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Considere as seguintes afirmações em relação às normas de finanças públicas:
I. As leis ordinárias constituem o instrumento válido para dispor sobre dívida pública externa e interna, incluindo a das autarquias, fundações e demais entidades controladas pelo Poder Público.
II. Não cabe à lei complementar dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, sob pena de ofender os princípios federativo e de autonomia municipal.
III. As despesas de capital devem compor a lei de diretrizes orçamentárias corroborando para as metas e para as prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro subseqüente.
IV. A lei orçamentária anual não compreenderá o orçamento fiscal das entidades públicas que compõem a Administração Pública Direta e Indireta.
SOMENTE está correto o que se afirma em
II
III
I e II
II e III
III e IV
Reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional, em linha de compatibilização com o plano plurianual, está entre as funções:
da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento fiscal
dos orçamentos da seguridade social e de investimento das empresas da União
do orçamento de investimento das empresas da União e da lei de diretrizes orçamentárias
dos orçamentos fiscal e de investimento das empresas da União
O ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta, constitui
previsão da receita.
lançamento da receita.
liquidação da despesa.
arrecadação da receita.
recolhimento da receita.
Em Direito Financeiro, quanto à competência legislativa, é correto afirmar que
as normas gerais suplementares dos Estados prevalecem sobre as normas gerais da União.
é vedado aos Municípios legislar sobre normas gerais e específicas.
a União poderá dispor sobre normas gerais e específicas às realidades dos Estados, na legislação concorrente.
a competência da União de dispor sobre normas gerais exclui a competência dos Estados de dispor sobre normas suplementares gerais, na legislação concorrente.
os Estados poderão exercer a competência legislativa plena para dispor sobre normas gerais para atender as suas peculiaridades, na ausência de lei federal.
A abrangência de atuação da auditoria governamental inclui atividades de gestão das unidades ou administração direta, entidades supervisionadas, programas de trabalho; recurso e sistemas de controle administrativo, operacional e contábil, apresentados abaixo, EXCETO
ordenadores de despesa de unidades da administração direta.
aqueles que arrecadarem, gerirem ou guardarem dinheiro, valores e bens públicos.
entidades supervisionadas da administração indireta.
fundações públicas.
gestores estipendiados por empresas supranacionais de cujo capital social inexista participação da administração direta ou indireta.
A lei que estabelece as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública é a lei
Orçamentária Anual.
de Diretrizes Orçamentárias.
de Plano Plurianual.
de Plano Diretor.
de Planos Nacionais de Desenvolvimento.
Sobre a fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos, é correto afirmar que:
O controle interno da execução orçamentária é exercido pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o auxílio do Tribunal de Contas.
o controle externo é realizado quando se comprove omissão ou inexatidão no controle interno.
o controle externo é efetuado pelo Poder Legislativo.
a fiscalização da execução orçamentária resume-se no exame da legalidade dos atos praticados pelo agente público.
os cidadãos não são partes legítimas para denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas.
Constituem receitas públicas derivadas:
tributos e preços públicos.
penalidades pecuniárias e doações.
bens vacantes e reparações de guerra
penalidades pecuniárias e tributos.
preços públicos e doações.
No Brasil, tem competência exclusiva para julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República
o Supremo Tribunal Federal.
a Comissão Mista de Senadores e Deputados.
o Tribunal de Contas da União.
o Congresso Nacional
a Câmara dos Deputados.
Assinale a opção correta.
A atual Constituição brasileira, como todas as anteriores, dedica título exclusivo à "ordem econômica e financeira".
A Constituição Federal estabelece a competência exclusiva da União para legislar sobre direito econômico.
O ordenamento jurídico econômico brasileiro tem como fundamentos a valorização do trabalho humano e a livre iniciativa.
A Constituição brasileira, no art. 170, inciso I, prevê a soberania nacional como um dos princípios gerais da atividade econômica, repetindo o disposto no art. 1º, inciso I, segundo o qual a soberania constitui fundamento da República Federativa do Brasil.
Um dos princípios gerais da atividade econômica, no Brasil, consiste no tratamento favorecido das empresas brasileiras, em relação às estrangeiras.
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