Lista completa de Questões de Direito Eleitoral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Eleitoral - Atos Preparatórios à Votação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às disposições do Código Eleitoral brasileiro acerca das eleições, assinale a opção correta.
No processo de apuração, compete aos juízes das zonas eleitorais determinar o quociente eleitoral e o partidário, bem como a distribuição das sobras.
Nenhuma autoridade poderá, desde três dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito.
É proibida, durante o ato eleitoral, a presença de força armada no edifício em que funcionar mesa receptora, ou nas imediações, podendo, entretanto, aproximar-se do lugar da votação, ou nele penetrar, por ordem do presidente da mesa ou mediante requisição de partido político, coligação ou candidato.
Compete aos TREs fazer a apuração parcial das eleições para presidente e vice-presidente da República.
Direito Eleitoral - Atos Preparatórios à Votação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do sistema eletrônico de votação e totalização dos votos, assinale a opção correta.
No painel da urna eletrônica deverão constar o nome e a fotografia do candidato, assim como o nome do partido, podendo esses nomes ser substituídos pelo número do registro de cada um.
Compete ao TSE colocar à disposição dos eleitores urnas eletrônicas destinadas a treinamento.
Cabe ao Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), atuando em comum acordo com a justiça eleitoral, definir a chave de segurança e a identificação da urna eletrônica, bem como disciplinar a hipótese de falha na urna que prejudique o regular processo de votação.
Além dos membros das mesas eleitorais e dos fiscais dos partidos, os candidatos poderão votar em qualquer seção, mesmo que se adote a urna eletrônica, observando-se, nesse caso, a necessidade de colher a assinatura em folha própria.
Na votação para as eleições proporcionais, serão considerados nulos os votos em que não seja possível a identificação do candidato, mesmo que o número identificador do partido seja digitado de forma correta.
Direito Eleitoral - Registro dos partidos políticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
Leia as seguintes afirmações.
I. No pedido de registro de seus candidatos, os partidos e coligações comunicarão aos respectivos Tribunais Eleitorais os valores máximos de gastos que farão por cargo eletivo em cada eleição a que concorrerem, observados os limites legais.
II. O responsável por gastos de campanha, em valores acima daqueles declarados à Justiça Eleitoral, fica sujeito ao pagamento de multa no valor de 5 a 10 vezes a quantia excedente.
III. Confecção, aquisição e distribuição de camisetas, chaveiros e outros brindes de campanha são considerados gastos eleitorais, sujeitos a registro e aos limites fixados na Lei n.º 9.504/97.
IV. Qualquer eleitor poderá realizar gastos, em apoio a candidato de sua preferência, até a quantia equivalente a um mil UFIR, desde que estes obedeçam ao limite de gastos declarados à Justiça Eleitoral.
Estão corretas somente as assertivas
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
I e IV.
É vedado aos agentes públicos, servidores ou não, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos,
a transferência ex officio de agentes penitenciários.
a nomeação para cargos em comissão.
a transferência ex officio de policiais civis.
a remoção de servidores públicos em geral.
a nomeação para cargos dos Tribunais de Contas.
Direito Eleitoral - Elegibilidade e Inelegibilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às regras referentes às condições de elegibilidade exigidas para o cidadão que se proponha a exercer mandato eletivo, julgue os itens subsequentes.
O domicílio eleitoral coincide com a área de abrangência de determinada zona eleitoral onde o candidato reside. Assim, caso ele tenha mais de uma residência, tem, por consequência, mais de um domicílio e perde a sua condição de elegibilidade.
No tocante aos Direitos Políticos, NÃO se inclui dentre as condições de elegibilidade, na forma da lei, a idade mínima de
dezoito anos para Vereador.
vinte e um anos para Deputado Federal.
trinta anos para Vice-Governador do Distrito Federal.
trinta e cinco anos para Senador.
trinta e cinco anos para Governador de Estado.
A respeito das Seções Eleitorais, é certo que
cada Seção Eleitoral terá uma Mesa Receptora para cada 300 eleitores.
cada Seção Eleitoral terá no mínimo 300 eleitores.
a cada Seção Eleitoral corresponde uma Mesa Receptora de votos.
cada Seção Eleitoral terá no máximo 1.500 eleitores e 5 Mesas Receptoras.
não haverá, nas capitais, limite mínimo nem máximo de eleitores integrantes de cada Seção Eleitoral.
O eleitor que tiver perdido o título eleitoral
somente poderá votar no Cartório Eleitoral correspondente ao seu domicílio.
não poderá votar.
poderá votar em qualquer Seção da circunscrição eleitoral.
somente poderá votar no Tribunal Regional Eleitoral.
será admitido a votar, desde que seja inscrito na Seção e conste da respectiva pasta a sua folha individual de votação.
A respeito da criação e do registro dos Partidos Políticos, considere:
I. O partido político que já tenha adquirido personalidade jurídica através do registro no cartório competente do Registro Civil e das Pessoas Jurídicas da Capital Federal poderá participar do processo eleitoral, ter acesso gratuito ao rádio e à televisão, mas não receberá recursos do Fundo Partidário.
II. Só é admitido o registro do estatuto de partido político que tenha caráter nacional.
III. O registro do estatuto no Tribunal Superior Eleitoral assegura a exclusividade da sua denominação, sigla e símbolos.
IV. O requerimento de registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil e das Pessoas Jurídicas, da Capital Federal, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a cento e um, com domicílio eleitoral em, no mínimo, um terço dos Estados.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV.
I, II e III.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
A respeito da filiação partidária é INCORRETO afirmar que
considera-se deferida, para todos os efeitos, a filiação partidária, com o atendimento das regras estatutárias do partido.
é facultado aos partidos políticos estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação partidária inferiores aos previstos em lei, com vistas a candidaturas a cargos eletivos.
os prazos de filiação partidária, fixados no estatuto do partido, com vistas a candidatura a cargos eletivos, não podem ser alterados no ano da eleição.
para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito.
quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao Juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...