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Direito Constitucional - Disposições Gerais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Aos juízes, é vedado:
I - Exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma, de magistério.
II - Receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo.
III - Receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei.
IV - Exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, somente podendo exercer a advocacia após 10 (dez) anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I e IV.
Direito Constitucional - Disposições Gerais - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
No que concerne ao Poder Judiciário, de acordo com a Constituição Federal, é INCORRETO afirmar:
A atividade jurisdicional será ininterrupta, sendo vedado férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes em plantão permanente.
Os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.
Os membros do Conselho Nacional de Justiça serão nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.
Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antigüidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.
Compete ao Conselho Nacional de Justiça o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
Direito Constitucional - Disposições Gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos poderes do Estado e suas respectivas funções, assinale a opção incorreta.
Compete privativamente à Câmara dos Deputados autorizar a instauração de processo contra o presidente, o vicepresidente da República e os ministros de Estado.
O Poder Legislativo é exercido nos estados, no DF e nos municípios, de forma unicameral, diferentemente do que ocorre em âmbito federal, em que se adota o sistema bicameral.
O STF e os tribunais superiores têm jurisdição em todo o território nacional.
O acesso aos tribunais de segundo grau é privativo dos juízes de carreira, que a eles ascendem mediante promoção e pelos critérios de antiguidade e merecimento.
O Brasil adota o sistema de governo presidencialista, no qual o Poder Executivo é exercido de maneira monocrática, com as funções de chefe de Estado e de chefe de governo estando confiadas a um só agente político.
Assinale a única opção correta.
Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituição Federal.
A República Federativa do Brasil não adota nas suas relações internacionais o princípio da igualdade entre os Estados.
A lei poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, devendo, ainda, ser efetuado o registro no órgão competente.
A Constituição Federal de 1988 não previu os direitos sociais como direitos fundamentais.
Embora resida, primariamente, nos Poderes Legislativo e Executivo, a prerrogativa de formular e executar políticas públicas, cabe, no entanto, ao Poder Judiciário determinar, ainda, que, em bases excepcionais, especialmente nas hipóteses de políticas públicas definidas pela própria Constituição, sejam estas implementadas pelos órgãos estatais inadimplentes, cuja omissão mostra-se apta a comprometer a eficácia e a integridade de direitos sociais impregnados de estatura constitucional.
São órgãos do Poder Judiciário do Estado, EXCETO:
Tribunal de Justiça.
os Juízes de Direito.
os Juízes de Direito Substitutos de entrância final.
os Juízes Eleitorais.
Segundo a disciplina constitucional da chamada "súmula vinculante",
cabe ao Supremo Tribunal Federal editá-la, ainda que este Tribunal tenha decidido apenas um processo relativo ao tema que por ela será abordado.
a súmula não se aplica à administração pública municipal, a não ser quando editada pelo Tribunal de Justiça do Estado.
sua edição está condicionada, dentre outros requisitos, à existência de risco de grave lesão à ordem pública.
cabe apenas a interposição de recurso extraordinário contra a decisão judicial que contrariar o texto da súmula.
sua aprovação pode ser provocada pelo Presidente da República.
Excetuados os casos de pagamentos de precatórios mediante parcelamento, de acordo com a Constituição Federal cabe ao Presidente do Tribunal decretar o sequestro da quantia necessária ao pagamento de precatório apenas na hipótese de
prévio provimento à representação interventiva contra o ente federativo inadimplente.
a Fazenda Pública não efetuar seu pagamento no prazo constitucional, desde que a dívida tenha natureza alimentícia.
a Fazenda Pública efetuar seu pagamento em valor a menor do que o devido.
seu valor não ser incluído no orçamento da entidade devedora para pagamento no exercício seguinte.
violação ao direito de precedência do titular do crédito, segundo a ordem cronológica de apresentação dos precatórios.
Dentre as competências constitucionais do Conselho Nacional de Justiça,
encontra-se a de expedir atos regulamentares, mas não recomendações, com o objetivo de zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura.
encontra-se a de apreciar, apenas mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que adotem as providências necessárias ao cumprimento da lei.
encontra-se a de rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano.
não se encontra a de avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço contra membros do Poder Judiciário.
não se encontra o controle da atuação financeira do Poder Judiciário, que deve ser exercida pelo Tribunal de Contas.
Pode ser apontada como uma inovação trazida pela Emenda Constitucional no 45, de 8 de dezembro de 2004:
a extinção dos Tribunais de Justiça Estaduais, onde houvesse.
a ampla reforma das competências do Tribunal de Contas da União.
a possibilidade de se conferir nível de norma constitucional aos acordos comerciais, tratados e convenções internacionais assinados pelo Brasil.
a criação do Conselho Nacional de Justiça.
o reconhecimento do interrogatório por videoconferência para fins de investigação criminal.
Sobre a súmula vinculante, é correto afirmar que
poderá ser elaborada pelos Tribunais Superiores para uniformizar sua jurisprudência, a fim de evitar grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.
poderá ser cancelada pelos Tribunais Superiores, mediante solicitação do Advogado-Geral da União.
não poderá ser aprovada de ofício pelo Supremo Tribunal Federal, em decorrência do princípio da inércia do Poder Judiciário.
não abrangerá matéria constitucional, a qual está subordinada à contínua interpretação do Supremo Tribunal Federal.
terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, a partir de sua publicação na imprensa oficial.
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