Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No entendimento de doutrinadores, NÃO é considerado, dentre outros, como princípio e regra interpretativa das normas constitucionais,
a unidade da constituição − interpretação de maneira a evitar contradições entre as normas constitucionais.
o efeito integrador − primazia aos critérios favorecedores da integração política e social.
a concordância prática ou a harmonização − coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito.
a força normativa da constituição − adoção de interpretação que garanta maior eficácia e permanência das normas constitucionais.
a adoção da contradição dos princípios − os preceitos exigem uma interpretação explícita, excluindo-se a implícita.
Direito Constitucional - Interpretação da Constituição - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Quanto à hermenêutica constitucional, julgue os itens seguintes
O princípio da unidade da CF, como princípio interpretativo, prevê que esta deve ser interpretada de forma a se evitarem contradições, antinomias ou antagonismos entre suas normas
Direito Constitucional - Interpretação da Constituição - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo por referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito do sistema federativo brasileiro.
A inobservância, pelos estados, dos denominados princípios constitucionais sensíveis configura um ilícito constitucional de dupla conseqüência. De um lado, haverá uma conseqüência de caráter estritamente político-administrativo, qual seja, a ilegitimidade constitucional do ato do poder público local; de outro, haverá uma conseqüência de natureza jurídica, consistente na possibilidade de decretação de intervenção federal no estado-membro.
Direito Constitucional - Interpretação da Constituição - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o seguinte texto:
O texto se refere à interpretação constitucional, consa grando o princípio da unidade constitucional, demonstrando que os dispositivos constitucionais são par te de um sistema maior e formam um todo lógico e teleológico, impedindo que haja interpretação isolada de dispositivos.
Trata-se de texto que se refere à importância da interpretação constitucional, já que os textos das constituições apresentam uma ampla margem interpretativa, pois as constituições possuem em seu texto termos polissêmicos, fundados em valores e princípios, necessitando, portanto, da atividade interpretativa.
Mais do que tratar de princípios de interpretação dos dispositivos constitucionais em si, o texto trata do princípio da supremacia constitucional, pelo qual os atos normativos estatais infraconstitucionais devem estar sempre em conformidade com as previsões constitucionais, sob pena de inconstitucionalidade.
O texto enuncia o princípio da máxima efetividade, princípio da eficiência ou ainda da interpretação efetiva, o qual impõe ao intérprete constitucional que busque, ainda que nos limites do texto, sem alterá-lo, a interpretação que maior eficácia dê ao dispositivo, já que a Constituição não possui termos ou locuções inúteis.
É clara a alusão no texto ao princípio da interpretação conforme a Constituição. Este princípio interpretativo, normalmente inserido no âmbito de atuação das Cortes Constitucionais, define a possibilidade e o âmbito de aplicação das normas, na medida em que estas sejam ou não compatíveis com o texto constitucional, pautandose pela aplicação dos dispositivos infraconstitucionais sempre que seja possível a compatibilização destes com a Constituição Federal.
A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto, dentre outros casos, para assegurar a observância do princípio constitucional da forma republicana, do sistema representativo e do regime democrático. Neste caso, a decretação da intervenção dependerá de
provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Presidente da Câmara dos Deputados.
solicitação expressa do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido.
provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Presidente do Senado Federal.
requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário.
provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República.
Direito Constitucional - Intervenção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da organização e da defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os itens subseqüentes.
A intervenção estadual nos municípios tem a mesma característica de excepcionalidade que a intervenção federal, cabendo, única e exclusivamente, aos estados-membros intervir nos municípios, salvo nos casos de municípios localizados em territórios federais, quando, então, será a própria União que concretizará a hipótese interventiva.
A decretação da intervenção da União em Estado-membro por recusa à execução de lei federal dependerá de
apreciação pelo Congresso Nacional e de nomeação de interventor.
solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido.
requisição do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça.
provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República.
requisição do Tribunal de Justiça da respectiva unidade da Federação.
Direito Constitucional - Intervenção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No que concerne a sistema de governo e a organização federativa, julgue os itens que se seguem.
Segundo o modelo federativo brasileiro adotado pela Constituição Federal, se determinado município não aplicar o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e no desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde, pode o estado federado do qual esse município faz parte nele intervir.
A União intervirá
I. nos Estados para assegurar a observância princípio constitucional da autonomia municipal.
II. para assegurar a observância constitucional da aplicação do máximo receita resultante de impostos compreendida a proveniente de transferências, manutenção e desenvolvimento do ações e serviços públicos de saúde.
III. nos Estados e no Distrito Federal para grave comprometimento da ordem pública.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II
I e III.
I e II.
II e III.
A União poderá intervir nos Estados e no Distrito Federal, dentre outras, na seguinte hipótese:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...