Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda com relação à organização dos poderes na Constituição Federal vigente, assinale a alternativa correta.
Os cargos de ministro de Estado, em comissão, podem ser exercidos por brasileiros naturalizados.
As características do Poder Judiciário não incluem a inércia.
A justiça federal, do trabalho, eleitoral e militar são os ramos da Justiça Especial.
O Supremo Tribunal Federal é o órgão judicial competente para a homologação de sentenças estrangeiras.
A inamovibilidade, a estabilidade e a irredutibilidade de subsídios são as garantias funcionais dos membros do Poder Judiciário constantes na Constituição Federal.
No tocante ao sistema de elaboração de normas jurídicas, além das competências próprias quanto à iniciativa de proposição, a Constituição Federal prevê regras para o processo legislativo. Acerca do tema, assinale o instrumento que não faz parte do processo legislativo brasileiro.
Constituição Federal
emendas constitucionais
resoluções
medidas provisórias
leis ordinárias
Direito Constitucional - Da Organização dos Poderes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Poderá optar por prestar depoimento por escrito
o presidente do Supremo Tribunal Federal
presidente de assembléia legislativa
o presidente do Superior Tribunal de Justiça
ministro de Estado
governador de estado da Federação
Acerca da Constituição Federal, julgue os itens seguintes.
Sobre as águas brasileiras, o Brasil exerce total soberania no que se refere ao transporte nacional ou internacional aquaviário, não sendo obrigado a obedecer normas que não tenham sido incorporadas ao direito brasileiro.
Quanto à organização do Estado brasileiro, julgue os itens seguintes.
Caso o estado do Amazonas conceda título de propriedade de uma pequena área localizada em terras devolutas dentro da zona de fronteira com a Colômbia, o referido título será nulo, visto que essa área pertence à União.
Quanto à organização do Estado brasileiro, julgue os itens seguintes.
Para efeitos administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando ao seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais, cabendo à lei dispor acerca dos incentivos regionais que compreenderão, por exemplo, isenções, reduções ou diferimento temporário de tributos federais devidos por pessoas físicas ou jurídicas.
No que diz respeito aos municípios, na CF e nas constituições estaduais, julgue os itens subsequentes.
Uma das hipóteses de intervenção da União nos municípios é a de não aplicação do mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.
Sobre as terras devolutas é correto dizer, EXCETO:
Direito Constitucional - Ministério Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considere que determinado navio petroleiro, ao fazer a aproximação no porto de Santos, no estado de São Paulo, tenha colidido com outra embarcação, causando significativo dano ambiental nas praias daquele estado. Com relação a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir, acerca da organização do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Nesse caso, caberá exclusivamente ao Ministério Público do estado de São Paulo propor a devida ação penal.
Direito Constitucional - Das Funções Essenciais à Justiça - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Sobre a função correicional, é correto afirmar:
A função correicional será exercida apenas por meio de correições ordinárias gerais ou inspeções correicionais.
A função correicional consiste na orientação, fiscalização e inspeção permanente sobre todos os juízes, serventuários da justiça, auxiliares da justiça, ofícios de justiça, serventias do foro extrajudicial, secretarias, serviços auxiliares e unidades prisionais, sendo exercida em todo o Estado pelo Corregedor-Geral da Justiça e, nos limites das suas atribuições, pelos juízes.
A correição extraordinária consiste na fiscalização normal, periódica e previamente anunciada.
A correição ordinária consiste na fiscalização excepcional, realizável a qualquer momento, podendo ser geral ou parcial, conforme abranja ou não todos os serviços da comarca. Se em segredo de justiça, far-se-á sempre com a presença do implicado, salvo escusa deste.
As correições ordinárias e extraordinárias nos ofícios de justiça, serventias do foro extrajudicial e secretarias não poderão ser feitas por Juízes Auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, ainda que presididas pelo Corregedor-Geral da Justiça.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...