Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
São princípios processuais penais estabelecidos no artigo 5º da Constituição Federal, exceto:
Princípio da irretroatividade.
Princípio da publicidade.
Princípio da estrita legalidade penal.
Princípio da presunção de inocência.
Princípio da ampla defesa e do contraditório.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Com base na Constituição da República Federativa do Brasil é correto afirmar que:
I. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
II. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusarse a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
III. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
IV. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
São corretos os itens:
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Quanto aos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa incorreta.
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei.
A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
Ninguém será submetido à pena de morte, salvo em caso de crimes hediondos ou imprescritíveis.
A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.
É assegurado aos presos o respeito, a integridade física e moral.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Indique, abaixo, qual das alternativas não se constitui como um dos termos apresentados através dos vários incisos do artigo 5º da Constituição Brasileira, que trata dos direitos e da igualdade entre as pessoas.
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei.
É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular.
É plena e irrestrita a liberdade de associação para fins lícitos.
É garantido o direito de herança.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes quanto à perspectiva de direitos e garantias fundamentais na forma em que são previstos constitucionalmente.
A Constituição de 1988 tem um compromisso com a concretização do princípio da igualdade, donde decorre que a isonomia entre brancos e negros prevista pela Constituição é a isonomia formal.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes quanto à perspectiva de direitos e garantias fundamentais na forma em que são previstos constitucionalmente.
A concretização do princípio da isonomia exige que ao negro sejam dadas as mesmas condições reais de oportunidades e direitos, propugnando-se, em concomitância a isso, o seu direito à diferença, mediante a proteção da identidade cultural dos negros e a proteção das manifestações das culturas afro-brasileiras.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Tendo em vista o princípio da isonomia previsto no art. 5º da Constituição Federal, faça a devida distinção entre os conceitos abaixo, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.3 - 4 - 1 - 2.
4 - 1 - 2 - 3.
3 - 1 - 4 - 2.
4 - 3 - 2 - 1.
2 - 3 - 4 - 1.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É correto afirmar que:
ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
ao ofendido é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo ou, alternativamente, a indenização por dano material, moral ou à imagem.
todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévia autorização da autoridade competente.
o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados e pelo Ministério Público.
conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em suas liberdades, por ilegalidade ou abuso de poder.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
A regra de sigilo bancário registra direitos civis:
patrimoniais.
difusos.
coletivos.
da personalidade.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
A Constituição Federal Brasileira de 1988
admite pena de morte, em caso de guerra declarada.
admite pena de morte, em caso de guerra eminente e guerra declarada.
admite pena de morte, em caso de revolução.
não admite pena de morte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...