Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após julgamento contrário proferido no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, uma empresa apresentou Embargos de Declaração, que foram improvidos, aduzindo violação a diversos artigos da Constituição Federal. Nesse caso, caberia ocorrer a interposição de recurso
ordinário
infringente
divergente
extraordinário
especial
Contra uma sentença que deixa de aplicar uma súmula vinculante cabe
recurso de agravo à instância superior
recurso de apelação ao STF
ADPF incidental ao STF
reclamação ao STF
reclamação ao CNJ
Recorre-se ao princípio da proporcionalidade para aferir a legitimidade de um ato do poder público que restringe um direito fundamental visando a alcançar um fim que também tem base constitucional.
O princípio da proporcionalidade impõe o exame do ato quanto aadequação e necessidade
unidade e excesso
impessoalidade e moralidade
razoabilidade e eficiência
legalidade e efetividade
Determinado Prefeito Municipal editou um decreto, publicado em 10/08/2011, a fim de modificar os critérios relativos à apuração da base de cálculo do IPTU, tornando-o mais gravoso para os contribuintes da respectiva Municipalidade.
Sabendo-se que as mudanças inseridas no aludido decreto só entrariam em vigor a partir do dia 01/01/2012, nesse caso, com base no ordenamento jurídico tributário, esse decreto éinconstitucional e ilegal, uma vez que viola o princípio da legalidade tributária e as regras contidas no Código Tributário Nacional
inconstitucional, uma vez que viola o princípio da irretroatividade tributária.
legal, uma vez que se compatibiliza com as normas jurídicas previstas no Código Tributário Nacional
constitucional, porém ilegal uma vez que contraria normas jurídicas previstas no Código Tributário Nacional
constitucional, porém ilegal uma vez que contraria lei ou ato pretérito.
Todas as ações de constitucionalidade (ADI, ADC, ADPF e, mais recentemente, ADIO) admitem a concessão de medida cautelar. Em relação especificamente aos efeitos da concessão de medida cautelar ADI, considere as seguintes afirmativas:
I - Os processos que envolvam a aplicação da lei deverão ser suspensos até que seja julgado o mérito da ADI. II - O STF deverá proceder ao julgamento da ADI no prazo de 180 dias, sob pena de perda da sua efi cácia. III - A decisão da cautelar em ADI terá efeito ex nunc, salvo se o STF entender que deva conceder-lhe efi cácia retroativa. É correto o que se afirma emI, apenas
III, apenas
I e II, apenas
II e III, apenas
I, II e III
A Constituição Federal de 1988, no artigo 10, II, b, do ADCT, prevê a estabilidade da gestante até 5 meses após o parto.
Segundo a interpretação do TST, a(o)empregada que engravida no curso do aviso prévio não tem direito à estabilidade.
empregada que sofre a perda do bebê aos 7 meses de gestação não tem direito à estabilidade.
empregada contratada sob contrato de experiência tem direito à estabilidade se ficar grávida dentro desse contrato a prazo determinado.
propositura de ação trabalhista, após o término do período de estabilidade, impede a reintegração e, consequentemente, o direito aos salários do período estabilitário.
desconhecimento do estado gravídico pelo empregador, no momento da dispensa, afasta o direito à estabilidade.
O imposto sobre serviços das atividades desenvolvidas por profissional liberal, nos termos da Constituição Federal e da legislação de regência, é da competência do(a)
Estado
Município
Distrito Federal
União
Empresa Pública
Compete aos Municípios a instituição dos seguintes impostos:
ITCMD, IPTU e ISS
ITBI, IPTU e IPVA
ITBI, IPTU e ISS
IVV, ICMS e IPVA
ISS, ICMS e IPVA
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta a elaboração e a execução do orçamento anual.
Tal lei contém, obrigatoriamente, como anexo importante, o(a)Balanço Orçamentário
Plano Plurianual do Governo
Anexo de Ativos Omitidos
Anexo de Metas Fiscais
Lei Orçamentária Anual
Creso, servidor do órgão W, vinculado a determinado estado federado, foi surpreendido com recomendação verbal de que deveria atender, em horário especial fora do expediente, a pessoas vinculadas a determinada associação e que os problemas dessa associação deveriam ter preferência sobre os demais que estivessem sob sua responsabilidade.
Sob a ótica dos princípios constitucionais da Administração Pública, tal prática, fere, predominantemente, o princípio dapublicidade
impessoalidade
eficiência
indisponibilidade
continuidade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...