Questões sobre Repartição de Competências

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Acerca das competências dos entes federativos definidas na Constituição da República de 1988, julgue os seguintes itens.

Após a aprovação de uma lei federal que crie limites nos níveis de poluição industrial em áreas urbanas, as leis estaduais acerca do mesmo assunto são automaticamente anuladas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das competências dos entes federativos definidas na Constituição da República de 1988, julgue os seguintes itens.

É de competência privativa do município legislar sobre habitação, embora a União e os estados possam prestar assistência técnica e financeira ao município nessa área.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constitui matéria da competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, EXCETO:

  • A.

    Organizar, manter e executar a inspeção do trabalho.

  • B. Preservar as florestas, a fauna e a flora.
  • C.

    Fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.

  • D.

    Cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.

Julgue os itens abaixo, referentes à estrutura do federalismo brasileiro e suas conseqüências jurídico-políticas.

A competência de legislação privativa da União não encerra rígido monopólio, pois admite delegação legislativa a outro ente da federação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A repartição da competência legiferante na Federação brasileira é informada pelo princípio:

  • A.

    da subsidiariedade estadual e municipal

  • B.

    da predominância do interesse

  • C.

    do interesse regional

  • D.

    do interesse local

Assinale a opção em que consta matéria que se insere no âmbito da competência legislativa privativa da União:

  • A.

    direito tributário

  • B.

    desapropriação

  • C.

    organização das polícias civis

  • D.

    proteção do meio ambiente

  • E.

    orçamento

Compete privativamente à União legislar sobre direito

  • a.

    do trabalho.

  • b.

    urbanístico.

  • c.

    econômico.

  • d.

    financeiro.

  • e.

    penitenciário.

A União, de acordo com as competências distribuídas constitucionalmente, NÃO está autorizada a legislar sobre

  • A.

    direito espacial.

  • B.

    assuntos de interesse estritamente local de Municípios.

  • C.

    populações indígenas.

  • D.

    sistemas de consórcio e de sorteios.

  • E.

    registros públicos.

Constitui matéria da competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, EXCETO:

  • A.

    Organizar, manter e executar a inspeção do trabalho.

  • B.

    Preservar as florestas, a fauna e a flora.

  • C.

    Fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.

  • D.

    Cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.

A União editou Lei federal estabelecendo normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados, tendo também prescrito que:

Nesse contexto, e considerando o disposto na Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o Estado

  • A. não poderia ter legislado na matéria, visto que compete privativamente à União dispor sobre consumo, ainda que esteja no âmbito da competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal matéria relativa à responsabilidade por dano ao consumidor, podendo a norma estadual inconstitucional ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.
  • B. não poderia ter editado norma específica na matéria, que se insere no âmbito da competência dos Municípios para suplementar a legislação federal para atender ao interesse local, podendo a norma estadual inconstitucional ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.
  • C. poderia ter legislado na matéria, que se insere dentre as competências legislativas concorrentes entre União, Estados e Distrito Federal, cabendo à União a edição de normas gerais e aos Estados e Distrito Federal a edição de normas específicas. No entanto, ainda que se entendesse que o Estado extrapolou sua competência e dispôs indevidamente sobre normas gerais, a norma estadual não poderia ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, uma vez que o ato normativo estadual ofenderia apenas indiretamente a Constituição Federal.
  • D. poderia ter legislado na matéria, que se insere dentre as competências legislativas concorrentes entre União, Estados e Distrito Federal, cabendo à União a edição de normas gerais e aos Estados e Distrito Federal a edição de normas específicas. Caso se entenda que o Estado extrapolou sua competência e dispôs indevidamente sobre normas gerais, a norma estadual poderia ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, uma vez que o ato normativo estadual, nessa hipótese, violaria as normas constitucionais que dispõem sobre a repartição de competências entre os entes federados.
  • E. poderia ter legislado na matéria, que se insere dentre as competências legislativas concorrentes entre União, Estados e Distrito Federal, cabendo à União a edição de normas gerais e aos Estados e Distrito Federal a edição de normas específicas. No entanto, ainda que se entendesse que o Estado extrapolou sua competência e dispôs indevidamente sobre normas gerais, a norma estadual não poderia ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, mas apenas de arguição de descumprimento de preceito fundamental, por ofensa ao pacto federativo.
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