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Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente
os conflitos de jurisdição criminal entre juízes de diferentes Estados.
os crimes eleitorais ou comuns cometidos pelos juízes do próprio Tribunal.
os crimes comuns cometidos por membros de Mesa Receptora de votos.
os habeas corpus em matéria eleitoral relativos a atos de Ministros de Estado.
a suspeição, em matéria criminal, dos membros do próprio Tribunal.
Embora, como regra, o princípio da publicidade deva nortear o desempenho das atividades no Poder Legislativo, a Constituição Federal admite o sigilo nas votações em que os parlamentares devam
resolver sobre a prisão de seus pares, em caso de flagrante de crime inafiançável.
aprovar o regimento interno das Casas respectivas.
apreciar o veto do Presidente da República a projetos de lei.
aprovar o relatório final das Comissões Parlamentares de Inquérito.
decidir sobre a exoneração do Procurador-Geral da República e do Advogado-Geral da União, antes do término do seu mandato.
Visando ao reequilíbrio das relações federativas, mediante o fortalecimento da esfera estadual, a Constituição Federal adotou um sistema de repartição de competências que
determinou a aplicação do princípio da subsidiariedade no domínio da legislação concorrente, legislando a União apenas se a regulamentação de um assunto por lei de um dos Estados prejudicar interesses dos demais.
ensejou aos Estados o exercício de competências legislativas privativas da União, sempre que a inexistência de lei federal impossibilite o exercício de competências materiais estaduais.
deferiu aos Estados, no âmbito da legislação concorrente, a elaboração de normas gerais, desde que haja delegação expressa da União.
conferiu aos Estados, no âmbito da legislação concorrente, competência legislativa plena na hipótese de inexistência de normas gerais da União.
estabeleceu, no âmbito das competências materiais comuns, que a coordenação e a cooperação entre todas as entidades federadas far-se-ão sob a égide da legislação estadual.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A legislação infraconstitucional editada anteriormente à Constituição de 1988
perdeu eficácia 180 dias após a sua promulgação.
foi implicitamente revogada e, na seqüência, repristinada.
continua integralmente válida.
foi republicada a fim de ter validade formal.
foi recepcionada nos aspectos que não contrariam as novas normas constitucionais.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
São características dos direitos e deveres individuais e coletivos, dentre outras, a
universalidade e a inviolabilidade
tipicidade e a interdependência
irrenunciabilidade e a alienabilidade
prescritibilidade e a efetividade
complementariedade e a renunciabilidade
O dever do Estado para com a educação dos portadores de deficiências, nos termos da Constituição Federal de 1988, manifesta-se mediante
a facilitação do acesso aos bens e serviços culturais e desportivos com o estabelecimento de passe gratuito às pessoas com deficiências.
a exigência de que Estados e Municípios elaborem Planos de Atendimento às pessoas deficientes com a construção de rampas e barreiras arquitetônicas para facilitar o acesso aos bens públicos.
a criação de Fundo de Investimento para financiar políticas públicas para o setor.
o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
a garantia de atendimento gratuito, em entidades especializadas privadas, através de convênios estabelecido pelas esferas públicas.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A inelegibilidade
consiste no impedimento ao exercício do mandato depois de eleito.
confunde-se com a inalistabilidade ou impedimento à capacidade eleitoral ativa.
revela impedimento à capacidade eleitoral passiva.
relativa implica o impedimento eleitoral para qualquer cargo eletivo.
significa desimcompatibilidade, porque o candidato se desvencilha da elegibilidade.
No âmbito das regras constitucionais que tratam do custeio da seguridade social, o princípio da contrapartida significa que
deve haver diversidade da base de financiamento.
a uniformidade e a equivalência dos benefícios prevalecem sobre a universalidade da cobertura e do atendimento.
nenhum benefício ou serviço poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
a pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios fiscais ou creditícios.
o orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência e assistência social.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A respeito do alistamento eleitoral, considere as proposições abaixo.
I. O requerimento de alistamento eleitoral deve ser obrigatoriamente assinado pelo requerente, vedada a aposição da impressão digital, ainda que na presença do servidor da Justiça Eleitoral.
II. O número de inscrição compor-se-á de doze algarismos, sendo que os dois primeiros serão representativos da unidade da Federação de origem da inscrição.
III. O certificado de quitação do serviço militar é documento hábil para o alistamento.
IV. É facultado o alistamento, no ano em que se realizarem as eleições, do menor que completar 16 anos até a data do pleito, inclusive.
Está correto o que se contém APENAS em
I e II
I,II e III
I,II e IV
II,III e IV
III e IV
Tendo em vista a classificação das constituições, pode-se dizer que a Constituição da República Federativa do Brasil vigente é considerada escrita legal, assim como
super-rígida, popular, histórica, sintética e semântica
rígida, promulgada, dogmática, analítica e formal
semi-rígida, democrática, dogmática, sintética e pactuada
flexível, outorgada, dogmática, analítica e nominalista
flexível, promulgada, histórica, analítica e formal
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