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Analise as assertivas.
I. A Constituição Federal do Brasil de 1988, quanto à origem, mutabilidade e forma, respectivamente, é classificada como promulgada, flexível e escrita.
II. Conforme estatui o art. 5.º, XLVII, da CF/88, é vedada a pena de suspensão ou interdição de direitos.
III. Conforme estatui o art. 5.º, XLVII, da CF/88, é vedada a pena de banimento.
Assinale:
se corretas II e III, apenas.
se corretas I e III, apenas.
se correta III, apenas.
se correta II, apenas.
se corretas I, II e III.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2010
A Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como:
promulgada, escrita, analítica, formal e rígida.
promulgada, instrumental, sintética, material, histórica e rígida.
outorgada, escrita, analítica, formal e rígida.
pactuada, instrumental, formal, analítica e semirrígida.
pactuada, consuetudinária, prolixa, formal e rígida.
Relativamente às espécies de Constituições, é INCORRETO afirmar que
Constituições escritas excluem a possibilidade de costumes constitucionais.
toda Constituição rígida é escrita.
toda Constituição costumeira é, ao menos conceitualmente, flexível.
nem toda Constituição escrita é rígida.
uma Constituição pode ter partes rígidas e partes flexíveis.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) - 2010
A luz dos critérios comumente utilizados para classificação das constituições, a Constituição de 1988 é considerada
dirigente, por traçar planos de ação visando dirigir o processo de evolução política.
rígida, porque prevê a existência de cláusulas pétreas.
histórica, porque marca, com a redemocratização, nova etapa no processo político do país.
uma constituição garantia, por ser o elemento fiador da estabilidade institucional do país.
dogmática, por consagrar certos temas e imunizá-los contra alterações.
Direito Constitucional - Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das normas constitucionais programáticas, julgue o seguinte item.
De acordo com entendimento do STF, configura exemplo de norma constitucional programática o preceito constitucional segundo o qual a política agrícola deve ser planejada e executada na forma da lei, com a participação efetiva do setor de produção, envolvendo tanto produtores e trabalhadores rurais, como setores de comercialização, de armazenamento e de transportes.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta com referência ao conceito e à classificação das constituições.
Para a teoria da força normativa da constituição desenvolvida, principalmente, pelo jurista alemão Konrad Hesse , a constituição tem força ativa para alterar a realidade, sendo relevante a reflexão dos valores essenciais da comunidade política submetida.
De acordo com a classificação quanto à extensão, no Brasil, a Constituição de 1988 é sintética, pois constitucionaliza aspectos além do núcleo duro das constituições, estabelecendo matérias que poderiam ser tratadas mediante legislação infraconstitucional.
As constituições denominadas rígidas são aquelas que não admitem alteração e que, por isso mesmo, são consideradas permanentes.
Para o jurista alemão Peter Härbele, a constituição de um país consiste na soma dos fatores reais de poder que regulamentam a vida nessa sociedade.
O legado de Carl Schmitt, considerado expoente da acepção jurídica da constituição, consistiu na afirmação de que há, nesse conceito, um plano lógico-jurídico, em que estaria situada a norma hipotética fundamental, e um plano jurídicopositivo, ou seja, a norma positivada.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Ministério Público de Goiás (MPE - GO) - 2010
Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I- Segundo o conceito material, a Constituição é o arcabouço de normas que tratam da organização do poder, da forma de governo, da distribuição da competência, dos direitos da pessoa humana, considerados os sociais e individuais, do exercício da autoridade, ou seja, trata da composição e do funcionamento da ordem política.
II- Constituição semiflexível é aquela em que, para algumas matérias, as regras para sua alteração exigem quorum qualificado, mais dificultoso que as leis infraconstitucionais, enquanto para outras matérias, não exige essa formalidade.
III- Classificam-se as constituições escritas como codificadas ou legais. A Constituição Federal de 1988 é considerada uma constituição legal.
IV- O poder constituinte originário é aquele que faz a Constituição, instala uma ordem jurídica nova e rompe com a ordem jurídica anterior. O poder constituinte derivado está inserido na constituição e, do mesmo modo que o poder constituinte originário, não tem limites para realizar as alterações na ordem constitucional vigente.
As afirmativas I e II são falsas.
As afirmativas II e IV são falsas.
As afirmativas III e IV são falsas.
Todas as afirmativas são falsas.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Ministério Público de São Paulo (MPE - SP) - 2010
Quanto ao grau de sua alterabilidade ou mutabilidade, as Constituições Federais se classificam em:
flexíveis, rígidas, semi-rígidas ou semiflexíveis, e super-rígidas.
promulgadas, outorgadas, cesaristas e pactuadas.
analíticas e sintéticas.
escritas e costumeiras.
rígidas e super-rígidas.
Hans Kelsen sempre defendeu que o estudo dos fatores sociais em uma dada sociedade não compete ao jurista e que a Constituição é considerada norma pura, puro dever-ser. Com base na classificação das constituições, é correto afirmar que Hans Kelsen está associado à teoria da constituição em seu sentido
político.
jurídico.
sociológico.
dogmático.
literal.
Direito Constitucional - Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
As normas que o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matéria, mas deixou margem à atuação restritiva por parte da competência discricionária do poder público, nos termos que a lei estabelecer ou nos termos de conceitos gerais nelas enunciados, são classificadas de eficácia
programática.
plena.
limitada.
contida.
objetiva.
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