Questões de Direito Constitucional do ano 0000

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Como forma de Estado, forma de Governo, Sistema de Governo e Regime Político, o nosso país adota respecti-vamente:

  • A.

    federalismo, república, presidencialismo e democracia.

  • B.

    federalismo, república, democracia e presidencialismo.

  • C.

    democracia, república, parlamentarismo e democracia.

  • D.

    federalismo, república, parlamentarismo e democracia.

  • E.

    estado unitário, monarquia, parlamentarismo e autocracia.

AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

O exercício do poder pelo povo se dá:

  • A. apenas por meio de representantes eleitos.
  • B. apenas diretamente, nos termos da Constituição.
  • C.

    por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.

  • D.

    por meio de representantes eleitos apenas em relação a cargos do Poder Executivo.

AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

O exercício do poder pelo povo se dá:

  • A.

    apenas por meio de representantes eleitos.

  • B.

    apenas diretamente, nos termos da Constituição.

  • C.

    por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.

  • D.

    por meio de representantes eleitos apenas em relação a cargos do Poder Executivo.

A Constituição de 1988 adotou como forma de Estado no Brasil:

  • A. o parlamentarismo
  • B. o presidencialismo
  • C. o federalismo
  • D. a forma unitária do Estado
  • E. a democracia direta

Assinale a opção que melhor se ajusta ao conceito de cláusula pétrea.

  • A.

    Conjunto de princípios constitucionais que regula o exercício da autonomia do Estadomembro, no momento em que redige a sua própria constituição (a constituição estadual).

  • B.

    Norma da Constituição Federal que, por ser auto-aplicável, o Poder Legislativo não pode regular por meio de lei.

  • C.

    Matéria que somente pode ser objeto de emenda constitucional.

  • D.

    Princípio ou norma da Constituição que não pode ser objeto de emenda constitucional tendente a aboli-lo.

  • E.

    Norma da Constituição que depende de desenvolvimento legislativo para produzir todos os seus efeitos.

Considerando-se que a tradição constitucional norte-americana se encontra cifrada, ainda que não de forma total e absoluta, na ideia de Constituição como regra do jogo da competência social e política, assim como na afirmação e garantia da autonomia dos indivíduos como sujeitos privados e como agentes políticos, cuja garantia essencial é a jurisdição, enquanto que a tradição europeia é preponderantemente marcada por um forte conteúdo normativo que supera o limiar da definição das regras do jogo organizando o poder, afirmando-se como um projeto político delineado de forma a participar diretamente do jogo, condicionando decisões estatais destinadas a efetivar um programa transformador do Estado e da sociedade, seria correto afirmar que

  • A. o Neoconstitucionalismo resulta exclusivamente do influxo da tradição constitucional europeia.
  • B. o Neoconstitucionalismo resulta exclusivamente do influxo da tradição constitucional norte- americana.
  • C. o Neoconstitucionalismo resulta da aproximação entre os dois modelos, tanto ao adotar a ideia - tipicamente europeia - de constituição como um texto jurídico supremo destinado a instrumentalizar um programa transformador, quanto ao deferir à jurisdição - o que é característico do modelo norte- americano - a tarefa de implementar tal programa quando o legislador não o faz, de que é exemplo a inconstitucionalidade por omissão tal como existente no sistema constitucional brasileiro.
  • D. o Neoconstitucionalismo caracteriza-se essencialmente como um rompimento tanto com a tradição constitucional europeia quanto com a norte-americana.
  • E. na ambiência do Neoconstitucionalismo, rompe-se definitivamente a separação entre direito e moral, uma vez que se considera que o julgador pode e deve tanto interpretar normas jurídicas a partir de suas convicções morais, quanto aplicar diretamente preceitos morais na solução dos casos concretos quando inexistente norma jurídica específica.

O controle de constitucionalidade de lei municipal, quando relevante o fundamento da controvérsia constitucional, junto ao STF, pode ser suscitado por:

  • A.

    ação declaratória de constitucionalidade.

  • B.

    ação direta de inconstitucionalidade genérica.

  • C.

    ação direta de inconstitucionalidade interventiva.

  • D.

    argüição de descumprimento de preceito fundamental.

No Direito brasileiro, são adotadas as seguintes modalidades de controle de constitucionalidade, EXCETO:

  • A.

    ação direta de inconstitucionalidade, por ação ou omissão.

  • B.

    controle por via de exceção, ou incidental.

  • C.

    ação declaratória de constitucionalidade.

  • D.

    controle por iniciativa popular.

Se o STF julga improcedente o mérito de uma ação declaratória de constitucionalidade, disso resulta que:

  • A.

    O ato normativo, objeto da ação, é declarado inconstitucional, com eficácia erga omnes e com efeitos vinculantes para o Executivo e Judiciário.

  • B.

    O ato normativo, objeto da ação, não é declarado constitucional, mas a sua inconstitucionalidade somente poderá ser afirmada, pelo STF, em sede de ação direta de inconstitucionalidade.

  • C.

    O ato normativo, objeto da ação, não será declarado nem constitucional nem inconstitucional, nada impedindo que qualquer juiz ou tribunal venha a afirmar a legitimidade constitucional do ato.

  • D.

    O ato normativo, objeto da ação, pode voltar a ser objeto de ação declaratória de constitucionalidade, se novos argumentos surgirem em favor da sua legitimidade.

  • E.

    O ato normativo, objeto da ação, é considerado inconstitucional, mas a decisão do STF somente produz efeitos depois de suspenso o ato pelo Senado Federal.

No sistema brasileiro de controle de constitucionalidade das leis ou atos normativos, pode-se afirmar que:

  • A.

    na argüição de inconstitucionalidade de lei por via de exceção, competirá ao interessado a pro-positura de ação declaratória incidental, com vistas à formação de coisa julgada material sobre questão judicial;

  • B.

    uma vez sendo declarada pelo Supremo Tribunal Federal, em ação direta, a inconstitucionali-dade de lei federal, o julgamento tem eficácia erga omnes, dispensando a suspensão da exe-cução da lei pelo Senado;

  • C.

    a declaração de inconstitucionalidade de ato normativo pelo Supremo Tribunal Federal, tendo sida a questão suscitada por meio de exceção, tem eficácia condicionada à suspensão de ato pelo Senado;

  • D.

    no julgamento da inconstitucionalidade, em tese, a cessação da eficácia da lei outorgada, ou do ato normativo, dependerá de ato expresso anulatório da norma impugnada baixada pelo Presi-dente do Supremo Tribunal Federal.

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