Lista completa de Questões sobre Repartição de Competências para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da organização político-administrativa brasileira, assinale a opção correta.
Os municípios, em simetria com os estados, possuem governos próprios autônomos e desempenham as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
É comum a competência da União, dos estados e do DF para estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito, não se incluindo entre os detentores dessa competência os municípios, por falta de previsão constitucional.
A repartição de competências, prevista na CF, pode ser classificada em dois grupos: competência material ou não legislativa, e competência legislativa.
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os estados e o DF, mas excetua os municípios e territórios federais devido ao fato de estes não possuírem Constituição própria.
No âmbito da competência legislativa concorrente, não poderão os estados-membros editar leis estaduais com normas específicas enquanto a União não editar normas gerais acerca da matéria.
De acordo com a Constituição Federal da República Federativa do Brasil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Compete aos Municípios prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população. ( ) Compete à União adequar o ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano. ( ) Compete ao Estado e a União promover a proteção do patrimônio histórico-cultural dos Municípios. ( ) O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados, do Município, dos Conselhos ou dos Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.V/ F/ F/ V
F/ V/ V/ F
V/ V/ F/ V
F/ F/ V/ V
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
De acordo com o que determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, associe, em relação à educação, o que é de responsabilidade da União, do Estado e do Município.
1. União 2. Estado e Distrito Federal 3. Município ( ) Legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional. ( ) Atuar prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. ( ) Atuar prioritariamente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. ( ) Aplicar anualmente nunca menos de 18% da receita oriunda de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.1, 2, 3, 1
3, 1, 2, 1
1, 3, 2, 1
2, 3, 1, 1
3, 2, 1, 2
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens subsecutivos.
O princípio básico que orienta a distribuição de competências no Estado brasileiro é a predominância do interesse, de modo que cabe à União legislar sobre matérias e questões em que predomine o interesse geral.
Sobre o Distrito Federal, é incorreto afirmar:
rege-se por lei orgânica promulgada pela Câmara Legislativa.
é vedada sua divisão em Municípios.
a Constituição Federal lhe atribui as competências legislativas reservadas à União, aos Estados e aos Municípios.
poderá sofrer intervenção da União com o objetivo de pôr termo a grave comprometimento da ordem pública.
compete à União organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Distrito Federal.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens subsecutivos. O princípio básico que orienta a distribuição de competências no Estado brasileiro é a predominância do interesse, de modo que cabe à União legislar sobre matérias e questões em que predomine o interesse geral.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens que se seguem, acerca do direito constitucional, considerando a Constituição da República de 1988 (CF). Em função do sistema de distribuição de competências legislativas criado pela CF, há nítida superioridade hierárquica das leis federais sobre as estaduais.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Assinale a incorreta: Nos moldes da Constituição Federal, compete aos Municípios:
criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual.
organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.
manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental e médio.
prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população.
Compete, privativamente, à União legislar sobre
serviço postal.
orçamento.
junta comercial.
produção e consumo.
proteção à infância e juventude.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre
direito civil, comercial, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho.
direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.
trânsito e transportes.
sistemas de consórcio e sorteios.
registros públicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...