adotado para a apreciação de leis delegadas, quando ocorre a delegação imprópria.

De acordo com o art. 198 da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I - Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

II - Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços Assistenciais.

III - Participação da comunidade.

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    II e III apenas.

  • C.

    I e III apenas.

  • D.

    I, II e III.

No que concerne à administração pública, julgue os itens a seguir. De acordo com a CF, a medida provisória, o estado de defesa e o estado de sítio constituem exceção ao princípio da legalidade na administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...