Lista completa de Questões sobre Classificação das Constituições para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Sobre conceito, funções, classificações e eficácia das normas constitucionais, assinale a assertiva correta.
Segundo a doutrina, são características associadas às normas constitucionais, entre outras, a superioridade hierárquica e o caráter político.
As normas constitucionais, ao institucionalizarem o sistema de direitos fundamentais, estão exercendo, primordialmente, uma função de ordem ou de ordenação.
Quanto à natureza jurídica, a doutrina mais moderna considera que certas disposições de uma Constituição, por não possuírem eficácia positiva direta e imediata, não devem ser classificadas como normas jurídicas, mas como normas meramente diretivas, de caráter não obrigatório.
No caso de normas constitucionais, sempre há identidade entre sua vigência e sua eficácia.
Uma norma constitucional que possua em seu texto a expressão "na forma da lei", até a promulgação e publicação dessa lei, é classificada por José Afonso da Silva, quanto à sua aplicabilidade, como norma constitucional de eficácia contida.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Sobre conceito de Constituição e suas classificações e sobre a aplicabilidade e interpretação de normas constitucionais, marque a única opção correta.
Segundo a doutrina do conceito de constituição, decorrente do movimento constitucional do início do século XIX, deve ser afastado qualquer conteúdo que se relacione com o princípio de divisão ou separação de poderes, uma vez que tal matéria não se enquadra entre aquelas que se referem de forma direta à estrutura do Estado.
Uma constituição não-escrita é aquela cujas normas decorrem de costumes e convenções, não havendo documentos escritos aos quais seja reconhecida a condição de textos constitucionais.
De acordo com o princípio da máxima efetividade ou da eficiência, princípio de interpretação constitucional, a interpretação de uma norma constitucional exige a coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito, de forma a evitar o sacrifício total de uns em relação a outros
O art. 5º, inciso XXII, da Constituição Federal de 1988, que estabelece "Art. 5º [...] inciso XXII – é garantido o direito de propriedade", é uma norma constitucional de efi cácia contida ou restringível.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, com referência à Constituição Federal e aos direitos e garantias fundamentais.
Adotando-se a nomenclatura utilizada por Alexandre de Moraes, é correto afirmar que a Constituição brasileira é escrita quanto à forma, dogmática quanto ao modo de elaboração, promulgada quanto à origem, rígida quanto à estabilidade e analítica quanto à extensão.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto à Constituição Federal e aos direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens. O Brasil adota uma Constituição de tipo rígido e formal, de maneira que as únicas normas de nível constitucional, no país, são a própria Constituição e as emendas constitucionais regularmente aprovadas pelo Congresso Nacional.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com as diversas classificações das constituições, assinale a alternativa que NÃO se mostra compatível com a atual Constituição brasileira:
analítica;
rígida;
democrática;
outorgada;
promulgada.
Tendo em vista a classificação das constituições, pode-se dizer que a Constituição da República Federativa do Brasil vigente é considerada escrita legal, assim como
super-rígida, popular, histórica, sintética e semântica
rígida, promulgada, dogmática, analítica e formal
semi-rígida, democrática, dogmática, sintética e pactuada
flexível, outorgada, dogmática, analítica e nominalista
flexível, promulgada, histórica, analítica e formal
A supremacia constitucional é atributo típico das Constituições
escritas, quando forem rígidas.
dogmáticas, mesmo quando forem não-escritas.
históricas, quando forem dogmáticas.
dirigentes, mesmo quando forem flexíveis.
rígidas, mesmo quando forem históricas.
A Constituição Brasileira de 1988, quanto à sua origem, é classificada pela doutrina como:
não escrita.
costumeira.
popular
outorgada.
flexível.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das normas que regem o direito constitucional brasileiro, julgue os itens seguintes.
Em consonância com os critérios adotados para a classificação do texto constitucional, a atual Constituição Federal brasileira é escrita, rígida, promulgada, histórica e material.
A classificação adotada pelo legislador constituinte de 1988 estabeleceu como espécies do gênero direitos fundamentais tão-somente os direitos
individuais, coletivos, sociais, de nacionalidade, políticos e relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.
sociais, de nacionalidade, políticos e relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.
individuais, sociais, de nacionalidade, políticos e relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...