Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o que dispõe a Constituição do Estado sobre os Poderes municipais, é correto afirmar:
à Câmara Municipal compete suspender, no todo ou em parte, a execu-ção de ato normativo municipal declarado inconstitucional na via do con-trole concentrado de constitucionalidade por decisão definitiva do Tribunal de Justiça do Estado, quando a decisão de inconstitucionalidade for limi-tada ao texto da constituição do Estado.
a previsão de hipóteses de delegação de atribuições de um poder munici-pal a outro constitui matéria inserida na autonomia organizatória do Muni-cípio e reservada à respectiva Lei Orgânica.
o prefeito é processado e julgado, pelo Tribunal de Justiça nos crimes comuns, e, pela Câmara Municipal, nos crimes de responsabilidade.
o prefeito e o vice-prefeito apresentarão à Câmara Municipal, na posse e no término do mandato, a declaração de seus bens, obrigando-se, ainda, e nas mesmas ocasiões, à declaração de bens registrada no Cartório de Títulos e Documentos.
A Constituição Federal vigente NÃO assegura ao Município:
É INCORRETO afirmar que a Lei Orgânica Municipal:
Em relação aos Poderes municipais e às suas funções, NÃO é correto afirmar que:
AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
É CORRETO afirmar que a criação de Municípios se fará por:
lei estadual.
lei federal.
lei complementar estadual.
lei complementar federal.
Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação
da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Senado Federal, por lei ordinária votada pela maioria absoluta de seus membros.
da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Senado Federal, por lei ordinária votada pela maioria simples dos presentes.
da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
do Congresso Nacional, em dois turnos, e desde de que seja votada pela maioria absoluta de seus membros.
do Congresso Nacional, em dois turnos, e desde de que seja votada por mais de dois terços de seus membros.
Em relação aos Estados, a Constituição da República prevê que
podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar- se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, bastando apenas a aprovação de Emenda Constitucional.
podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
não podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, ante a união indissolúvel estabelecida no art. 1º da Carta Magna.
não podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, ainda que através de Emenda Constitucional, porque a organização político-administrativa é uma cláusula pétrea.
podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante consulta popular e aprovação das Assembléias Legislativas dos Estados envolvidos.
Nos termos da repartição de competências legislativas estabelecidas na Constituição Federal, cabe à União, nas matérias de sua competência privativa,
estabelecer apenas as normas gerais.
estabelecer apenas as normas específicas.
autorizar, por lei complementar, os Municípios a legislar sobre questões de interesse local.
autorizar, por lei complementar, os Estados a legislar sobre questões específicas.
delegar, por lei complementar, aos Estados, a disciplina de questões, gerais ou específicas, em face da ausência de lei federal.
Valéria, na qualidade de dirigente do serviço oficial de estatística, geografia, geologia e cartografia federal, ao examinar matéria imobiliária do Brasil, observou, dentre outros imóveis:
I. Terrenos da marinha e seus acrescidos; e
II. Terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. Diante disso, conclui que esses bens são
dos Estados onde estiverem localizados.
da União, em ambas as hipóteses.
dos Municípios onde estiverem situados.
dos particulares e dos índios, respectivamente.
do Distrito Federal e dos Territórios, respectivamente.
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, EXCETO:
exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
cobrar pedágio pela utilização de vias conservadas pelo poder público.
utilizar tributo com efeito de confisco.
instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...