Lista completa de Questões de Direito Eleitoral do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema eleitoral brasileiro tem dois princípios, o majoritário e o proporcional. Com base nesta afirmação, assinale o quesito CORRETO:
no sistema majoritário são eleitos o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos, enquanto no sistema proporcional são eleitos os Senadores, os Deputados Federais, os Deputados Estaduais e os Vereadores;
no sistema majoritário são eleitos o Presidente da República, os Governadores, os Prefeitos, os Senadores e os Deputados Federais, enquanto no sistema proporcional são eleitos os Deputados Estaduais e os Vereadores;
no sistema majoritário são eleitos o Presidente da República, os Governadores, os Prefeitos e os Senadores, enquanto no sistema proporcional são eleitos os Deputados Federais, os Deputados Estaduais e os Vereadores;
no sistema majoritário são eleitos o Presidente da República e os Governadores e os Senadores, enquanto no sistema proporcional são eleitos os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, os Prefeitos e os Vereadores;
Quanto à organização da justiça eleitoral, assinale a opção incorreta.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto de membros provindos da magistratura e da advocacia.
Os juízes eleitorais são escolhidos mediante concurso público especialmente realizado para esse fim.
Há um tribunal regional eleitoral na capital de cada estado e no DF.
O Código Eleitoral é o diploma que dispõe sobre a organização e a competência dos tribunais, dos juízes e das juntas eleitorais.
As decisões proferidas pelo TSE podem comportar recurso para o Supremo Tribunal Federal (STF), quando contrariarem a Constituição da República.
Eunápio requereu sua inscrição como eleitor e o Juiz eleitoral deferiu o alistamento. Desse deferimento, poderá recorrer qualquer
brasileiro, nato ou naturalizado.
pessoa, mesmo o estrangeiro.
parente do alistando.
Delegado de Partido Político.
Fiscal de Partido Político.
O alistamento eleitoral é
facultativo para os brasileiros naturalizados.
facultativo para os analfabetos.
facultativo para os estrangeiros.
obrigatório para os maiores de 16 e menores de 18 anos.
obrigatório para os inválidos.
Yon é chinês. Vive no Brasil há 7 anos, com visto de permanência válido. Ainda não formulou requerimento de naturalização. Vive em união estável com uma brasileira há 6 anos, com a qual não teve filhos. É empresário. Yon
pode alistar-se, votar e ser votado, por ser empresário e ter visto de permanência válido há mais de 5 anos.
pode alistar-se, votar e ser votado, por viver no Brasil em união estável com brasileira há mais de 5 anos.
não pode alistar-se, votar, nem ser votado, por não ter ainda obtido sua naturalização.
só pode alistar-se, votar e ser votado se casar-se com a brasileira com a qual vive em união estável, mesmo que não obtenha naturalização.
só pode alistar-se, votar e ser votado se vier a ter filhos brasileiros, mesmo que não obtenha naturalização.
O alistamento eleitoral é obrigatório para, dentre outros, os
analfabetos.
que se encontrarem fora do pais.
menores de 18 e maiores de 16 anos.
Policiais Militares, em qualquer nível de carreira.
maiores de 70 anos.
Direito Eleitoral - Atribuição para realização do inquérito emcrime eleitoral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
O abuso do poder econômico ou do poder de autoridade no processo eleitoral, em detrimento da liberdade do voto, deverá ser apurado, em conformidade com o sistema eleitoral brasileiro, por meio de
sindicância administrativa instaurada pelo Procurador Geral Eleitoral, a requerimento de qualquer candidato ou Partido Político.
inquérito policial instaurado pelo Delegado de Polícia do local onde o fato ocorreu.
inquérito civil instaurado pelo representante do Ministério Público Eleitoral em exercício na Comarca.
procedimento sumaríssimo de investigação judicial realizada pelo Corregedor-Geral e Corregedores Regionais Eleitorais.
medida cautelar de produção antecipada de provas requerida por qualquer candidato ou Partido Político.
Considere as afirmações relativas aos Partidos Políticos.
I. O Partido Político é pessoa jurídica de direito público, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.
II. É assegurada ao Partido Político autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento.
III. O requerimento de registro de Partido Político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital Federal deve ser subscrito por seus fundadores, em número nunca inferior a 100, com domicílio eleitoral em, no mínimo, 5 Estados.
Está correta APENAS o que se afirma em
II e III.
I e III.
I e II.
II.
I.
Projeto de lei estabelece os órgãos dos partidos políticos encarregados de aprovar novas filiações e de aplicar a expulsão de filiados por violação de deveres partidários. Nesse caso, há
controle estatal de cunho popular, porque à cidadania interessa a liberdade de ingressar em um partido político assim como dele não ser expulso.
cumprimento dos requisitos estatutários mínimos exigidos expressamente na Constituição Federal para estruturar um partido político.
evidente interesse público, visto que evita o apossamento dos partidos políticos pelas oligarquias, mantendo-os democraticamente arejados.
inconstitucionalidade, por ofensa ao princípio da autonomia para definir a estrutura interna, organização e funcionamento dos partidos políticos.
manifestação expressa da vontade do povo, através de seus representantes, para que haja um controle estrutural mínimo dos partidos políticos.
Direito Eleitoral - Cancelamento e exclusão - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Mauro, casado com Márcia, desejava candidatar-se ao cargo de vereador do seu município ou de senador do seu estado federativo.
Em face da situação hipotética acima apresentada e levando em consideração as condições de elegibilidade e de inelegibilidade previstas na lei e na CF, julgue os itens subseqüentes.Transitada em julgado decisão que declarar a inelegibilidade do candidato, ser-lhe-á negado registro, ou cancelado, se já tiver sido feito, ou declarado nulo o diploma, se já expedido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...